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Ali Kamel deixará a direção do Jornalismo da Globo em dezembro

Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

A Rede Globo anunciou em 28/9 que Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da Globo, deixará as funções executivas no final deste ano para assumir uma posição no Conselho Editorial do Grupo Globo. O comunicado interno foi assinado pelo diretor-presidente Paulo Marinho.

Ali Kamel (Crédito: Sergio Seiffert/Memória Globo)

O sucessor de Kamel será Ricardo Villela. Na Globo desde 2005, depois de dez anos de experiência no jornalismo impresso, ele teve passagens pelo Jornal do Brasil e pelas revistas Veja e Playboy. Chefiou a redação de São Paulo antes de dirigir a redação da Globo em Brasília. Desde 2021 no Rio, tem trabalhado próximo a Ali Kamel como diretor-executivo de Jornalismo.

Para esse posto irá Miguel Athayde, atualmente diretor da GloboNews. Considerado prata da casa, está na Globo desde 1994. Foi produtor dos jornais locais do Rio, editor-executivo e editor-chefe do Bom Dia Brasil. Em 2012, foi convidado para a direção regional de Jornalismo do Rio. Desde 2018, dirige a GloboNews, onde ampliou a cobertura ao vivo para 20 horas diárias.

Vinícius Menezes substitui a Athayde na GloboNews, e Márcio Sternick assume a Editoria Regional Rio.

Ricardo Villela (Crédito: Sergio Seiffert/Memória Globo)

No comunicado, além dos elogios e recordação a dos feitos durante a carreira de Kamel, Marinho menciona bastidores da atuação dele. “Mas, quem conhece bem o Ali sabe que, de todas as coberturas nesses anos todos, a que lhe demandou mais, profissional e emocionalmente, foi a da pandemia. Justamente quando o jornalismo seria mais necessário e nossas equipes mais exigidas, as condições de trabalho impostas pela realidade eram as mais duras. Sob sua liderança, os telejornais cresceram de tamanho, um programa diário dedicado à pandemia foi criado do zero em 24 horas, o espaço do noticiário disparou. Colegas adoeceram. Em meio a tanto empenho de todas as equipes, Ali, além da minuciosa supervisão do trabalho jornalístico em si, passou a incluir duas novas tarefas em sua rotina. Diariamente, escrevia ou telefonava para os colegas doentes ou seus parentes em buscas de notícias de um a um. E, à noite, enviava a todos um relatório intitulado “Nossos colegas”, com um balanço transparente dos doentes e recuperados. Muitos colegas nossos se lembram com emoção desse gesto”.

A despedida

Na mensagem de despedida para os funcionários, dirigida “A todos vocês, com grande admiração”, Kamel lembra seu início na profissão:

“Em 1982, participei da cobertura da Rádio Jornal do Brasil na apuração dos votos na primeira eleição para governador depois do golpe de 1964. Minha tarefa não exigia mais de mim do que ler os boletins de urna para alguém na redação usando um telefone público. Mas a simplicidade da missão não me impediu de viver a experiência com a mesma intensidade com que viveria o jornalismo nos anos seguintes. Vieram a Revista Afinal, a Revista Veja, o jornal O Globo, em 1989, e, desde 2001, a Globo. Ao longo dessa trajetória, nas mais diferentes funções, testemunhei os acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo com os olhos de um jornalista profissional, essa atividade que se mantém indispensável hoje como no passado, talvez mais.

À medida que os anos se passaram, nunca a vivi como um ‘velho homem de imprensa’, esse jargão que designa aquele que já não se surpreende mais com nada. Vivi tudo e ainda vivo com a postura daquele estagiário de 41 anos atrás: com curiosidade, empolgação, vontade de aprender e de acertar. E, talvez o mais importante, com a humildade de saber que o jornalismo é uma atividade coletiva, ninguém faz nada sozinho: o resultado do nosso trabalho será sempre melhor se muitos dele participarem.”

Prossegue dizendo que, desde o ano passado, preparou-se para deixar as atividades diárias e conversou com João Roberto Marinho, presidente do Conselho de Administração e do Conselho Editorial do Grupo Globo, assim como Paulo Marinho, diretor-presidente da Rede Globo. Ambos foram generosos nas conversas e na avaliação do trabalho dele. Lembrou que sua mulher, a jornalista Patrícia Kogut, também se afastou recentemente de suas funções em O Globo.

Lembra ainda seu tempo de trabalho com João Roberto Marinho e menciona o convite para manter a parceria “na condição de coordenador do Conselho Editorial, função que ele decidiu criar agora para auxiliá-lo na condução desse órgão”. Agradece a três gerações da família Marinho por lhe terem proporcionado “os meios, o ambiente, as oportunidades e a liberdade” de se desenvolver profissionalmente. E também a todos os colegas de trajetória, citando alguns nominalmente.

Adriana Garcia é a nova secretária executiva da Abraji

Adriana Garcia é a nova secretária executiva da Abraji
Adriana Garcia é a nova secretária executiva da Abraji

Adriana Garcia é a nova secretária executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A professora e designer substitui a Cristina Zahar, que ficou no cargo por cinco anos.

A nova líder é uruguaia de nascimento, mas naturalizou-se brasileira. Com mestrado em Jornalismo, Mercado e Tecnologia pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo (ECA-USP), teve passagens por agência Reuters, Exame, Veja SP e Folha de S.Paulo.

Adriana é cofundadora do Orbitalab, laboratório de inovação para projetos de mídia digital. Também foi Google Teaching Fellow por nove meses, tendo treinado mais de cinco mil comunicadores em inovação e metodologias ágeis.

Entre os deveres da nova secretária estão a captação de recursos para projetos da Abraji, coordenação de eventos e representação institucional da entidade no Brasil e no exterior.

“Para mim é uma honra passar a colaborar com uma das mais prestigiadas entidades dedicadas a desenvolver o método jornalístico no Brasil e no mundo”, disse. “Espero contribuir para que mais pessoas possam conhecer os protocolos da profissão, suas diretrizes éticas e prestigiar essa atividade que é tão essencial para o bom andamento da vida cívica, assim como ajudar a garantir a realização de treinamentos contínuos e de qualidade para uma nova geração de jornalistas”.

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Grupo CDI adquire participação na OutField Agency

A partir da esquerda: em pé, Lucca Bradfield (managing partner da OutField Agency), Antonio Salvador Silva (presidente do Grupo CDI) e Henrique Repiso (CEO da NR7, Grupo CDI); sentados, Pedro Oliveira (cofundador da OutField Holdings) e Lucas de Paula (também cofundador da OutField Holdings)

Em novo passo de consolidação, o Grupo CDI anunciou na última semana ter adquirido participação na OutField Agency, integrante da OutField Inc., holding focada em estratégia, inteligência e investimentos dentro do esporte e do entretenimento. Os valores não foram divulgados.

Com o movimento, o grupo liderado por Antonio Salvador Silva, que projeta fechar 2023 com um faturamento 15% superior aos R$ 57 milhões registrados em 2022, passa a ter uma ligação ativa e direta com aqueles segmentos, em que já são atendidos clientes como Red Bull Bragantino, Unlimited Sports, Rede Tênis Brasil, Los Grandes e Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

O potencial dessa parceria pode ser avaliado nas palavras de Lucca Bradfield, managing partner da OutField Agency e sócio da OutField Inc.: “O mercado esportivo está se transformando e ganhando uma estrutura mais empresarial no Brasil, não apenas no futebol, com a chegada das SAFs, mas em outros segmentos, como esportes outdoor, automobilismo e eSports. Esse movimento impacta diretamente os ativos esportivos, que se conectam com a grande indústria da publicidade, e no relacionamento dos grandes anunciantes com o segmento. E é neste lugar que atuamos. É muito importante que as pontas estejam alinhadas, construindo narrativas que criem valor e gerem retorno financeiro para ambos os lados”.

A partir da esquerda: em pé, Lucca Bradfield (managing partner da OutField Agency), Antonio Salvador Silva (presidente do Grupo CDI) e Henrique Repiso (CEO da NR7, Grupo CDI); sentados, Pedro Oliveira (cofundador da OutField Holdings) e Lucas de Paula (também cofundador da OutField Holdings)

O entusiasmo de Salvador Silva também é evidente: “É um movimento que agrega muito valor não só para a nossa base de clientes, mas para o mercado. Essa junção une os anos de experiência em comunicação do nosso grupo com todo o mindset e a qualificação do time da OutField, que tem autoridade e profundidade em tudo o que faz no mercado esportivo. Agora, teremos um olhar clínico, moderno e consciente para introduzir e ativar qualquer marca neste nicho”.

Instituto Serrapilheira financiará nove podcasts sobre ciência

Rodrigo Alves, do Vida de Jornalista, oferece oficina online sobre podcasts

O Instituto Serrapilheira selecionou nove criadores de podcast focados em ciência para um treinamento de três meses, além de um aporte de R$ 50 mil para a produção de uma temporada. Os projetos, todos em fase de produção, foram selecionados na chamada pública para podcasts do Instituto, que contemplou propostas com diferentes assuntos e formatos.

Entre setembro e novembro, os selecionados irão participar de um treinamento para aperfeiçoar suas propostas e melhorar suas capacidades técnicas. Esta etapa será conduzida por Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do Laboratório 37, empresa de comunicação que já produziu trabalhos para clientes como Globo e Spotify.

Conheça os escolhidos:

A Reinvenção da Natureza

Responsável: Nathalia Cariatti

Organização: NCF Produções (SP)

Podcast narrativo documental que vai debater as questões sociais que ganharam relevância com as técnicas da ciência reprodutiva, como inseminação artificial e fertilização in vitro. A ideia é discutir como a geração da vida humana tem passado pelo laboratório.

 

Caatingueira

Responsável: Pâmela Mariana Queiroz Santana

Organização: Centro Cultural do Cariri – Instituto Mirante (CE)

O podcast pretende abordar a tradição da medicina popular e as plantas da caatinga, cruzando questões de ciência, ancestralidade e cura. Além disso, o podcast trará histórias e outros aspectos do Cariri cearense, levando o público a conhecer melhor a cultura da região.

 

Meridianos

Responsável: Lara Carvalho

Organização: Lua de Maré Produções (BA)

Podcast de ficção que pretende usar contos para imaginar como possíveis catástrofes climáticas poderiam afetar a população e a cultura da Região Nordeste. O foco é promover um debate sobre meio ambiente e sociedade, levando os ouvintes a entenderem os efeitos do desrespeito à causa ambiental.

 

Sinal de Vida

Responsável: Lucas dos Santos Andrade

Organização: Alô, Ciência? (SP)

Trará os relatos e experiências de dois biólogos que buscam por rastros de espécies-foco da conservação da biodiversidade ao mesmo tempo em que aprendem mais sobre o trabalho de campo. O foco da primeira temporada será a coleta de dados da raia-chita nos mares que circundam o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em São Paulo.

 

Planetário

Responsável: Stela Nesrine Medrado

Organização: Todo Canto Produtora (SP)

Podcast de ficção destinado a ensinar astronomia para as crianças. O projeto contará as aventuras de Mizu, uma garota de 12 anos que viaja para outros planetas do sistema solar, onde aprende mais sobre ciência.

 

O mar não está pra peixe

Responsável: Herton Escobar

Organização: Jornal da USP (SP)

Irá detalhar os impactos causados pela ação humana nos ecossistemas marinhos, como pesca predatória, mudanças climáticas e outras. O programa mostrará a origem, as consequências e possíveis soluções para essas questões.

 

Os Caminhos de Niéde Guidon

Responsável: Kelly Spinelli

Organização: B9 Conteúdo e Mídia LTDA (SP)

Contará a história de Niéde Guidon, considerada uma das mais importantes arqueólogas brasileiras, a partir de uma expedição realizada em 2020 à Serra da Capivara, local que foi um dos principais campos de trabalho de Niéde. O projeto vai tratar das questões políticas e científicas que foram abordadas ao longo da carreira da arqueóloga, como falta de financiamento, negacionismo científico e outros.

 

Torpor

Responsável: Leonardo Aquino

Organização: Apneia Conteúdo (PE)

Podcast irá debater o consumo de opióides, analgésicos de grande potência que podem causar dependência física e psicológica. Com entrevistas, construções de cenas e outros recursos, os episódios jogarão luz sobre o tema e explicarão como o Brasil tem se preparado para lidar com a questão.

 

Axé das Plantas – Cura do corpo e da alma

Responsável: Victor Silva

Organização: Universidade Federal da Bahia (BA)

Podcast irá discutir os aspectos científicos e culturais das plantas usadas nas religiões de matriz africana, como Umbanda, Jarê, Ifá e Candomblé. A ideia é trazer um olhar científico para a comprovação dos benefícios medicinais dessas plantas no tratamento de doenças e males espirituais.

Presidente da CPMI do 8 de janeiro assina ato que censura jornalistas

Presidente da CPMI do 8 de janeiro assina ato que censura jornalistas
Presidente da CPMI do 8 de janeiro assina ato que censura jornalistas

O presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), assinou em 28/8 um ato que limita o acesso dos profissionais de imprensa que trabalham na cobertura da Comissão.

O texto impõe um credenciamento específico para jornalistas e fotógrafos, além do concedido pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados para comunicadores trabalharem nas casas legislativas. Além disso, proíbe os profissionais de capturar “imagens [na CPMI] de conteúdo privado de terceiros sem autorização”

De acordo com o ato, a imprensa não deve interferir nos trabalhos da CPMI ou divulgar informações privadas e confidenciais sobre a comissão sem autorização.

Maia também determinou que qualquer violação das regras sujeita o profissional a sanções, além de responsabilização civil e penal.

“Embora o direito à liberdade de expressão e seu corolário − consubstanciado na liberdade de imprensa − consistam em pilares do Estado Democrático de Direito, não há direito absoluto no ordenamento jurídico pátrio, de maneira que tal previsão deve ser sopesada com os direitos próprios da personalidade, como o direito à intimidade e proteção da vida privada”, declarou o deputado.

Em nota, o presidente da EBC, Hélio Doyle, afirma que a decisão viola o livre exercício da profissão e a liberdade de imprensa, pedindo que a medida seja revista.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) publicou carta aberta pedindo a revogação da medida. Também o Sindicato de Jornalistas do DF e a Fenaj repudiaram “veementemente a grave violação da Constituição e do exercício profissional da categoria imposta pela presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas do dia 8 de janeiro”.

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Aberje anuncia inauguração do Capítulo Amazônia

A Aberje voltará a ter o Capítulo Amazônia, com sede em Belém, que abrangerá os estados da Amazônia Legal. A iniciativa, que será formalizada no próximo dia 29/8, em evento das 11h às 14h, no Hotel Atrium Quinta de Pedras, na capital paraense, tem o apoio da agência Temple.

A entidade, que já teve um capítulo na região, em Manaus, de 2004 a 2014, conta atualmente com 35 associadas da Amazônia Legal, a maioria no Pará, razão da opção pelo estado para sediar o novo capítulo.

Interessados em participar da iniciativa devem entrar em contato com Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais da Aberje, pelo e-mail victor@aberje.com.br.

Prêmio Aberje

Ainda sobre a Aberje, a entidade divulgou na última semana o balanço da 49ª edição do Prêmio Aberje, que bateu o recorde histórico, com 375 trabalhos inscritos por 168 organizações, entre empresas e agências de comunicação, que concorrem às 18 categorias existentes. As cinco categorias mais concorridas são Público Interno, Multipúblicos, Evento, Sociedade e Diversidade e Inclusão.

Nos meses de setembro e outubro sairão os vencedores regionais, que, na sequência, participam do Painel de Cases, fazendo a defesa oral de seus projetos à banca de jurados do Prêmio, em uma apresentação aberta ao público geral. Os vencedores nacionais serão anunciados em novembro, durante a cerimônia de premiação.

Organizações lançam plataforma de monitoramento de informações sobre clima e meio ambiente

Organizações lançam plataforma de monitoramento de informações sobre clima e meio ambiente
Organizações lançam plataforma de monitoramento de informações sobre clima e meio ambiente

Agência Envolverde, Projeto Colabora, Eco Nordeste, InfoAmazonia, ((o)) Eco e Open Knowledge Brasil unem-se no projeto Diário do Clima, plataforma cujo objetivo é facilitar o acesso a informações oficiais de municípios brasileiros sobre clima e meio ambiente, contribuindo na produção de conteúdo sobre os temas.

O Diário do Clima é um dos oito projetos brasileiros selecionados pelo Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina. A plataforma proporcionará alertas de publicações de interesse dos usuários e a possibilidade de encomendar relatórios personalizados, com acesso aos dados e análise detalhada das decisões publicadas em diários oficiais. Também será possibilitada a filtragem dos dados a partir de temas importantes para questões ambientais.

“Grande parte dos municípios brasileiros não têm portais de transparência e de dados abertos, especialmente sobre meio ambiente, e o diário oficial acaba sendo a principal fonte de informação. Seria inviável fazer essa busca em cada um deles, pelas inúmeras barreiras de acesso”, explica Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, em comunicado à imprensa. “O Diário do Clima permite descobrir histórias que estão acontecendo ou acabaram de se tornar públicas, como editais, infrações ambientais, novas regras sobre o tema. É um celeiro de pautas a explorar”.

A gestão do Diário do Clima será feita por integrantes das seis plataformas. A ferramenta será lançada oficialmente nesta quinta-feira (31/8), durante o Coda Amazônia, em Belém.

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Roberta Catani é a nova diretora de Comunicação da Mastercard

Roberta Catani

Roberta Catani despediu-se da Johnson & Johnson − ou melhor, da Kenvue (a nova J&J Consumer) −, para assumir a Diretoria de Comunicação da Mastercard. Foram oito anos e dez meses de J&J e oito meses de Kenvue.

“Trabalhar na J&J me permitiu vivenciar uma empresa com valores éticos incomparáveis, produtos excepcionais e uma cultura de cuidado”, destacou a executiva em postagem de despedida em seu perfil no Linkedin. “No entanto, são as pessoas incríveis com quem tive a oportunidade de compartilhar meus dias que me são queridas. Durante minha passagem pela J&J, tive a oportunidade de liderar a comunicação no Brasil, estabelecer uma estrutura na América Latina e concluir esta jornada como parte do time global”.

Agora, na nova jornada na Mastercard, terá a missão de liderar as áreas de Comunicação Corporativa, Relações Públicas, Comunicação Interna e Eventos Corporativos, cultivando e fortalecendo ainda mais o relacionamento da companhia com a imprensa, influenciadores, funcionários e outros stakeholders. Vai se reportar à VP de Comunicação e Marketing Brasil Sarah Buchwitz.

Roberta Catani

“Para esta nova e emocionante fase da minha jornada profissional, estou absolutamente encantado com o próximo desafio! Terei a responsabilidade de assumir a função de supervisionar as Comunicações Corporativas, Relações Públicas, Comunicações Internas e Eventos Corporativos para cultivar e fortalecer ainda mais o relacionamento da Mastercard com a imprensa, influenciadores, funcionários e principais stakeholders no Brasil, avançando e salvaguardando a marca Mastercard”, concluiu.


E mais…

Centro Knight oferece curso gratuito sobre ChatGPT nas redações

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas lança no mês que vem o curso online e gratuito Como usar o ChatGPT e outras ferramentas de IA generativa em sua redação, que abordará o uso dessa Inteligência Artificial no jornalismo.

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (4/9), e o curso será realizado de 25 de setembro a 22 de outubro. O conteúdo será oferecido simultaneamente em português, inglês e espanhol. O link para as inscrições deve ser disponibilizado em journalismcourses.org no próximo mês.

Os instrutores do curso são Aimee Rinehart, gerente sênior de produtos de estratégia de IA da Local News AI da Associated Press; e Sil Hamilton, engenheiro de aprendizado de máquina e pesquisador residente de IA da organização jornalística Hacks/Hackers.

Ricardo Kertzman e Héverton Guimarães deixam a Itatiaia

Ricardo Kertzman e Heverton Guimaraes

O comentarista e colunista de política Ricardo Kertzman demitiu-se da Rádio Itatiaia, em que atuou por alguns meses, e seguiu para a Rádio 98. A informação é do portal Moon BH.

Ele tornou-se muito popular, principalmente no meio político, quando ainda escrevia uma coluna no Estado de Minas, e mandava em primeira mão para a Itatiaia as novidades do Atlético Mineiro, clube em que é um dos conselheiros.

Outro que saiu da Itatiaia foi o apresentador e comentarista esportivo Héverton Guimarães, depois de um ano de trabalho. Também de acordo com o portal Moon BH, Héverton disse sair muito feliz da emissora, uma vez que o presidente e seu vice garantiram que as portas estão abertas para o seu retorno, se um dia assim desejar. O novo projeto dele é digital, com a nacional da Band.

Antes de assinar com a Itatiaia, Héverton atuava na Band Minas, mas um desentendimento da emissora com a Rádio 98 culminou em sua saída.

Ricardo Kertzman e Heverton Guimaraes

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