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sexta-feira, dezembro 19, 2025

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II Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário anuncia vencedores

II Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário anuncia vencedores
Crédito: Luiz Roberto/TSE

Foram anunciados os trabalhos vencedores do II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – Direitos Humanos, Cidadania e Tecnologia. As reportagens homenageadas foram anunciadas em cerimônia realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF). O objetivo da premiação é incentivar e valorizar trabalhos jornalísticos sobre o papel do Judiciário na promoção da cidadania, dos direitos humanos e da justiça social.

O prêmio tem dois grandes eixos temáticos: Direitos humanos, cidadania e meio ambiente e Inteligência artificial, inclusão digital e desinformação. Os três primeiros colocados em cada categoria dos eixos temáticos receberam R$ 5 mil, além de troféus e certificados.

Confira a seguir a lista completa dos vencedores:

Eixo temático 1 – Direitos humanos, cidadania e meio ambiente

Jornalismo escrito

Gigante pela própria imundice (Portal Metrópoles) – Isadora Teixeira Rodrigues Nogueira e Igo Estrela

Jornalismo de vídeo

Convenção de Haia – Mães em Luta (GloboNews) – Jerusa Campani e equipe

Jornalismo de áudio

Abrigos de recomeços (O Tempo Podcasts) – Núbya Mara da Silva Oliveira

Fotojornalismo

Amazônia vira líder mundial em emissão de gases de efeito estufa (O Globo) – Cristiano Mariz

Jornalismo regional

Tenentes-coronéis deram ordens para série de assassinatos (Jornal do Commercio – PE) – Raphael Guerra Chaves

 

Eixo temático 2 – Inteligência artificial, inclusão digital e desinformação

Jornalismo escrito

Série de reportagens: Delegado que investiga Bolsonaro relatou ameaça uma semana após indiciá-lo e outras (UOL) – Mateus Magalhães Cordeiro Coutinho, Letícia Casado e Rafael Neves

Jornalismo de vídeo

Eleições sem filtro (TV Brasil) – Marieta Cazarré e equipe

Fotojornalismo

Consequências (Folha de São Paulo) – Gabriela Biló

Jornalismo regional

Projeto Eleições 2024 – Ética e Cidadania no Voto (Rádio POP/Fundação Nossa Senhora Aparecida) – José Eduardo de Souza

 

A categoria Jornalismo de Áudio não registrou inscrições no Eixo Temático 2.


Últimas semanas para inscrições ao Prêmio Jatobá PR

Prêmio Jatobá PR 2024 bate recorde de inscrições e de participação

Faltam menos de 20 dias para o encerramento das inscrições para a edição 2025 do Prêmio Jatobá PR. O prazo final é 30 de setembro.

Este ano a premiação conta com 42 categorias, sendo 12 exclusivas para Grandes Agências, 12 para Agências-Butique, 12 para Organizações Empresariais e Públicas, 5 para América Latina/América Espanhola e 1 dedicada à COP30, aberta a todo o mercado.

Além das categorias regulares, o Jatobá premia Cases do Ano e Organizações do Ano, nas quatro verticais, e Cases Regionais, abrangendo as 5 regiões do País. São, no total, 55 troféus a serem entregues na noite de 1º de dezembro, no jantar de premiação, que será novamente realizado no Renaissance Hotel, em São Paulo.

No início desta semana, o Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom) divulgou a Comissão de Julgamento escalada para analisar os trabalhos de 2025, com 102 jurados, sendo 64 mulheres e 38 homens; e 76 profissionais de São Paulo e 26 de outras regiões. Em relação às atividades que exercem, 23 são das áreas de comunicação das empresas, 24 de grandes agências, 18 de agências-butique, 23 de outras instituições (mercado, academia e redações) e 14 consultores independentes. Confira aqui.

Inscrições: clique aqui.

Imprensa enfrenta restrições na cobertura na Câmara dos Deputados

Imprensa enfrenta restrições na cobertura na Câmara dos Deputados

A newsletter semanal Cartas Marcadas, do Intercept Brasil, denunciou nesta semana uma série de restrições que os jornalistas estão enfrentando para atuar na cobertura da Câmara dos Deputados. O texto, produzido pelo editor Paulo Motoryn e pelo repórter Thalys Alcântara, trouxe detalhes de como o deputado federal Hugo Motta, está criando barreiras físicas para limitar o trabalho de jornalistas e blindar sua atuação como presidente da Câmara dos Deputados.

No final de agosto o parlamentar já havia criado um corredor exclusivo com cavaletes para que caminhasse isolado dos jornalistas, além de montar um cercadinho para distanciá-los da cobertura de reuniões. As medidas rompem o direito de os jornalistas circularem livremente dentro da Câmara, impedindo que a imprensa questione os parlamentares sobre as pautas da casa.

A limitação teria ocorrido depois que Motta foi questionado pelo repórter Maniel Marçal, do Metrópoles, sobre um esquema de “rachadinhas” que funcionaria dentro de seu gabinete. O deputado ignorou as perguntas do repórter, que chegou a ser empurrado com truculência por seguranças para longe do parlamentar.

Na semana passada, uma barreira de seguranças também foi criada para impedir que a imprensa se aproximasse – e perguntasse, por exemplo, sobre o avanço da pauta da anistia.

Ainda sobre a Cartas Marcadas, a newsletter lançada há menos de três meses já enfrenta seu primeiro processo de censura. Por decisão do juiz Felipe Agrizzi Ferraço, da 2ª Vara Cível da Comarca de Imbituba, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a plataforma foi obrigada a remover o conteúdo de sua edição de 12 de agosto. “A reportagem censurada envolve pessoas que ocupam cargos como servidores públicos na elite do funcionalismo público federal”, explica Paulo Motoryn. “Ela foi feita como manda o jornalismo: com base em documentos oficiais, dados públicos, apuração em campo e entrevistas – inclusive com a pessoa que pediu a censura à justiça”.

Jornalistas de São Paulo fazem paralisação nesta quarta-feira (10/9)

Jornalistas de jornais e revistas de SP fazem paralisação nesta quarta-feira (10/9)

Profissionais de jornais e revistas de São Paulo realizaram nesta quarta-feira (10/9), das 16h às 18h, uma paralisação contra o descumprimento de acordos relacionados a reajustes salariais negociados na Campanha para a categoria na capital paulista.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas de SP (SJSP), profissionais de Editora Globo/Valor Econômico, Estadão, Folha e Editora Abril aderiram à paralisação. Em comunicado, a entidade afirmou que as empresas jornalísticas demonstraram “enorme intransigência em negociar reivindicações absolutamente justas e razoáveis da categoria”.

A entidade explicou ainda que, na semana passada, em decisão unilateral, as direções dos veículos realizaram uma antecipação dos reajustes salariais, desconsiderando o processo de negociação estabelecido nos últimos meses: Jornalistas com salários até R$ 13 mil receberam reajuste pela inflação, de 5,2%, enquanto profissionais com vencimentos acima desse valor tiveram aumento fixo de R$ 700. O SJSP informou que a decisão, considerada um “golpe” contra a negociação, foi amplamente rejeitada pela categoria.

Demissões no Estadão em meio à negociação

O SJSP e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) informaram que o Estadão demitiu ao menos três profissionais às vésperas da paralisação. As entidades exigirão a revogação imediata das demissões: “As alegações dos patrões de que tais cortes de pessoal são necessários para que a empresa consiga ‘bancar’ financeiramente o modesto reajuste antecipado pelo sindicato patronal para desmobilizar a categoria (que se resume à reposição da inflação do período) são falsas e inconsistentes: não convencem ninguém”.

Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar define finalistas

Prêmio Einstein: Mais uma semana para votar no 1º turno

Foram definidos os finalistas do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2025. Em sua quinta edição, a iniciativa do Einstein Hospital Israelita, com organização deste J&Cia, tem como objetivo valorizar e reconhecer o trabalho de profissionais e publicações que atuam na cobertura desses temas, tão essenciais para a sociedade.

Com a conclusão do primeiro turno, 112 jornalistas e 72 veículos seguem na disputa, agora, para figurarem entre os +Admirados do Ano em suas respectivas categorias. Destes, 66 profissionais concorrem a uma vaga entre os TOP 25+ Admirados Jornalistas, 60 disputam as categorias regionais e 24 as especiais (Colunista e Jornalista Especializado em Ciência). No total, 33 jornalistas estão na disputa em mais de uma categoria. Já entre as publicações, 72 disputarão uma vaga entre os TOP 3 mais votados nas categorias Agência de Notícias, Áudio (Programa de Rádio/Podcast), Jornais e Revistas (Impresso ou Digital), Programa ou Quadro de TV, Veículo Especializado em Saúde, Veículo Especializado em Jornalismo Científico e Site/Portal. Na segunda fase, que tem início nesta terça-feira (9/9) e segue aberta até 19 de setembro, os eleitores poderão selecionar, do 1º ao 5º colocado, seus profissionais e publicações favoritos em cada categoria. Cada posição renderá uma pontuação, seguindo a ordem de 100 pontos para o 1º colocado, 80 para o 2º, 65 para o 3º, 55 para o 4º e 50 para o 5º.

O resultado final será obtido da soma dessas pontuações e definirá, além dos TOP 25 +Admirados Jornalistas do Brasil, os TOP 3 +Admirados profissionais e veículos nas demais categorias. Na cerimônia de premiação, marcada para 27 de novembro, serão anunciados os jornalistas e veículos vencedores em cada uma das categorias, além dos TOP 5 +Admirados Jornalistas do País. Para participar do segundo turno, basta acessar a cédula de votação e preencher um rápido cadastro.

Confira a lista completa dos finalistas.

Últimos dias para votar no 1º turno dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Foram definidos os profissionais e veículos finalistas do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira

Termina na quinta-feira (11/9) o primeiro turno do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. A iniciativa, promovida por Jornalistas&Cia em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, chega à sua terceira edição com o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais e veículos que se destaquem na cobertura do tema e na atuação de profissionais negros em suas equipes.

São duas as fases de votação. Nesta primeira, de livre indicação, os eleitores podem escolher até cinco candidatos por categoria. Os nomes mais citados classificam-se para o segundo turno, de votação dirigida, em que os eleitores selecionarão seus favoritos ranqueando-os do 1º ao 5º colocado. Para participar, basta acessar o link de votação, preencher um rápido cadastro e fazer as indicações.

A cerimônia de premiação, marcada para 10 de novembro, será na Câmara dos Vereadores de São Paulo e reunirá jornalistas homenageados de todas as regiões do Brasil. A iniciativa conta com os patrocínios de Unilever e Uber e apoios da GSS Carbono e Bioinovação e da 2Live. Empresas interessadas em associar suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro ([email protected]).

Rio de Janeiro é a primeira cidade da América do Sul a sediar o World Congress of Science & Factual Producers

Rio de Janeiro é a primeira cidade da América do Sul a sediar o World Congress of Science & Factual Producers

O World Congress of Science & Factual Producers (WCSFP 2025), congresso internacional focado em documentários e produções de mídia sobre ciência e história, será sediado pela primeira vez em uma cidade da América do Sul. A 33ª edição do evento será realizada no Rio de Janeiro, 8 a 11 de dezembro. O congresso está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, com o apoio do Instituto Serrapilheira.

O evento reunirá especialistas e produtores de todo o mundo para debater as últimas tendências e tecnologias que podem ajudar a contar histórias focadas em ciência, história e outros assuntos essenciais, e como levar este conteúdo para o grande público. Ao longo dos quatro dias, serão abordados temas como Inteligência Artificial, Economia Criativa e plataformas digitais.

Inscreva-se aqui.

Programa que concede credenciamento gratuito recebe inscrições até 12/9

Estão abertas até sexta-feira (12/9) as inscrições para o Global Career Accelerator, programa de desenvolvimento de talentos que visa a auxiliar profissionais em início de carreira com credenciais gratuitas para o congresso. Os selecionados terão ainda acesso a oportunidades de networking, mentorias personalizadas e descontos para as edições de 2026 e 2027.

Confira mais informações e inscreva-se no programa aqui.

Projeto colaborativo reuniu 17 organizações para investigar poder das Big Techs

Foi lançada nesta terça-feira (9/9) a primeira parte da série A mão invisível das Big Techs. Ao longo de nove meses, 17 organizações de jornalismo, lideradas pela Agência Pública e pelo Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP), investigaram e produziram reportagens sobre as estratégias de influência das chamadas Big Techs na política de 13 países.

A investigação colaborativa e transfronteiriça conseguiu identificar quase três mil ações de lobby envolvendo o setor realizadas em parlamentos e governos de todo o mundo, incluindo o Brasil, onde foi responsável por barrar o PL das Fake News.

Além da Pública, também participaram pelo Brasil ICL Notícias e Núcleo. Elas se juntaram às organizações Crikey (Austrália), Cuestión Pública (Colômbia), Daily Maverick (África do Sul), El Diario AR (Argentina), El Surti (Paraguai), Factum (El Salvador), Investigative Journalism Foundation – IJF (Canadá), LaBot (Chile), LightHouse Reports (Internacional), N+Focus (México), Primicias (Equador), Tech Policy Press (EUA) e Tempo (Indonésia). O projeto tem o apoio da Repórteres Sem Fronteiras e da equipe jurídica El Veinte, e identidade visual da La Fábrica Memética.

 

Leia agora:

Daniela Lima assina com o UOL

Daniela Lima assina com o UOL
Daniela Lima (Crédito: Divulgação/Wanezza Soares)

O UOL anunciou a contratação de Daniela Lima, repórter e apresentadora ex-GloboNews e CNN Brasil, especializada na cobertura de política e bastidores do poder. Ela passa a integrar o time de colunistas do portal de notícias, com uma coluna diária. Daniela também participará de atrações como o UOL News e comandará um programa semanal.

“Chego com muita vontade de contribuir com informação relevante e exclusiva nas diversas plataformas do grupo, para alcançar o público aonde quer que ele esteja. Não vejo, hoje, ninguém tão bem posicionado nos meios digitais. Vem exatamente daí todo o meu entusiasmo com a nova fase”, declarou Daniela, sobre o novo desafio profissional.

“Daniela é uma das jornalistas com mais acesso a quem decide os rumos do país. Sua capacidade de apurar e analisar os bastidores vai abrilhantar as coberturas do UOL”, disse Murilo Garavello, diretor de Conteúdo do UOL.

Daniela deixou a GloboNews no começo do mês passado, após dois anos de trabalho. Ela era uma das âncoras do matinal Conexão GloboNews, ao lado de Leilane Neubarth e Camila Bomfim. Atuava também como analista de política em outros telejornais da casa. Antes, trabalhou na revista Veja e no jornal Folha de S.Paulo. A carreira na televisão começou em 2019, na apresentação do programa Roda Viva, da TV Cultura. Posteriormente, assinou com a CNN Brasil, onde ficou conhecida por trazer furos de reportagem ao vivo durante a apresentação dos telejornais da casa. Em 2023, assinou com a GloboNews.

100 anos de Rádio no Brasil: O rádio continua vivo − e o áudio nunca foi tão forte

Por Álvaro Bufarah (*)

Quem olha para o cenário midiático brasileiro em 2025 talvez se surpreenda: o áudio nunca ocupou tanto espaço na vida das pessoas. A pesquisa Inside Audio 2025, realizada pela Kantar Ibope Media, mostra que a experiência sonora não só sobreviveu às mudanças digitais como se reinventou em diferentes telas, plataformas e hábitos de consumo.

Nos últimos 30 dias, milhões de brasileiros ouviram rádio, música em streaming, podcasts ou usaram aplicativos de áudio no celular. A pesquisa, feita em 13 regiões metropolitanas do País, revela que o rádio continua sendo o ponto de entrada para o áudio, mas agora convive lado a lado com o avanço das plataformas digitais.

Enquanto as ondas tradicionais seguem firmes, os podcasts ganham cada vez mais espaço, especialmente entre jovens adultos e usuários que combinam rádio ao consumo sob demanda. A escuta não é mais linear: ela se distribui entre o ao vivo, o gravado e o personalizado.

Outro dado importante: a publicidade em áudio destaca-se pela capacidade de criar conexões autênticas. Em comparação com outros meios, o áudio é percebido como mais próximo, natural e emocional. Não à toa, marcas investem em narrativas que se infiltram no cotidiano dos ouvintes, seja em jingles históricos, spots criativos ou campanhas testemunhais conduzidas por apresentadores.

Essa força não é apenas retórica. Estudos complementares mostram que 74% dos consumidores confiam mais em pessoas e marcas com presença consistente em áudio e voz, e 67% afirmam lembrar com mais facilidade de campanhas ouvidas em podcasts do que em outros meios digitais.

O rádio não perdeu relevância − ele se transformou. A digitalização permitiu que emissoras levassem seu conteúdo para smart speakers, aplicativos próprios e plataformas de streaming. Assim, programas matinais de grande audiência são acompanhados agora tanto no carro quanto no celular.

Essa migração amplia o alcance do meio, permitindo que ele se mantenha competitivo frente ao vídeo e às redes sociais. Como mostra a Kantar, o áudio tem a vantagem da ubiquidade: pode ser consumido em movimento, no trabalho, durante exercícios ou no trânsito.

A pesquisa ainda evidencia a pluralidade dos conteúdos consumidos: música segue como principal atrativo, mas cresce a procura por podcasts de notícias, true crime e humor. No Brasil, essa diversidade conecta-se à variedade cultural do País, permitindo que vozes locais e regionais encontrem espaço em plataformas globais.

O relatório deixa uma mensagem clara: em 2025, o áudio é mais do que um formato − é uma linguagem de proximidade e confiança. Num mundo acelerado, a voz se mantém como elo humano entre marcas, criadores e públicos. O rádio, longe de ser uma relíquia, é protagonista de uma nova fase, em que tradição e inovação caminham juntas.


Fontes de pesquisa

  • Kantar Ibope Media. Inside Audio 2025. Relatório especial, julho de 2025.
  • Dados complementares sobre impacto publicitário em áudio: Inside Radio e Podcast Statistics 2025 (Backlinko, Foundr).
Álvaro Bufarah

Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.

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