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quarta-feira, julho 23, 2025

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Jornalistas da EBC farão paralisação nessa terça-feira (15/7)

Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram, em assembleia realizada na semana passada, que entrarão em greve nessa terça-feira (15/7). A paralisação, prevista para durar 24 horas, deve atingir profissionais das sedes da EBC em Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo nota publicada no site do Sindicato dos Jornalistas do DF, a paralisação ocorre como forma de protesto à falta de perspectiva para a implementação do novo Plano de Cargos e Remunerações (PCR) da EBC. Segundo o sindicato, a empresa não tem previsão orçamentária para instaurar o plano nem neste ano e nem em 2026.

“O movimento paredista é uma resposta à falta de comprometimento da empresa e do governo em torno da reestruturação de carreiras e valorização do corpo funcional da EBC, uma luta de mais de uma década e que chega a um momento crucial neste ano, para que o orçamento necessário seja viabilizado e o plano finalmente vire realidade”, diz a nota. Segundo o sindicato, se necessário, mais dias de paralisação podem ser aprovados.

A paralisação afetará as atividades de TV Brasil, Agência Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC e Radioagência Nacional, além de veículos como Canal Gov e Voz do Brasil.

Raquel Sheherazade está de volta à Record

Raquel Sheherazade está de volta à Record e apresentará série sobre acumuladores compulsivos
Raquel Sheherazade (Crédito: Instagram)

A apresentadora Raquel Sheherazade está de volta à Record TV. Ela vai apresentar a nova temporada da série Acumuladores, a partir de quinta-feira (17/7), às 23h. Ela substitui a Mariana Godoy, que assume a bancada do Jornal da Record, ao lado de Eduardo Ribeiro.

No novo desafio, Raquel apresentará os episódios da série que mostra histórias de acumuladores compulsivos, que acumulam diferentes tipos de objetos e têm dificuldade em descartá-los. Antes, também na Record, Raquel comandou o programa Domingo Record, que misturava informação e entretenimento, além do reality A Grande Conquista 2.

Além da Record, a apresentadora fez carreira no jornalismo de outros tradicionais veículos de comunicação. Apresentou por muitos anos o SBT Brasil, do SBT. Foi também âncora e comentarista do Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.

9º Festival piauí de Jornalismo será em 6 e 7 de setembro, em São Paulo

9º Festival piauí de Jornalismo será em 6 e 7 de setembro, em São Paulo
Crédito: Caio Borges/piauí

A revista piauí realiza em 6 e 7 de setembro, em São Paulo, a 9ª edição do Festival piauí de Jornalismo, cujo tema será A contra-história – repórteres que bagunçam os mitos nacionais. O evento, que reunirá repórteres de diferentes partes do mundo para debater bastidores de reportagens investigativas de fôlego, ocorrerá na Cinemateca Brasileira.

Entre os convidados do festival estão: Amos Schocken, publisher do jornal israelense Haaretz, que faz uma cobertura crítica ao governo de Benjamin Netanyahu; Chenjerai Kumanyika, criador do podcast Empire City, sobre a história e origem racista da polícia de Nova York; Jiang Xue, repórter chinesa independente que cobre a história política e social do país; Kiki Mordi, criadora do documentário Sex for grades (BBC News Africa), sobre casos de assédio em universidades de Nigéria e Gana; Mikhail Zygar, repórter russo autor de livros sobre conspirações e corrupção do governo Putin; Pakrat Estukyan, editor no jornal Agos, baseado em Istambul, que trata abertamente do genocídio armênio; Ruth Marcus, experiente jornalista americana com mais de 40 anos de The Washington Post que cobre o governo Trump; e Selam Gebrekidan, coautora de uma investigação do New York Times sobre a exploração do Haiti pela França.

O 9º Festival piauí de Jornalismo tem patrocínio do YouTube e apoio de Open Society Foundations, Cinemateca Brasileira, Sociedade Amigos da Cinemateca e Pulso Hotel. O primeiro lote de ingressos será colocado à venda às 16h da próxima sexta-feira (18/7), no site da piauí e na plataforma Sympla.

BBC News Brasil, piauí e Reuters representam o Brasil na lista dos finalistas do Prêmio Gabo

BBC News Brasil, piauí e Reuters representam o Brasil na lista dos finalistas do Prêmio Gabo

A Fundação Gabo anunciou os 15 finalistas do Prêmio Gabo 2025. São três trabalhos jornalísticos em cada uma das cinco categorias do prêmio: Áudio, Cobertura, Fotografia, Imagem Texto. Reportagens de BBC News Brasil, revista piauí e Reuters representam o Brasil entre os finalistas.

Em Fotografia, está a série As piores enchentes de todos os tempos no Brasil, de Amanda Maciel Perobelli, da Reuters Brasil. Em suas fotos, Amanda mostrou os impactos ambientais, estruturais e humanos após as piores enchentes da história do Rio Grande do Sul.

Na categoria Texto, a revista piauí classificou-se como uma das finalistas com a crônica Sorriso: Uma biografia, assinada por Angélica Santa Cruz, que conta a história de Sônia Maria de Jesus, uma mulher negra e surda que vivia em regime de escravidão doméstica na casa de um juiz no estado de Santa Catarina. Meses após ser resgatada e levada para um abrigo, o juiz obteve autorização judicial para levá-la de volta para casa. Trata-se de um caso de importante discussão no combate ao trabalho escravo no País.

E na categoria Imagem, integra a lista o documentário A Raposa, produzido pela BBC News Brasil em parceria com a BBC Africa Eye. O filme revela a história de brasileiros inocentes que foram presos por tráfico de drogas. Anos depois, as investigações apontaram que o verdadeiro culpado era George Saul, um britânico conhecido como Fox (raposa, em inglês).

A cerimônia de premiação está marcada para 26 de julho, durante o 13º Festival Gabo, em Bogotá, na Colômbia. No evento, serão anunciados os vencedores de cada uma das cinco categorias do Prêmio Gabo, que receberão, cada um, 35 milhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 48.3 mil), um diploma e uma escultura de Gabriel García Márquez.

Jornalistas&Cia celebrará 30 anos elegendo os 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros

Um dos mais relevantes e prestigiados projetos da história de Jornalistas&Cia, newsletter que deu origem também a este Portal dos Jornalistas, o prêmio Os 100+ Admirados Jornalistas Brasileiros está de volta e será a principal atração nas celebrações dos 30 anos de vida da publicação.

O primeiro turno de votação, que definirá os classificados para o segundo e decisivo turno, começou em10 de julho e será direcionado aos próprios jornalistas e profissionais de áreas afins, que poderão indicar livremente até dez nomes de sua admiração, de qualquer veículo, plataforma e região do País. Os mais votados classificam-se para o segundo turno, disputando um lugar entre os TOP 100 Profissionais Brasil.

Iniciativa também destacará o trabalho dos correspondentes estrangeiros…

Pela primeira vez na história da imprensa brasileira também os correspondentes estrangeiros serão homenageados. Com o apoio da ACE – Associação dos Correspondentes Estrangeiros, cuja sede fica em São Paulo, J&Cia vai homenagear os TOP 10 Correspondentes Estrangeiros no Brasil; todos os associados da ACE integrarão a cédula de votação no segundo turno.

…e os TOP 10 Campeões de cada uma das cinco regiões do País

E para que a festa seja completa e tenha de fato um caráter nacional, a cerimônia de premiação, no dia 29 de setembro, também homenageará os campeões de admiração de cada uma das cinco regiões do País: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Um prêmio consagrado e multiplicado

Após duas edições consecutivas realizadas nos anos de 2014 e 2015, que consagraram Ricardo Boechat como o mais votado, a premiação dos 100+ Admirados Jornalistas Brasileiros alçou voo, desdobrando-se em sete premiações segmentadas.

Vieram, na sequência, os +Admirados da Imprensa Automotiva; Imprensa de Economia, Negócios e Finanças; Imprensa de Tecnologia; Imprensa Esportiva; Imprensa do Agronegócio; Imprensa de Saúde, Ciência e Bem Estar (com patrocínio exclusivo do Hospital Israelita Albert Einstein); e Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira (em parceria com os sites 1 Papo Reto e Neomondo e a Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação).

“Chegou a hora, dez anos depois da segunda e última premiação geral, de voltar a eleger os +Admirados Jornalistas Brasileiros no conjunto do jornalismo do País”, assinala Eduardo Ribeiro, publisher de J&Cia e idealizador da série +Admirados. “Temos aí um bom intervalo para uma comparação entre aqueles que foram eleitos nos anos de 2014 e 2015, e aqueles que hoje se destacam, após uma década de intensas transformações no mundo do jornalismo. São eles, hoje, com certeza, os timoneiros a nos guiar em tempos tão desafiadores, de tormentas, como as que temos vivido”.

Eleição em duas etapas

A eleição, que conta patrocínios de Syngenta e Uber, e colaborações da Cogna e JTI, será realizada em duas fases, ao longo dos meses de julho e agosto. Na primeira fase, de livre indicação, os eleitores poderão sugerir até dez jornalistas de sua preferência. Os nomes mais citados serão classificados para o segundo turno, em que os eleitores poderão escolher os cinco profissionais de sua preferência, do 1º ao 5 º colocado.

“Mais do que uma premiação, 100 +Admirados é um gesto coletivo de reconhecimento a quem honra diariamente a missão de informar com ética, coragem e profundidade”, afirma Eduardo Ribeiro. “Num momento em que o jornalismo enfrenta ataques, descrédito e transformações profundas, celebrar os profissionais mais admirados do País é também afirmar, com todas as letras, que sem imprensa livre não há democracia possível”.

Participe, dê seu voto e seu apoio ao Prêmio Os 100+ Admirados Jornalistas Brasileiros. Confira o regulamento e vote aqui!

Veronica Goyzueta despede-se da Sumaúma

Co-fundadora da plataforma, ela junta-se a partir de agora ao time da Agência Porvir

Uma das co-fundadoras da Sumaúma, plataforma criada para amplificar as vozes da Amazônia e recentralizar os valores do jornalismo a partir da floresta, Veronica Goyzueta anunciou sua saída da publicação. Ela junta-se a partir de agora ao time da Agência Porvir, especializada em educação, como coordenadora de Projetos.

“Hoje, mais de três anos depois, desço desta árvore que espichou mais rápido do que nunca poderíamos imaginar. Por isso, e felizmente, ela não precisa mais de mim”, explicou Veronica em seu perfil no Linkedin. “Estou também feliz em contar que estou me juntando à equipe da agência Porvir, que com esse nome lindo une jornalismo e educação, dois temas fundamentais nessa busca urgente por futuros mais solidários. Seguirei trabalhando em outro projeto também fundado por jornalistas interessados na busca de outros mundos melhores e possíveis”.

Veronica Goyzueta

Peruana radicada no Brasil desde o início da década de 1990, Veronica juntou-se ao time da Sumaúma, comandado por Eliane Brum e Jonathan Watts, ainda em março de 2022, seis meses antes de seu lançamento oficial. Ao lado dela, também integravam o time de co-fundadoras Carla Jimenez e Talita Bedinelli.

“Era um momento grave: a boiada passava descaradamente na Amazônia e, no meio desse processo, perdemos um amigo e colega, o primeiro correspondente estrangeiro assassinado na Amazônia, ao lado de um dos indigenistas mais importantes do Brasil”, lembra Goyzueta, que também é professora da ESPM.

Relevância, dados e personalização: pesquisa revela o que jornalistas esperam dos assessores de imprensa

Relevância, dados e personalização: pesquisa revela o que jornalistas esperam dos assessores de imprensa

Por Luciana Gurgel

A nova edição da pesquisa anual State of the Media 2025, publicada pela plataforma de distribuição de releases Cision, aborda o uso da IA pelos jornalistas (como falamos aqui na semana passada) e uma visão direta deles sobre boas práticas das assessorias de imprensa na relação com as redações.

Luciana Gurgel

A partir de entrevistas com mais de 3 mil jornalistas de América do Norte, Europa e Ásia, o estudo oferece insights valiosos sobre como os assessores podem melhorar sua atuação, adaptando-se às demandas atuais de quem está “do outro lado do balcão”.

Alguns não são novidade para os que começaram na atividade nos tempos dos releases “batidos” em máquinas de escrever e distribuídos nas redações por office-boys ou pessoalmente por assessores nos tempos em que trabalho remoto era impensável, enquanto outros refletem a era das redes sociais e o uso crescente da inteligência artificial.

Segundo o estudo, 63% dos jornalistas reconhecem valor nos assessores que os conectam com fontes relevantes. Outros 57% destacam a importância de facilitar o acesso a pessoas e locais que os ajudem em suas matérias.

Oferecer ideias de pautas (43%), acesso a conteúdo exclusivo (39%) e fornecer contexto e detalhes (34%) completam o conjunto de ações mais valorizadas.

Entre os formatos mais desejados pelos jornalistas estão o bom e velho release (72%), conteúdos exclusivos (57%) e relatórios de pesquisa originais (55%).

O interesse por entrevistas com especialistas (38%) e materiais multimídia (32%) também foi mencionado, evidenciando que a oferta de informação estruturada e visualmente atraente segue sendo essencial.

A pesquisa mostra também os erros comuns que incomodam e afastam os jornalistas dos assessores e das marcas que representam.

Leia mais e confira o estudo completo em MediaTalks.


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7º Atlas da Notícia registra redução de desertos de notícias no Brasil

7º Atlas da Notícia registra redução de desertos de notícias no Brasil
Crédito: Aleksandra Ramos/Atlas da Notícia

O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) divulgou nesta quinta-feira (10/7) os dados da 7ª edição do Atlas da Notícia, projeto que mapeia o jornalismo local e identifica os desertos de notícias no Brasil. Os dados do levantamento, divulgados no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, mostram uma redução no número de desertos noticiosos no País.

Segundo a nova edição do Atlas, nos últimos dois anos, houve uma redução de 7,7% no número de desertos de notícias no Brasil. Nesse período, 251 municípios deixaram de ser desertos de notícias, mas 43 ingressaram nessa condição. Além disso, mais de 208 municípios brasileiros passaram a contar com ao menos um veículo de comunicação local. A maior expansão ocorreu no Nordeste: A região incorporou 283 novas iniciativas à base de
veículos do Atlas, o que equivale a um aumento de quase 11% em relação ao último censo, em 2023. Outro dado importante é o de que 143 municípios nordestinos deixaram de ser considerados desertos de notícias.

Equipe do Atlas da Notícia durante o 20º Congresso da Abraji. Da esquerda para a direita: Sérgio Lüdtke, Dubes Sônego, Sérgio Spagnuolo e Angela Pimenta

O levantamento destaca que este crescimento no número de veículos locais registrados se deve em parte ao surgimento de novas iniciativas online. Segundo o Atlas, o segmento digital teve um crescimento de quase 9% no Brasil, com o total de 5.712 veículos mapeados, quase 500 a mais que os 5.245 registrados em 2023. Em contrapartida, o estudo identificou também o encerramento de 334 veículos online no Brasil desde a última edição do censo, em 2023. Já foram 651 empresas do segmento que encerraram as atividades desde 2020.

“Os dados do Atlas da Notícia de 2025 mostram duas tendências principais: a contínua
substituição de veículos impressos por digitais e o nascimento de pequenas iniciativas
jornalísticas, mesmo que blogs ou veículos puramente de redes sociais, em antigos desertos de notícias”, declarou Sérgio Spagnuolo, coordenador de dados do Atlas da Notícia e diretor do Volt Data Lab.

Como são coletados os dados?

O Atlas mapeou os 5.570 municípios brasileiros. E em 2.504 desses municípios, onde vivem aproximadamente 20,66 milhões de pessoas, o estudo não encontrou jornalismo local em atividade. Ou seja, em média, a cada 20 municípios do Brasil, nove são desertos de notícias. A base do levantamento registrou ao todo 14.809 veículos jornalísticos em atividade no Brasil, sendo eles 5.712 veículos online, 4.994 rádios, 2.852 meios impressos e 1.251 emissoras de televisão.

Os dados são coletados por centenas de colaboradores voluntários, professores, pesquisadores e estudantes sob a orientação de cinco pesquisadores regionais. São eles Jéssica Botelho (Norte), Angela Werdemberg (Centro-oeste), Mariama Correia (Nordeste), Dubes Sônego (Sudeste) e Marcelo Crispim da Fontoura (Sul).

A sétima edição do Atlas da Notícia foi realizada com financiamento do Google e teve apoio institucional de Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Sociedade
Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo
(SBPJor).

Confira mais dados do 7º Atlas da Notícia no site do levantamento.

Cláudio Rawicz e equipe passam a responder pela comunicação da VW na América Latina

Claudio Rawicz

A Volkswagen promoveu uma mudança estrutural em suas áreas de Assuntos Corporativos, Comunicação e Sustentabilidade. Desde junho, Cláudio Rawicz, que já respondia como diretor destes setores para a operação brasileira, passou a acumular também sua gestão para toda a América Latina.

“Receber a promoção, agora com atuação também nos mercados de LAM, é um reconhecimento que me deixa muito honrado − mas, acima de tudo, é uma grande responsabilidade”, destacou o executivo. “A decisão de ampliar a atuação vem justamente da necessidade de levar uma mesma abordagem estratégica para outros países da região. Já começamos esse movimento com o lançamento do Tera em Cartagena, e os resultados iniciais mostram que há um enorme potencial de conexão com esses públicos”.

Com a mudança, Ricardo Dilser, gerente de Imprensa, Comunicação Digital e Clássicos, e Karina Craveiro, supervisora Técnica de Comunicação do Produto e Corporativo, também passam a trabalhar com foco em ambos os mercados. “Seguimos com o mesmo propósito: comunicar com coragem, criatividade e consistência. E agora, com um alcance ainda maior”, conclui Rawicz.

Coletivo de jornalistas pró-Palestina realizará na sexta-feira (11/7) debate sobre condições de vida das mulheres palestinas

Crédito: Ash Hayes/Unsplash

O coletivo Shireen Abu Akleh, formado por jornalistas pró-Palestina, realizará nesta sexta-feira (11/7), em São Paulo, das 19h às 21h, um debate sobre a condição em que vivem e sobrevivem as mulheres palestinas. O evento será na Livraria Ponta de Lança (rua Aureliano Coutinho, 26 – Vila Buarque). A entrada é gratuita.

Participarão do evento Amyra El Khalili, beduína palestino-brasileira e professora de Economia; Dani Avelar, jornalista com ampla experiência na cobertura da pauta e mestre em jornalismo de guerra e conflito; Francirosy Campos Barbosa, antropóloga, pesquisadora, professora e coordenadora do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes; Gizele Martins, pesquisadora, jornalista e cofundadora do Coletivo Shireen Abu Akleh; Letycia Bond, jornalista de direitos humanos e não humanos e cofundadora do Coletivo Shireen Abu Akleh; Rawa Alsagheer, coordenadora da Rede Samidoun de Solidariedade aos Prisioneiros Palestinos; e Soraya Misleh, jornalista palestino-brasileira e pesquisadora. Durante o evento, Soraya fará o pré-lançamento de seu livro Uma história das mulheres palestinas.

Contatos pelo jornalistascontragenocidio@gmail.com.

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