O Instituto Reuters para o estudo do jornalismo, da Universidade de Oxford, divulgou no mês passado o seu Relatório de Notícias Digitais 2025, que traz análises, dados e as principais tendências do mercado do jornalismo e da comunicação ao redor do globo. No caso do Brasil, um dos destaques do relatório foi o aumento no uso de Inteligência Artificial (IA) nas redações.
O estudo explicou que a IA tem sido cada vez mais utilizada em diferentes frentes dentro das redações brasileiras, como na tradução de artigos; em converter conteúdo escrito em vídeos curtos; e na produção de insights a partir de grandes quantidades de dados não estruturados. Um exemplo citado pelo relatório é o do jornal O Globo, que publicou uma série de reportagens baseadas em 600 mil discursos proferidos na Câmara dos Deputados e no Senado entre 2001 e 2024. Durante quatro meses, os jornalistas de O Globo utilizaram Inteligência Artificial para avaliar e analisar mais de 255 milhões de palavras e expressões utilizadas nesses discursos.
O relatório destaca, porém, que o uso desta tecnologia por parte dos veículos jornalísticos é sempre feito de forma limitada, controlada e sob supervisão humana direta. Alguns dos principais grupos de mídia do País, como o Grupo Estado e o Grupo Globo, publicaram diretrizes sobre o uso da tecnologia.
Outro recorte destacado pelo Instituto Reuters é o aumento do uso de chatbots como fonte de informação no Brasil. Cerca de 9% dos brasileiros utilizam tecnologias do tipo para buscarem informações. Em 2025, o meio mais utilizado pelos brasileiros para buscar informação são veículos digitais, utilizados por 78% dos participantes da pesquisa. Na sequência, aparecem as redes sociais, que servem como fonte de informação para 54% dos brasileiros. E cerca de 45% dos participantes se informam via grandes emissoras de TV.
Destaque para a queda dos veículos impressos como fonte de informação no Brasil. Em 2025, apenas 10% dos brasileiros utilizam o impresso para se informarem. Um grande contraste em relação aos dados de dez anos atrás, em 2015, quando 45% dos brasileiros se informavam com jornais impressos.
O estudo identificou que o índice de confiança na imprensa entre os brasileiros é de 42%. Os números seguem uma tendência dos últimos três anos, nos quais foram registrados índices de confiança em 43% nas notícias publicadas pela imprensa brasileira. Além disso, 42% é um índice maior do que a média de confiança global na imprensa, que ficou em 40%.
Confira mais dados do relatório aqui.
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