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quinta-feira, dezembro 18, 2025

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Confira os vencedores do 42º Troféu Aceesp

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo anunciou os jornalistas e veículos vencedores da 42ª edição do Troféu Aceesp, que valoriza e reconhece o trabalho de excelência no jornalismo esportivo, em votação feita pela própria categoria.

Além das categorias tradicionais, o prêmio concederá três homenagens especiais: O Troféu Regiani Ritter a Denise Thomaz Bastos, por seu trabalho inspirador no segmento esportivo; o Troféu Ely Coimbra a Helvidio Mattos pela carreira de grade relevância; e o Troféu Honra ao Mérito a Castilho de Andrade e José Isaías, por seus mais de 50 anos de carreira no jornalismo de esportes.

A cerimônia de entrega dos prêmio será na próxima segunda-feira (15/12), a partir das 19h30, no Museu do Futebol, no Pacaembu. Os apresentadores serão Edu Elias, da ESPN, e Duda Gonçalves, da Record TV.

Confira a lista completa dos vencedores do 42º Troféu Aceesp:

 

TV (Aberta e fechada)

Narrador: Everaldo Marques (TV Globo/SporTV)

Comentarista: Maurício Noriega (Record TV)

Repórter: André Hernan (Prime e ESPN)

Apresentadora: Renata Fan (TV Bandeirantes)

 

Rádio

Narrador: Oscar Ulisses (Rádio CBN) e Ulisses Costa (Rádio Bandeirantes)

Comentarista: Raphael Prates (Rádio CBN)

Repórter: Alinne Fanelli (Rádio Bandnews FM ), Maurício Ferreira (Rádio Bandnews FM) e Rafael Esgrilis (Rádio Energia 97 FM)

Apresentador: João Paulo Cappellanes (Rádio Bandeirantes)

 

Mídia digital/Online

Melhor veículo: Voz do Esporte

Melhor profissional do ano: André Hernan (UOL)

 

Opinião – Mídia Escrita (Impressa ou Digital) 

Melhor colunista: PVC (UOL)

 

Interior

Rádio: Rádio CBN (Campinas)

TV: EPTV (Ribeirão Preto) e THATHI (Ribeirão Preto)

Jornal/site: Correio Popular (Campinas)

 

Litoral

Rádio: Rádio Caraguá FM

TV: TV Tribuna (Santos)

Jornal/site: Diário do Peixe

 

Ex-atletas

Melhor profissional do ano: Craque Neto (TV Bandeirantes)

 

Assessoria de Imprensa

Melhor profissional do ano: Don Roberto Costa (Portuguesa) e Vinícios Oliveira (Corinthians)

 

Destaques Esportivos do Ano

Feminino – Amanda Gutierres (Atacante do Palmeiras / Boston Legacy)

Masculino – João Fonseca (Tenista)

 

Melhores matérias escritas (Mídia Impressa ou Plataformas Online)

Beatriz Coelho Cesarini (UOL), com a reportagem ‘Minha rede não me pertence’: Os ataques sexuais às repórteres de futebol.

Guilherme Ramos e Gabriel Rodrigues (Trivela), com a reportagem ‘525 anos resistindo’ A história e os sonhos do menino que viralizou jogando com pinturas indígenas no corpo.

 

Melhor Imagem do Esporte em 2025

Ricardo Nogueira – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realiza a entrega do troféu ao time do Chelsea (ING), após a conquista da final do 1º Mundial de Clubes da FIFA, ocorrido nos EUA nos meses de junho e  julho de 2025.

 

Homenagens especiais

Denise Thomaz BastosTroféu Regiani Ritter

Helvidio MattosTroféu Ely Coimbra

Castilho de Andrade e José IsaíasTroféu Honra ao Mérito

 


Austrália inova, proibindo contas de crianças nas redes e pode inspirar o mundo

(Crédito: Miran Lesnik/Pixabay)

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Depois de ter sido o primeiro país a obrigar plataformas digitais a pagarem por conteúdo jornalístico, em 2021, a Austrália volta a assumir a dianteira em políticas para o ambiente digital.

Desde 10/12 está em vigor uma lei pioneira no mundo que proíbe crianças e adolescentes com menos de 16 anos de terem contas em redes sociais como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube e Snapchat.

A legislação australiana exige que essas plataformas excluam contas de menores e bloqueiem novos cadastros nessa faixa etária, sob pena de multas que podem chegar a US$ 25 milhões. Para isso, as empresas estão autorizadas a verificar a idade dos usuários com base em documentos oficiais, reconhecimento facial ou análise de comportamento – o que também levanta questões sobre privacidade.

Defendida pelo primeiro-ministro Anthony Albanese como uma das maiores mudanças sociais da história do país, a medida já inspira propostas semelhantes em países como França e Dinamarca. O Parlamento Europeu discute uma regulação geral que pode levar esse modelo a todo o bloco.

A aplicação da lei, porém, não será simples. Entre as brechas mais comuns estão o uso de VPNs, perfis falsos e até a permissão dos próprios pais para que os filhos burlem as regras, como mostram pesquisas. Críticos temem ainda que os jovens migrem para espaços digitais mais inseguros.

Mesmo com a oposição de gigantes como Meta, Google/YouTube e TikTok, a Austrália dá um passo decisivo na tentativa de limitar os danos das redes sociais sobre o público infanto-juvenil, que são admitidos até pelas plataformas. Eles incluem incentivo ao suicídio, bullying e agravamento de transtornos alimentares com base em corpos irreais e agora criados por ferramentas de IA, piorando o que já não era bom.

Leia a matéria completa em MediaTalks.


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TV Luso-Brasil vai ao ar para valorizar a língua portuguesa

Aline Castelo Branco (Crédito: LinkedIn)

Foi ao ar em novembro em Portugal a TV Luso-Brasil, iniciativa que visa a valorizar a língua portuguesa e unir falantes de Brasil, Portugal e África. Com sede em Parede, em Cascais, a ideia da iniciativa é reunir em um só lugar a comunidade dos países de língua portuguesa, por meio de uma programação com foco em empreendedorismo, cultura, entretenimento, marketing, imigração e turismo.

O projeto é tocado por Aline Castelo Branco, CEO e apresentadora, que tem mais de 15 anos de experiência em TV, com passagens por Record, RedeTV e TV Cultura; os sócios Jorge du Lomo, gerente técnico, e Mirian du Lomo, que atua na produção; e a diretora comercial Maria Carol, ex-Globo Internacional.

A TV Luso-Brasil estreia com dois programas: Entre Atlântico, talkshow descontraído de 40 minutos que entrevista políticos, empresários, celebridades e personalidades que fazem Portugal pulsar; e Cascais Life, programa 100% externo que mostra as maravilhas de Cascais, destacando os “protagonistas invisíveis”, as histórias por trás dos lugares, as curiosidades e os detalhes que tornam a cidade única.

Em 2026, a emissora pretende estrear o projeto Startup Luso: O Desafio, programa inspirado em outras atrações internacionais que selecionará 100 empreendedores de diferentes países que terão a oportunidade de apresentar seus projetos e solicitar apoio financeiro para uma bancada de investidores composta por empresários portugueses, brasileiros e africanos.

Confira a programação aqui.

Abracom lança Censo 2025 das agências de comunicação corporativa

Abracom lança Censo 2025 das agências de comunicação corporativa
Crédito: Sigmund/Unsplash

O consórcio formado pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e pelo Grupo Empresarial Gecom – com os portais Jornalistas&Cia e Mega Brasil – lança a terceira edição do Censo Brasileiro das Agências de Comunicação 2025. A pesquisa aponta para um total de 1.013 agências no País, a maioria concentrada na Região Sudeste e atendendo a clientes de diversos setores, com seus times compostos majoritariamente por mulheres.

“A partir dos dados do Censo, orientamos nossas prioridades, desenvolvemos programas de capacitação e propomos políticas de fortalecimento do setor, representando melhor os interesses das associadas”, afirma Fábio Santos, presidente da entidade.

Segundo o levantamento, realizado entre maio e junho de 2025 pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, sob a coordenação de Maurício Bandeira, o serviço mais procurado nas agências é o de assessoria de imprensa, que apareceu em 82,2% das respostas, seguido de gestão de mídias digitais e redes sociais (55,5%).

Apenas 12,7% das agências (38) atuam com alguma segmentação de atendimento, sendo o agronegócio foi o mais citado, seguido de saúde e tecnologia/TI/telecom. Quanto ao número de clientes atendidos por mês, 28,1% das agências apontaram a faixa entre 11 a 20.

Sobre a distribuição geográfica, 75% das agências se concentram na Região Sudeste, sendo a maioria (611) em São Paulo. A maioria (86%) das pesquisadas não possui filiais em outra cidade ou estado, enquanto 39 (13%) também operam em outras localidades.

Segundo Carina Almeida, diretora de Dados e Parâmetros de Mercado da Abracom e sócia-presidente da Textual Comunicação, “o Censo precisa acompanhar a evolução do nosso segmento e a agenda dos grandes temas da sociedade”.

Diversidade

O censo incluiu, nesta edição, um conjunto de perguntas sobre aspectos relativos à diversidade nas agências. Resultado da decisão estratégica da liderança da Abracom em criar a diretoria de Diversidade, Equidade e Inclusão para promover ações táticas sobre o tema e promover igualdade no setor. O objetivo foi traçar um perfil mais preciso relacionado também a aspectos raciais e etários dos colaboradores. Em relação à faixa etária destes, duas em cada três agências (66,9%) afirmaram já ter feito levantamentos a respeito. Os resultados mostraram que 63,5% dos tMichelerabalhadores estão na faixa que vai de 26 a 45 anos, e apenas 8,4% têm mais de 55 anos.

Segundo o estudo, apenas 33,4% das agências contam com políticas de DEI e 28,1% oferecem treinamentos e capacitações sobre o tema para seus colaboradores.

“DEI não é moda. Está dentro dos pilares do negócio e da geração de novas rendas”, afirma Michele Cruz, diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da associação. “Por isso, ampliar a pesquisa nesse sentido veio dessa inquietude, da necessidade de fazer uma radiografia para termos um retrato do nosso mercado e, a partir daí, auxiliar quem não tem a desenvolver seus trabalhos de Diversidade, Equidade e Inclusão. Não é sobre fazer por cota, mas por humanidade e nos qualificarmos sobre esse assunto”.

O e-book com um extrato do Censo Brasileiro das Agências de Comunicação 2025 está disponível para o mercado no site da Abracom por este link.

Araquém Alcântara lança obra-manifesto da beleza e do horror nas florestas brasileiras

O fotógrafo Araquém Alcântara comemora suas cinco décadas de trajetória com o lançamento de Araquém Alcântara: 50 anos de fotografia (Terra Brasil). Reunindo 220 imagens, em mais de 500 páginas, o livro sintetiza um percurso que começou em Santos, no litoral paulista, nos anos 1970, e atravessou florestas, rios e serras, em um projeto de vida dedicado à documentação e à defesa da natureza brasileira.

Primeiro fotógrafo a registrar todos os parques nacionais do Brasil, Araquém construiu um acervo com cerca de 500 mil imagens, que forma hoje um dos mais importantes patrimônios visuais da biodiversidade do País, desvendando a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, os Pampas, a Amazônia e seus povos. “Sou um artista de combate, cúmplice dos injustiçados. Minhas fotos são um canto de amor à natureza e ao povo brasileiro”, afirmou. (Com informações da Agência Envolverde)

Grupo Nexcom anuncia parceria com a Tamer Comunicação

Sérgio Tamer e Alcides Ferreira

A chegada da Tamer Comunicação ao Grupo Nexcom, anunciada no início desta semana em primeira mão pelo Brazil Journal, em reportagem de André Jankavski, é o quarto movimento de impacto da holding em 2025 (*). E, com ele, o Grupo Nexcom voltou a agitar o andar de cima do segmento das agências de comunicação, passando a estimar um faturamento superior a R$ 60 milhões, que poderá ascendê-lo ao time dos dez maiores do País, vindos de uma carteira com mais de 300 clientes e da atuação de quase 350 colaboradores (o faturamento da Tamer é da ordem de R$ 17 milhões; a agência conta com uma carteira de 65 clientes e um quadro de 60 funcionários).

Na entrevista ao Brazil Journal, Alcides Ferreira, sócio-diretor do Nexcom e cofundador da Fato Relevante, revelou que essa parceria é ainda um namoro, que poderá virar casamento em breve. Mas não abre detalhes da negociação financeira.

O release distribuído à imprensa informa que a Tamer Comunicação, agência com mais de 30 anos de vida, manterá sua autonomia na gestão e na governança do negócio, e se valerá das sinergias do ecossistema do Grupo Nexcom.

Nas palavras de Sergio Tamer, CEO da Tamer Comunicação, “compartilhamos visão de comunicação que combina propósito, estratégia e inovação. Essa parceria amplia a nossa missão de fazer com que cada marca seja reconhecida como autoridade em seu segmento e permanece sólida em seus valores como comprometimento, proatividade e foco em resultados sustentáveis”.

Sérgio Tamer e Alcides Ferreira

Velhos conhecidos dos tempos em que Alcides integrava a equipe de editores da Agência Estado e Sérgio era executivo da antiga BM&F (atual B3), eles pensam de forma muito parecida, como revelaram ao repórter André Jankavski, do Brazil Journal. Alcides afirmou que “PR virou um negócio de escala e de escopo. Para resolver o problema inteiro do cliente, você precisa ter prateleira de produtos, e uma agência pequena não consegue fazer isso”. Sérgio destacou as dores do crescimento. Disse que “a agência que fundou cresceu bastante nos últimos anos, mas que seria impossível ampliar seu escopo sem montar novas áreas, como dados, publicidade e mídia”.

Atualmente, o Grupo Nexcom é integrado pelas agências Fato Relevante, Charisma BI, Tridente.ag, Avenida, SP4, Conteúdo.Ink, It Comunicação, Zanatta Comunicação e, agora, Tamer Comunicação.

(*) Os três movimentos consolidados pelo Grupo Nexcom em 2025 foram:

  • Em junho, incorporação da Conteúdo.Ink (resultado da fusão das agências Conteúdo e Ink);
  • Em julho, incorporação da It Comunicação Integrada, de Brasília;
  • Em agosto, acordo operacional com a Zanatta Comunicação, de Mauro Zanatta, também de Brasília.

Leia também: Luiz Vassallo é o novo repórter especial do Estadão

Luiz Vassallo é o novo repórter especial do Estadão

Luiz Vassallo está de volta ao Estadão como repórter especial, após dois anos e meio no portal Metrópoles, na sucursal do site em São Paulo. Nesse período, teve grande destaque com a publicação da série de reportagens Farra do INSS, vencedora dos prêmios Latino-Americano de Jornalismo de Investigação (2025) e IREE de Economia e Negócios (2024). Em sua terceira passagem pelo jornal, atuará como repórter especial na editoria de Economia.

No LinkedIn, Luiz agradeceu pelo trabalho no Metrópoles: “Mostrei problemas sistêmicos do mercado financeiro, fraudes em licitações que levaram o Exército a romper contratos milionários, pagamento em dinheiro a filha de ministro do STJ, e, claro, a farra do INSS.
Esta última levou à deflagração da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, contra o maior esquema de fraudes da história da previdência social, em valores estimados de R$ 6,2 bilhões”.

No Estadão, ele começa a atuar na editoria de Economia já em janeiro do ano que vem, com flexibilidade para apurar outras histórias que sejam relevantes e de grande repercussão.

Jornalistas são agredidos durante protesto na Câmara dos Deputados

Cenas de truculência policial e autoritarismo marcaram na tarde desta terça-feira (9/12) os trabalhos na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entre as vítimas, diversos jornalistas que cobriam o protesto do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que, repetindo a ação ocorrida em agosto deste ano, quando parlamentares apoiadores de Jair Bolsonaro (PL-RJ) ocuparam por 48 horas a mesa diretora da Câmara pedindo a anistia do ex-presidente pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, também tomou o lugar do mandatário da casa, dessa vez em protesto à sessão que poderia resultar na cassação de seu mandato.

Após duas horas ocupando o espaço destinado a Hugo Motta (Rebuplicanos-PB), Braga foi retirado à força do local por policiais legislativos, mas antes que a ação ocorresse, os jornalistas que trabalhavam no Salão Verde foram empurrados com truculência para fora do local, em um caso em que as associações Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Nacional de Editores de Revistas (Aner) e Nacional de Jornais (ANJ) classificaram, em nota com junta, como “incompatível com a liberdade de imprensa”.

Durante a expulsão dos profissionais, alguns jornalistas chegaram a ser agredidos, entre eles os repórteres Ana Flor e Guilherme Balza, da GloboNews, e Carol Nogueira, do UOL, e a produtora Debora Cardoso, da Record TV. Além das agressões, o sinal da TV Câmara também foi cortado instantes antes de Braga ser retirado do local, limitando assim a transmissão da ação policial.

Retirada de jornalistas foi ordem de Hugo Motta

Guilherme Balza, que acompanhou de perto a confusão e foi inclusive um dos jornalistas agredidos, relatou para a GloboNews o que aconteceu. Ele conversou com Marcelo Guedes, chefe da Polícia Legislativa, que declarou que a decisão de esvaziar o plenário e expulsar os jornalistas do local partiu do próprio Hugo Motta.

Guedes explicou que a ideia era que, após ser retirado, Glauber Braga daria uma entrevista coletiva na parte externa, mas que os jornalistas estariam atrapalhando a saída do parlamentar. O chefe da Polícia Legislativa decidiu, portanto, retirar os profissionais de imprensa à força, sob orientação do próprio presidente da Câmara dos Deputados. Em seu perfil no X (ex-Twitter), Motta escreveu que determinou a “apuração de possíveis excessos em relação à cobertura da imprensa”.

Entidades repudiam ocorrido, pedem providências e convocam para ato na Câmara

Entidades defensoras da liberdade de imprensa repudiaram as agressões a jornalistas e pediram providências das autoridades. Como citado anteriormente, em nota conjunta, Abert, Aner e ANJ declararam que “o impedimento do trabalho de jornalistas e o corte de sinal da TV Câmara são incompatíveis com o exercício da liberdade de imprensa. Cobramos a apuração de responsabilidades para que tais práticas de intimidação não se repitam e que sejam preservados os princípios da Constituição Brasileira, que veda explicitamente a censura”.

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) descreveu o ocorrido como um episódio de “brutalidade”: “A TV Câmara teve seu sinal cortado às 17h34, mesmo horário em que os jornalistas começaram a ser retirados do plenário. As imagens da brutalidade, no entanto, foram registradas por outros parlamentares e outras pessoas que permaneceram no plenário e logo ganharam os principais portais noticiosos”.

Para a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Câmara dos Deputados viveu “cenas nunca vistas, nem nos piores tempos da ditadura militar. A ABI exige explicações do presidente da Câmara, Hugo Motta, e a sua responsabilização direta pelas agressões aos jornalistas, parlamentares e servidores, pelo desligamento do sinal da TV Câmara e pelo cerceamento do trabalho destes profissionais”.

A ABI, inclusive, anunciou nesta quarta-feira (10/12) que tomará três iniciativas jurídicas e institucionais contra Hugo Mota: Uma representação na Procuradoria Geral da República, por crime de responsabilidade pelo fato ocorrido no interior da Câmara de Deputados, com afetação ao direito à liberdade de imprensa e expressão; um informe-denúncia Internacional à Relatoria Especial de Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA; e uma representação na Comissão de Ética da Câmara de Deputados contra o Presidente Hugo Motta, por quebra de decoro parlamentar e infração disciplinar.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) descreveram como “extremamente grave o cerceamento ao trabalho da imprensa e à liberdade e ao direito de informação da população brasileira. Não podemos admitir que medidas autoritárias, que remontam às vividas em um período não tão distante durante a ditadura militar, sejam naturalizadas e se repitam em nosso Congresso Nacional – que deveria ser a Casa do povo e não de quem ataca os direitos da população. Seguimos atentos e acompanhando os desdobramentos desse lamentável e absurdo episódio”.

A Fenaj e o SJPDF convocaram a categoria para o ato Basta de Censura! Em defesa dos jornalistas e pela PEC do Diploma, nesta quarta-feira (10/12), a partir das 14h, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Segundo as entidades, o ato, que marca a abertura do 40° Congresso Nacional de Jornalistas da Fenaj, “ganha ainda maior relevância após os episódios de violência, sem precedentes, contra jornalistas ocorrido no Parlamento”.

Repercussão internacional

A confusão na Câmara dos Deputados estampou as páginas de diversos veículos internacionais, que destacaram não só as agressões e o caos instaurado, mas também o protesto de Glauber Braga e a aprovação do PL da Dosimetria, que pode reduzir as penas dos condenados pelos atos golpistas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O episódio foi repercutido nos jornais El País, do Uruguai; Swiss Info, da Suíça; Bloomberg, dos Estados Unidos; TN, da Argentina; e Le Parisien, da França.

Morre Ede Cury, assessora de Leonardo e outros artistas, aos 70 anos

Morre Ede Cury, assessora de Leonardo e outros artistas, aos 70 anos

Morreu nesta terça-feira (9/12) Ede Cury, assessora de imprensa do cantor sertanejo Leonardo, aos 70 anos, em São Paulo. Além de Leonardo, ela trabalhou também com outros nomes do entretenimento, como a apresentadora Ana Maria Braga, a ex-dançarina Carla Perez e o grupo Harmonia do Samba.

Ede iniciou a carreira no mundo da assessoria de imprensa nos anos 1990. Era filha de Rosvaldo Cury, um dos proprietários da gravadora Copacabana. Atuou por três décadas na assessoria de Leonardo. Começou a trabalhar com o cantor em 1993, cuidando também da carreira de Leandro, na dupla Leandro & Leonardo, atuando posteriormente na carreira solo de Leonardo. Esteve presente em momentos marcantes da vida do cantor, como a morte de Leandro e o acidente de carro de Pedro Leonardo, filho dele. Com seu trabalho, tornou-se uma das figuras mais respeitadas dos bastidores da música sertaneja.

Nas redes sociais, Leonardo publicou uma homenagem a Ede: “Minha querida Ede, você sabe o quanto foi importante na minha vida e do meu irmão Leandro. Segurou muitas broncas, cuidou de mim como filho, e da minha família como sua. Colheu minhas lágrimas nos momentos mais difíceis, sempre com uma palavra amiga. Obrigado por tudo Ede, foram mais de 25 anos de cumplicidade e fidelidade. Para sempre estará no meu coração”.

Galvão Bueno convida André Hernan para cobertura da Copa do Mundo no SBT/NSports

André Hernan fecha com a Amazon prime para Copa do Brasil e Brasileirão
André Hernan (Crédito: Instagram)

O narrador esportivo Galvão Bueno, que estará à frente da transmissão da Copa do Mundo no SBT/NSports, convidou André Hernan para integrar a equipe de reportagem do projeto nos jogos da seleção brasileira. A equipe de transmissão contará ainda com o repórter Mauro Naves. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo).

Segundo apurou o F5, para fazer parte do projeto, Hernan já conseguiu a liberação da ESPN, onde comanda o programa Fala a Fonte, e da Amazon, empresa na qual atua como repórter de jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil, ao lado de Galvão, inclusive. A assinatura do contrato, porém, ainda não ocorreu, mas deve ser realizada nos próximos dias.

Em relação aos comentaristas das transmissões, Galvão terá ao seu lado o ex-jogador Alexandre Pato, que já atua na função em jogos exibidos no SBT. Caio Ribeiro, da Globo, também recebeu uma proposta para atuar como comentarista no projeto, e está negociando com o SBT/NSports.

O SBT e a NSports, empresa da qual Galvão é um dos proprietários, firmaram uma parceria para a transmissão da Copa do Mundo. Serão ao todo 32 jogos exibidos pelos dois veículos, incluindo todas as partidas da Seleção Brasileira. Galvão, que narrou 13 edições consecutivas da Copa do Mundo, comandará a transmissão de todos os jogos do Brasil e vai narrar também outras partidas importantes da competição. Outro nome que fará parte do projeto é Tiago Leifert, que também vai narrar jogos importantes e estará à frente de programas especiais que debaterão os principais resultados do torneio.

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