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quinta-feira, julho 3, 2025

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Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação termina em 10/3

Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação termina em 10/3
Crédito: Reprodução/Mega Brasil Comunicação

Em função da proximidade do Carnaval, o prazo final para participar da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação está sendo estendido de 3 para 10 de março. Podem participar agências de todo o País que tenham em seu escopo de atuação, ainda que de forma minoritária, serviços de relações públicas e comunicação corporativa.

A Pesquisa gera os indicadores setoriais que, consolidados, são publicados na edição do Anuário da Comunicação Corporativa, que neste 2025 circulará em sua 16ª edição.

Também o Ranking por Faturamento e Colaboradores, publicado pelo Anuário, é extraído das informações geradas pela Pesquisa, que conta com 32 perguntas e anualmente tem sido respondida, em média, por 220 agências de todos os portes e regiões.

Entre os indicadores pesquisados estão investimentos, composição e perfil das equipes, índices de otimismo e pessimismo dos empresários do setor em relação à economia do País e ao seu próprio negócio, principais produtos e serviços comprados pelo mercado, pontos positivos e negativos que influenciaram o desempenho da empresa em 2024, inovações, redes sociais mais utilizadas etc.

A coordenação da Pesquisa é feita pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, com direção de Maurício Bandeira.

Para iniciar a Pesquisa, basta clicar neste link.

Repórter do SBT é agredido no Rio de Janeiro durante protesto após prisão de cantor Oruam

Repórter do SBT é agredido no Rio de Janeiro durante protesto após prisão de cantor Oruam
Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O repórter Bruno Assunção, do SBT, foi agredido nessa quinta-feira (20/2) enquanto cobria a prisão do cantor Oruam na 16ª Delegacia de Polícia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Quando transmitia informações sobre o caso, ele foi cercado por manifestantes que pediam a soltura do cantor, sofreu intimidações e levou dois tapas na cabeça. Em um pronunciamento no Instagram, Bruno relatou que profissionais de outras emissoras também foram alvo de agressões no local.

No vídeo publicado na rede social, o jornalista classificou o episódio como “absurdo e inadmissível” e desabafou: “O que a imprensa passou aqui na delegacia da Barra da Tijuca é algo que nenhum jornalista deveria enfrentar. Como todos sabem, eu vim de comunidade, lutei muito para chegar onde estou […] e ser agredido por criminosos que se infiltraram nessa manifestação é revoltante”. Ele afirmou ainda que pretende tomar medidas legais contra os agressores.

Após ser solto mediante pagamento de fiança, Oruam comentou o ocorrido no X: “Peço desculpas pra ele por isso. Não compactuo com isso, fiquei chateado de verdade”.

Entidades enviam carta à Secom solicitando medidas para o fortalecimento da EBC

Entidades enviam carta à Secom solicitando medidas para o fortalecimento da EBC
Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em carta enviada ao ministro Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), 68 entidades da sociedade civil solicitaram medidas para o fortalecimento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O texto destaca o papel da empresa e a necessidade de mídias públicas para equilibrar a influência comercial e garantir informação confiável, combatendo a desinformação e o discurso de ódio.

A reivindicação principal é a instituição do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cipadi) e do Comitê Editorial e de Programação (Comep), que já tiveram seus processos eleitorais concluídos, mas ainda não foram instalados. Entre suas funções está a garantia da participação da sociedade civil e da pluralidade de ideias na emissora.

A carta também pede a recomposição do quadro funcional da EBC, que já perdeu 30% de seus empregados desde 2018, e a reestruturação da carreira dos trabalhadores por meio de um novo Plano de Cargos e Remuneração (PCR). Além disso, as entidades manifestaram apoio à produção de conteúdos próprios pelas emissoras da EBC e ao restabelecimento do alcance da empresa em diferentes áreas do Brasil, garantindo diversidade. Leia o conteúdo completo aqui.

Estadão lança projeto multimídia com reportagens e debates sobre o futuro

Estadão completa 150 anos e anuncia novidades

Em comemoração a seus 150 anos de existência, o Estadão lança a Coleção Especial 150 Anos do Estadão, projeto multimídia com reportagens exclusivas, debates e conteúdos interativos sobre o futuro, abordando o que deve acontecer no Brasil e no mundo nos próximos dez anos.

A Coleção Especial, com o tema As transformações que definem o futuro, terá seis suplementos temáticos, cada um com um foco específico, que serão publicados a partir de março até o final de 2025.

Os suplementos são: República em transformação (9 de março), sobre os rumos políticos do Brasil nos próximos anos; Economia em transformação (27 de abril), que aborda as mudanças e transformações da economia brasileira e mundial na próxima década; Tecnologia em transformação (15 de junho), sobre os impactos da Inteligência Artificial no presente e no futuro; Terra em transformação (17 de agosto), que aborda temas como transição energética, economia verde e emergência climática global; São Paulo em transformação (05 de outubro), focado em São Paulo, analisando questões urbanas, culturais e educacionais da cidade; e Viver em transformação (08 de dezembro), sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida para o futuro.

Cada publicação de suplemento terá ainda uma Reportagem Especial com políticos e acadêmicos que discutirão temas essenciais para o futuro; o espaço 10 Desafios para a Política, que debaterá questões centrais que o Brasil enfrentará na próxima década; Entrevistas Especiais com três vozes influentes sobre o futuro; e Nomes do Futuro… No Presente, que trará perfis de líderes que devem se destacar na política nacional na próxima década.

Foi dada a largada para eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025

Com vocês os +Admirados da Imprensa Automotiva 2023

A série +Admirados da Imprensa Brasileira, promovida desde 2014 por este Jornalistas&Cia, estreia em 2025 com a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025. Em sua sétima edição, a iniciativa reconhecerá os profissionais e veículos preferidos na avaliação dos demais jornalistas e profissionais de Comunicação.

Assim como nas edições anteriores, serão dois turnos de votação. Neste primeiro, de livre indicação, os eleitores podem escolher até cinco candidatos por categoria. Os nomes mais indicados serão classificados para o segundo turno, de votação dirigida, em que os eleitores selecionarão seus favoritos ranqueando-os do 1º ao 5º colocado.

Neste ano, além dos TOP 25 +Admirados Jornalistas, a eleição reconhecerá os profissionais mais votados nas categorias Jornalista Especializado em Duas Rodas, Jornalista Especializado em Veículos Comerciais e Colunista. Já para os veículos de comunicação, serão quatro categorias: Áudio, Periódico Especializado, Site e Vídeo.

Para participar, basta acessar até 6 de março o link de votação, preencher um rápido cadastro e informar até cinco profissionais ou veículos por categoria. Não é necessário preencher todos os campos para validar os votos.

Volkswagen, Scania e Abraciclo confirmam participação

A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 ganhou na última semana os reforços da Volkswagen, Scania e Abraciclo entre as marcas que incentivam a iniciativa. Com isso, a sétima edição da premiação tem até o momento os patrocínios de Bosch, Ford, Honda e VWCO, apoios de BYD, Volkswagen, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaboração de Renault e Scania e apoio institucional da Abraciclo. Empresas interessadas em associarem suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia.com.br).

Andréa Pontes chega à Vivest

Andréa Pontes chega à Vivest
Crédito: Reprodução/Linkedin

Andréa Pontes assumiu a Coordenação de Comunicação da Vivest, entidade fechada de previdência complementar de capital privado e líder de autogestão em saúde no Estado de São Paulo, com reporte à gerente executiva de marketing e relacionamento, Maria Teresa Carneiro. Na bagagem, mais de 3 décadas de mercado, com passagens por Weber Shandwick, Golin, S2Publicom, Publicom, Ibase e Rádio Rio de Janeiro.

Na comunicação da Vivest, o time é responsável tanto pela comunicação interna quanto externa e conta com Amanda Costa Bueno, Ana Carolina Costa, Carolina Cardoso, Denis Moura, Diego Bertola, Gabriel Ogawa, Luiz Afonso de Oliveira e Polaka Roberta Costa.

Mariana Grilli prepara o lançamento do podcast Arroz, Feijão & Clima

Mariana Grilli prepara o lançamento do podcast Arroz, Feijão & Clima
Crédito: Reprodução/Linkedin

Está prevista para março a estreia de Arroz, Feijão & Clima, novo podcast comandado por Mariana Grilli. “Se vocês me perguntarem qual é o público-alvo, vou dizer: todo mundo”, explicou a jornalista em seu perfil no Linkedin. “Pode parecer pretensioso ou generalizado demais, mas é todo mundo mesmo. Todo mundo que come, todo mundo que quer saber de onde vem o alimento, todo mundo que se preocupa com produção sustentável, todo mundo que merece comer bem no país do agronegócio”.

Com passagens por Editora Abril, Jovem Pan, Globo Rural e Exame, Mariana vem mantendo paralelamente, desde agosto do ano passado, uma coluna semanal sobre agronegócios no UOL.

I’Max lança Mais pelo Jornalismo, plataforma de apoio aos publishers de veículos de pequeno porte

I’Max lança Mais pelo Jornalismo, plataforma de apoio aos publishers de veículos de pequeno porte
Crédito: Reprodução/I'Max

O I’Max, plataforma especializada em mailings de imprensa, lançou o projeto Mais pelo Jornalismo, que tem por objetivo contribuir para a diminuição dos desertos de notícias existentes no País e que atingem, segundo o projeto Atlas da Notícia, 2.712 (48,7%) dos 5.570 munícipios brasileiros.

O programa prevê o fornecimento, de forma gratuita, de toda a infraestrutura tecnológica para o funcionamento de um site de notícias, como hospedagem, cibersegurança, SEO, configuração de mídia programática, e-mail profissional, suporte técnico, relatórios e insights. A capacidade inicial é de abrigar 1.000 sites/portais.

Fernanda Lara, CEO do I’Max e idealizadora do projeto, justifica a iniciativa: “Com a Inteligência Artificial generativa, as big techs, como Meta e Google, estão achatando a audiência dos sites de notícias, ao oferecer informações diretamente na timeline dos buscadores, empurrando os links de notícias para o fim da fila”.

Segundo ela, quem mais sofre com essa lógica são os publishers (os donos de veículos) pequenos, locais e regionais: “O jornalismo local atuante é fundamental para a democracia, previne a desinformação e contribui para a educação e o crescimento do País”.

Ela lembra que estão sendo adotados critérios rigorosos para a adesão ao projeto e que a ideia geral é a de que ele seja um parceiro tecnológico das mídias locais e segmentadas, sem contrapartida financeira, nem venda de dados: “Vamos oferecer desde o leiaute dos portais de notícias, passando por um sistema próprio de publicação de notícias (CMS) de fácil uso, até os menores detalhes de cibersegurança, incluindo o custo de hospedagem e apoio de programadores. Daremos atenção especial ao transbordo do site para que o histórico de postagens não se perca”.

Como participar

Para aderir gratuitamente ao Mais Pelo Jornalismo, o publisher precisa ter um veículo de comunicação estabelecido ou ser um jornalista com experiência comprovada que está lançando algum projeto editorial: “A infraestrutura é consistente para hospedar e atender até mil portais de notícias que, somados, podem chegar a 100 milhões de pageviews/mês, com pico de 200 mil acessos por segundo”.

Para participar, desde que atendidas as exigências, basta preencher um formulário para estabelecer o primeiro contato. Depois disso, haverá uma reunião de apresentação mútua e para tirar dúvidas.

Morre em Brasília Agnes Melo, coordenadora de imprensa do Ministério da Fazenda

Morre em Brasília Agnes Melo, coordenadora de imprensa do Ministério da Fazenda
Crédito: Reprodução/Correio Braziliense

Faleceu em Brasília na madrugada dessa segunda-feira (17/2), aos 58 anos, a jornalista Agnes Melo. A profissional, que atuava como coordenadora de atendimento da assessoria de comunicação do Ministério da Fazenda, sofreu um AVC em 6/2 e permaneceu internada desde então, mas não resistiu às complicações.

Antes de assumir o cargo, em 2002, atuou no Ministério da Economia, nos Ministérios do Planejamento e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nas Secretarias de Portos e de Aviação Civil e na Presidência da República.

Formada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), ao longo da carreira desempenhou diversas funções, incluindo as de datilógrafa, escritora, produtora de conteúdo, redatora, revisora e editora de textos.

Agnes Melo deixa os filhos Amanda Melo e Gustavo Pereira, além do marido, Jefferson Silva.

SBT anuncia mudanças na estrutura organizacional

Fernando Justus Fischer (Crédito: Divulgação/SBT)

O SBT anunciou na segunda-feira (17/2) uma série de mudanças em sua estrutura organizacional. Fernando Justus Fischer, que foi diretor executivo de Operações, assume a diretoria de Relações Institucionais e Novos Negócios no Grupo Silvio Santos, reportando-se diretamente a Ana Karina Bortoni, presidente do grupo. O empresário Rinaldi Faria segue atuando como consultor da presidência.

Outra novidade, anunciada em comunicado enviado à imprensa, é que as responsabilidades da Diretoria Executiva de Operações serão assumidas pela Presidência em conjunto com os Superintendentes de Distribuição, Tecnologia & Serviços; Criação & Produção de Conteúdo; Negócios & Comercialização; e Financeira. O objetivo da decisão, segundo o comunicado, é focar na “geração de resultados e expansão do modelo de negócios”.

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