-3.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, dezembro 12, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 30

Após GE TV, Globo lança canal da GloboNews no YouTube

Após GE TV, Globo lança canal da GloboNews no YouTube

O Grupo Globo lançou nesta segunda-feira (1º/9) um canal para a GloboNews no YouTube. O anúncio oficial deve ser realizado nos próximos dias. Segundo informações de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo), a ideia inicialmente é utilizar o canal para publicar os melhores momentos de telejornais, falas do time de comentaristas da emissora e reportagens exclusivas. Além disso, estuda-se a transmissão ao vivo de programas como Estúdio I e GloboNews Mais.

A GloboNews planeja ter maior atuação no YouTube, publicando o conteúdo de sua programação. Outros canais de notícias na TV paga, como Jovem Pan e CNN Brasil, têm grandes números em audiência e visualizações em seus vídeos no YouTube. Segundo o F5, a emissora carioca percebeu que poderia utilizar seu conteúdo na plataforma de vídeos para aumentar seu alcance.

Vale lembrar que a Globo fez um grande investimento recentemente para ampliar sua atuação no digital com a GE TV, canal no YouTube que transmitirá programas e eventos esportivos de forma gratuita. A ideia da emissora é atingir novos públicos, em especial os mais jovens, e competir com projetos esportivos concorrentes que atuam principalmente na internet, como a CazéTV.

A Globo contratou nomes já conhecidos do jornalismo esportivo para compor o elenco do projeto, como o narrador Jorge Iggor, a apresentadora Mariana Spinelli e os comentaristas Bruno Formiga e Luana Maluf. A estreia da GE TV está prevista para a próxima quinta-feira (4/9), com a transmissão do jogo da seleção brasileira contra o Chile, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Clássico de Joel Silveira ganhará nova edição

O inverno da guerra, livro do célebre jornalista Joel Silveira (1918-2007), ganhará em setembro uma nova edição com posfácio inédito de Sérgio Augusto (ex-Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Veja, IstoÉ, O Pasquim e Folha de S.Paulo). Lançado originalmente a partir da experiência do então jovem repórter dos Diários Associados como correspondente da Segunda Guerra Mundial, o livro tornou-se referência do jornalismo literário brasileiro.

Escrita como um diário de bordo, a obra traz os bastidores da participação brasileira no conflito, que Silveira acompanhou na Itália entre 1944 e 1945. Com olhar atento às contradições da guerra, o autor registra a convivência com os pracinhas, a destruição da Europa e o cotidiano de tensão e coragem que marcou a campanha. Foi no embarque para a Europa que Joel Silveira ouviu a famosa frase de Assis Chateaubriand, “Repórter não é para morrer, é para mandar notícias”. (Com informações do Platô BR)

Dino Bastos passa a dar dedicação exclusiva à Presidência do Grupo Partners

Dino Bastos (Crédito: Instagram

O Grupo Partners, integrado pelas empresas Partners Comunicação Integrada, CORP Comunicação, Agência Lebbe e Buscar ID, anunciou mudanças em sua liderança. Dino Bastos, sócio que lidera o grupo, assumiu dedicação exclusiva à Presidência da holding. Com isso, a agência Partners − principal operação do grupo e especializada no atendimento ao setor público − passa a ser liderada por Estevan Paiva, publicitário, mestre em Comunicação e com 25 anos de experiência em marketing, desenvolvimento de produtos, gestão de canais e liderança de equipes estratégicas.

Dino Bastos (Crédito: Instagram)

“Assumir integralmente a gestão da holding é um passo importante para promover maior sinergia entre nossas empresas e garantir crescimento com visão estratégica”, afirma Bastos. “Estamos aprofundando nossa presença em diferentes regiões do País, com um novo Conselho de Estratégia e Expansão, uma nova célula de fusões e aquisições, foco em grandes contratos de comunicação corporativa e institucional, e inovação como aliada. É um momento decisivo para o futuro do grupo”.

Estevan Paiva (Crédito: LinkedIn)

De acordo com o Anuário da Comunicação Corporativa 2025, publicado pela Mega Brasil, o Grupo Partners lidera o ranking de maior grupo de comunicação de Minas Gerais. A sede da companhia, inaugurada em 2024 no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, concentra uma equipe de aproximadamente 70 profissionais, que integram o time de 320 colaboradores distribuídos entre as diferentes operações do grupo.

Canal Amado Mundo anuncia três novos correspondentes internacionais

O canal Amado Mundo, de Guilherme Amado, está ampliando sua cobertura de política e mundo com a contratação de três correspondentes no exterior: Letícia Duarte (ex-RBS e Intercept Brasil) será a correspondente nos Estados Unidos, a partir de Nova York; Talita Fernandes, baseada em Jerusalém, ficará responsável pela cobertura e análises do Oriente Médio; e Paulo Dalla Nora Macedo, em Lisboa, trará ao público análises sobre geopolítica e economia da Europa.

Os três passam a integrar o time de colaboradores do Matinal, programa apresentado por Guilherme Amado e Beatriz Bulla, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 9h15. A cada edição, o Matinal conversa com um entrevistado sobre os principais assuntos de política e mundo, em um tom leve e acessível, diferentemente da dureza tradicional do noticiário.

Letícia Duarte, Talita Fernandes e Paulo Dalla Nora Macedo

Morre Veríssimo, do texto e traço com olhar atento e fina ironia

Veríssimo: "Foi uma decisão administrativa, estão fazendo muito isso com os velhos, que têm salários mais altos. Mas não ficou nenhum trauma, não" - Crédito: Igor Sperotto

“A morte é uma sacanagem. Sou cada vez mais contra,” dizia

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

Luís Fernando Veríssimo morreu neste sábado (30/8), aos 88 anos, em Porto Alegre (RS), sua cidade natal. Ele estava internado há cerca de três semanas, no hospital Moinhos de Vento, com uma pneumonia, e o quadro se agravou. Enfrentava sérios problemas de saúde, como o mal de Parkinson e cardiopatias, desde 2021, quando sofrera um AVC. O corpo foi velado, no mesmo dia, em cerimônia aberta ao público na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Mais tarde, o sepultamento, restrito à família, ocorreu no cemitério São Miguel e Almas. Veríssimo deixa viúva e três filhos.

Filho do escritor Érico Veríssimo, mudou-se aos 16 anos, com a família, para os Estados Unidos, onde o pai trabalhou como professor na Universidade da Califórnia. Lá desenvolveu o amor pelo jazz, tornando-se mais tarde saxofonista. Ele próprio descreveu seu início de carreira, numa entrevista para a revista Época: “Comecei a escrever tarde, com mais de 30 anos. Até então só tinha feito traduções do inglês e não tinha a menor intenção de ser jornalista ou escritor. Quando me deram um espaço assinado no jornal, eu, por assim dizer, me descobri. … O resto, os contos e os romances são decorrências do trabalho como cronista”. Assim, manteve colunas e tiras em O Estado de S.Paulo, O Globo, Veja e Zero Hora.

Sua versatilidade para transitar, com muita qualidade, entre a crônica, o romance, os quadrinhos e os livros infanto-juvenis, fez dele um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea, como definiu Felipe Souza, da CNN. Veríssimo teve mais de 70 livros publicados e 5,6 milhões de exemplares vendidos. Foi ainda roteirista de programas de sucesso para a Globo. Torcedor apaixonado pelo Inter, time de Porto Alegre, com frequência escreveu sobre futebol em suas colunas diárias de jornais e em livros. “Sou um gigolô das palavras. Vivo à custa delas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas”, resumiu ele, com o costumeiro humor.

ESPN encerra Futebol 360 e Abel Neto deixa a emissora após sete anos

ESPN encerra Futebol 360 e Abel Neto deixa a emissora após sete anos
Abel Neto (Crédito: Instagram)

O apresentador Abel Neto está deixando a ESPN após sete anos de casa. Com a saída, a emissora vai encerrar o programa matinal Futebol 360, que era comandado pelo jornalista, e deixará a grade de programação no próximo dia 8 de setembro. A ESPN vai anunciar em breve o programa que ocupará a faixa, com foco no digital.

“Essa mudança faz parte do nosso plano de expansão digital, que visa integrar TV e plataformas digitais para oferecer uma experiência mais rica e diversificada aos nossos fãs de esporte”, escreveu a empresa, em comunicado enviado à imprensa. “A ESPN prepara novidades para sua faixa matinal, integrando TV e plataformas digitais em uma estratégia voltada a um público mais jovem e diverso”.

Abel Neto estava no Grupo Disney desde 2018, somando o tempo de ESPN e Fox Sports. Iniciou a carreira no jornalismo esportivo em 1997, no Lance. Foi para a Globo em 2000, trabalhando na TV Tribuna, afiliada da TV Globo em Santos. No mesmo ano, mudou-se para São Paulo e atuou como setorista de futebol, cobrindo o dia a dia das equipes de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Portuguesa.

A partir de 2012, passou a comandar eventualmente a edição paulista do Globo Esporte, na ausência do então titular Tiago Leifert. De 2013 a 2018, esteve à frente do quadro de esportes no Bom Dia São Paulo. Também esteve à frente do Seleção, do SporTV, e do Espaço Esporte Aberto, da GloboNews.

Globo contrata Antony Curti para transmissões da NFL

Globo contrata Antony Curti para transmissões da NFL
Antony Curti (Crédito: Instagram)

O Grupo Globo anunciou a contratação do comentarista Antony Curti, ex-ESPN, que passa a integrar a equipe especializada na cobertura da NFL, a liga de futebol americano. A emissora carioca fechou nessa semana a compra dos direitos de transmissão da NFL a partir da temporada 2025.

Curti trabalhava na ESPN desde 2014. Especializado na cobertura de esportes americanos, atuava como comentarista de beisebol e futebol americano. Eventualmente, comandava o programa ESPN League. Além do trabalho na ESPN, Curti é criador e editor-chefe do site Pro Club Football, focado em futebol americano, desde 2011. É também autor de três livros, incluindo o Manual do Futebol Americano, considerado leitura essencial para fãs e iniciantes na modalidade.

Na Globo, o comentarista deve fazer dupla com o narrador Everaldo Marques, que também tem larga experiência na transmissão da NFL. A emissora carioca exibirá partidas de pré-temporada, os jogos da temporada regular (com destaque para as partidas em horário nobre, o Thursday Night Football e o Sunday Night Football), seis partidas dos playoffs e o Super Bowl LX, a grande final da liga, marcada para fevereiro de 2026. Serão três partidas por rodada, uma às quintas-feiras e duas aos domingos. A estreia será próxima quinta-feira (4/9), com o jogo entre o atual campeão, Philadelphia Eagles, e o Dallas Cowboys. A Globo também transmitirá o NFL São Paulo Game, entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, em 5/9, na Arena Corinthians.

TOP Mega Brasil homenageia feras da comunicação corporativa de 2025

TOP Mega Brasil homenageia feras da comunicação corporativa de 2025

Em cerimônia para quase 200 convidados na Unibes Cultural, em São Paulo, a Mega Brasil recepcionou na noite desta quarta-feira (27/8) os vencedores da 10ª edição do TOP Mega Brasil, celebrando simbolicamente as feras da comunicação corporativa do País.

Marcado para a véspera da abertura do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, no mesmo espaço, o evento contou com a presença da quase totalidade das agências e executivos eleitos TOP 10 Brasil e TOP 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

No primeiro turno de votação foram indicadas mais de 400 agências, classificando-se, para o segundo, 129; e mais de 1.100 executivos, 153 deles passando para o segundo turno. “Só por esses números dá para se ter noção do tamanho da vitória dos colegas e agências eleitos em 2025”, assinala Marco Rossi, diretor da Mega Brasil. Ele também destaca o relevante índice de renovação da premiação, em especial entre os executivos de comunicação corporativa: “Tivemos 19 estreias entre os 35 eleitos (54%). E mesmo na vertical das agências, embora menor, a renovação foi de 14%, com cinco estreias entre as 35 eleitas. Como esperado, as mulheres dominaram a eleição entre os executivos, ficando com 75% das vagas (26 das 35 em disputa)”.

Os vencedores da edição 2025

O Troféu da Onça Pintada, símbolo que homenageia as feras da comunicação corporativa, foi entregue aos três primeiros colocados dos TOP 10 Brasil, que formaram o Pódio Brasil, e aos campeões das cinco regiões. Isso tanto entre os executivos quanto entre as agências de comunicação. Confira!

Pódio Brasil

  • Agências
    • 1ª colocada – Oficina Consultoria
    • 2ª colocada – InPress Porter Novelli
    • 3ª colocada – FSB Comunicação
  • Executivos
    • 1º colocado – Pedro Torres (Gerdau)
    • 2ª colocada – Débora Pratali (Einstein Hospital Israelita)
    • 3º colocado – Eduardo Pedro Silva (EDP)

Região Norte

  • Agência Campeã – Três Comunicação (AM)
  • Executivo – Eunice Venturi – Fundação Amazônia Sustentável – FAS (AM)

Região Nordeste

  • Agência – Comunicativa (BA)
  • Executivo – Daniela Franco Verhine − Vince Airports (BA)

Região Centro-Oeste

  • Agência – Contexto Mídia (MS)
  • Executivo – Rodrigo Corrêa − Bracell (MS)

Região Sudeste

  • Agência – Árvore Comunicação (MG)
  • Executivo – Amanda Brum − Anbima (SP)

Região Sul

  • Agência – V3COM (PR)
  • Executivo – Thaís Pedrazzi − Ânima Educação (RS)

TOP de Ouro

A edição 2025 do TOP Mega Brasil homenageou a agência Martha Becker Comunicação com a outorga do Troféu TOP de Ouro, por sua quinta conquista na Região Sul, vitoriosa que foi nos anos de 2015, 2017, 2018, 2019 e 2024. E teve o anúncio do primeiro TOP de Ouro para o segmento de Executivos, para a comunicadora Daniela Franco Verhine, do Vince Airports (BA), por ter conquistado por cinco vezes o primeiro lugar da Região Nordeste – anos de 2019, 2022, 2023, 2024 e 2025.

O TOP de Ouro é entregue aos executivos ou agências que conquistarem por cinco vezes, consecutivas ou alternadas, o troféu de 1º lugar na mesma categoria (regional ou nacional). E quem o conquista cumpre dois anos de quarentena.

Google virou concorrente direto do jornalismo digital? É o que diz a associação de editores americanos Digital Content Next

Google virou concorrente direto do jornalismo digital? É o que diz a associação de editores americanos Digital Content Next

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Mais uma pesquisa confirma que a era do “clique-zero” já é uma realidade. Segundo levantamento da associação norte-americana Digital Content Next (DCN) publicado na semana passada, o tráfego vindo do Google para sites jornalísticos e de entretenimento caiu 10% entre maio e junho em relação ao mesmo período de 2024.

O estudo saiu dias antes de a Folha de S.Paulo entrar com processo contra a OpenAI por uso não autorizado de conteúdo, juntando-se a veículos como o New York Times, que também está acionando judicialmente a dona do ChatGPT, e o Financial Times, que acaba de processar a Perplexity AI − enquanto outros, como o Washington Post, preferiram assinar contratos de cessão.

Segundo a DCN, empresas não jornalísticas que publicam conteúdo de notícias sofreram mais, com retração de 14%, enquanto as marcas jornalísticas registraram queda de 7%.

O relatório reforça conclusões de estudos anteriores que mostram redução na taxa de cliques sempre que os resumos automáticos feitos por inteligência artificial estão presentes na busca.

O Google, com seu recurso AI Overview, não é o único buscador a oferecer resumos. Mas está no centro do debate por ser o principal caminho para quem quer achar alguma coisa na internet.

Jason Kint, CEO da DCN, afirma que ele deixou de atuar como parceiro de distribuição e passou a ser concorrente direto dos sites que veiculam notícias, retendo a audiência e reduzindo o alcance do conteúdo.

Ele reitera a preocupação geral: esse novo modelo prejudica ainda mais a sustentabilidade do jornalismo digital, levando a menos leitores, menos impressões de anúncios e menos conversões em assinaturas. E compromete a diversidade da informação.

Para a DCN, é urgente estabelecer regras de transparência, opções de opt-out, acordos de licenciamento e regulação das práticas do Google.

Leia mais em MediaTalks.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

Em nova ofensiva contra a imprensa, Trump ameaça redes de TV com perda de licença. Ele pode fazer isso? Leia mais

Revistas Wired e Business Insider são enganadas pela IA e removem artigos escritos por freelancer fantasma. Leia mais

Guinness faz 70 anos: veja a história e feitos bizarros que entraram para o livro dos recordes, que soube migrar do papel para o digital e virou uma corporação multinacional. Leia mais

Marcelo Bechler retorna ao Brasil e será comentarista da TNT Sports

Marcelo Bechler, que há dez anos atua como correspondente da TNT Sports em Barcelona, na Espanha, está retornando ao Brasil para atuar como comentarista em transmissões esportivas da emissora. Ele também fará parte da programação digital da marca.

“É uma honra fazer parte de um time tão qualificado quanto o da TNT Sports, que tem sido a minha casa há 10 anos, me proporcionando experiências incríveis na carreira. Agora, volto ao Brasil para encarar mais um grande desafio”, declarou Bechler, em nota enviada à imprensa. “Farei o meu melhor para contribuir com as transmissões e a programação da casa, que levam toda a emoção e as informações dos jogos com excelência para o público”.

Como comentarista, Bechler, participará das transmissões de diversos eventos esportivos na TNT Sports, com destaque para os jogos da elite do futebol europeu, a UEFA Champions League e a Supercopa da UEFA. Na TNT Sports desde 2015, o jornalista tornou-se referência na cobertura do futebol europeu, com foco no Barcelona. Em 2017, Bechler deu o furo sobre a saída de Neymar Jr do time catalão rumo ao Paris Saint-Germain. Como correspondente na Espanha, trabalhou também para o jornal Diário Sport. Antes da TNT Sports, chegou a atuar como comentarista na Bandeirantes e no Grupo Globo. Trabalhou também no Lance.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese