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quarta-feira, dezembro 10, 2025

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SBT News anuncia time de analistas políticos e econômicos

SBT News, novo canal de notícias do Grupo Silvio Santos, estreia em 15 de dezembro

O SBT News, novo canal do Grupo Silvio Santos que estreia em 15/12, anunciou os profissionais que farão parte de sua equipe de analistas e comentaristas políticos e econômicos.

Diretamente de Brasília, estarão alocados Anita Prado, Cezar Feitosa, Eduardo Gayer, Iander Porcela, Marcela Mattos, Ranier Bragon e Victoria Abel. Guilherme Seto atuará na sede em São Paulo Renato Machado, fará comentários diretamente de Genebra, na Suíça. Eles se unem à equipe já composta por importantes nomes do jornalismo, como Celso FreitasLeandro MagalhãesRaquel LandimAmanda KleinBasília RodriguesSidney RezendeRoberta Russo, Nathalia Fruet Lucio SturmCamila Mattoso, ex-Folha de S.Paulo, será a diretora de redação do novo canal.

Vale lembrar que, no começo do mês, o SBT News anunciou mais contratações para sua equipe de jornalismo: Larissa Alves, ex-Bandeirantes, e Luara Castilho, que até então atuava na TV Vanguarda, afiliada da Globo no interior paulista.

Novo prêmio internacional de fotografia científica abre inscrições

Novo prêmio internacional de fotografia científica abre inscrições
Crédito: Melissa Bradley/Unsplash

Estão abertas até 15 de fevereiro de 2026 as inscrições para a primeira edição do Through Southern Lenses: Science in Focus, prêmio internacional de fotografia que valoriza trabalhos com foco na ciência. A iniciativa, fruto da parceria entre a Fundação Conrado Wessel (FCW) e a Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS), terá como tema principal Geleiras e Desertos.

Podem se inscrever fotógrafos de países do Sul Global com trabalhos feitos de forma individual ou em grupo. O prêmio concederá US$ 20 mil ao ensaio fotográfico, com dez imagens originais, que melhor represente o tema da edição. A ideia é que as fotografias inscritas representem os impactos das mudanças climáticas, com foco no derretimento de geleiras e expansão de deserto, e como a emergência climática afeta ecossistemas e comunidades.

O objetivo do prêmio é valorizar e reconhecer a fotografia como instrumento para aproximar o público da ciência. Para Marcelo Knobel, diretor-executivo da TWAS, “a iniciativa reconhece a fotografia como um meio poderoso de inspirar o interesse público pela ciência, fortalecendo a conexão entre ciência e sociedade por meio de narrativas visuais acessíveis e envolventes”.

Não serão aceitas imagens produzidas por meio de Inteligência Artificial. Em caso de participação em grupo, o valor da premiação será entregue a um representante designado. Confira o regulamento e inscreva-se aqui.

Igor Jatobá é o novo editor da Automotive Business

Igor Jatobá
Igor Jatobá

Em reestruturação após a saída, há dois meses, da editora-chefe Giovanna Riato, agora no Jornal do Carro/Estadão, a Automotive Business segue reforçando a sua equipe. Sob os cuidados da head de Comunicação Thais Aleixo, a publicação ganhou na última semana o reforço do editor digital Igor Jatobá. Ele se junta ao time de editores, que já conta com Fernando Miragaya (Produto) e Bruno de Oliveira (Negócios).

Pernambucano radicado desde 2018 em São Paulo, Igor, além de jornalista, é advogado e tem larga experiência em projetos culturais e comunicação digital, tendo ao longo de sua carreira passado por Sesc, onde cuidava da produção de conteúdo para as redes sociais e portal, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Sudene. Ele atende pelos 11-96317-6115 e [email protected].

Site Hall of Shame oficializa cruzada de Trump contra imprensa em meio a críticas da própria base MAGA

(Crédito: Chinasa Nworu)

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Quando parecia impossível se surpreender com os ataques de Donald Trump à imprensa independente e crítica de seu governo, a Casa Branca deu em 1º/12 um novo passo lançando o site Hall of Shame.

É uma alusão irônica aos populares Halls of Fame, criados para homenagear pessoas com contribuições positivas em suas áreas. No universo político de Trump, porém, o Hall of Shame tem objetivo oposto: listar veículos e jornalistas acusados de divulgar fake news, segundo critérios da própria Casa Branca.

A iniciativa, apresentada como um esforço pela defesa da verdade, foi imediatamente interpretada como uma tentativa de intimidação e deslegitimação da mídia crítica. A prática de acusar reportagens desfavoráveis de serem falsas – comum no discurso do presidente – agora se transforma em política pública com alvos nomeados.

Entre os primeiros estão CBS News, The Boston Globe e o britânico The Independent, cuja inclusão provocou reação do outro lado do Atlântico. O jornal denunciou o ataque à liberdade de imprensa e reafirmou seu compromisso com o jornalismo crítico. Trump anda de mal com a mídia britânica, com a ameaça de exigir 1 bilhão da BBC em compensação pela edição de seu discurso no dia da invasão do Capitólio que sequer foi exibida nos EUA.

O gesto de Trump ocorre em um momento em que enfrenta críticas até mesmo de antigos aliados, como a parlamentar Marjorie Taylor-Greene, que deixou a base trumpista (e o posto de congressista) atirando contra o ex-presidente e seus rumos políticos.

E, segundo uma análise recente do projeto Media Matters for America, parte da imprensa conservadora “MAGA”, que historicamente o apoiava, começa a romper o silêncio e adotar posturas críticas.

O site Hall of Shame pode parecer folclórico, mas pode ser útil  para manter mobilizada uma base disposta a aceitar a versão Trump dos fatos. As pesquisas e as eleições legislativas de meio de mandato, marcadas para novembro de 2026, dirão o efeito dessa estratégia.

Leia a matéria completa sobre o site Hall of Shame em MediaTalks.

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Esta semana em MediaTalks

Fúria online: Dicionário Oxford elege rage bait” como Palavra do Ano em 2025. Leia mais

Dublagem automática por IA de vídeo com Luis Navarro no Instagram vira alerta sobre rumos da mídia digital (por Flávia Vígio, especial para MediaTalks). Leia mais

Ficando para trás na corrida pela liderança em IA, Apple troca chefia de sua divisão de inteligência artificial em meio a críticas e atrasos no projeto Apple Intelligence. Leia mais

Morre Fernando Hossepian, aos 60 anos

Morreu na quarta-feira (3/12) Fernando Hossepian, aos 60 anos, por problemas de saúde. Ele trabalhou no Estadão por quase 40 anos. O velório e sepultamento foram realizados em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Hossepian teve ao todo três passagens pelo Estadão. Na primeira, cujo início foi em 1985, na antiga OESP Gráfica, atuou como liberador. Três anos mais tarde, foi transferido para a S.A. O Estado de S. Paulo como revisor. Posteriormente, foi promovido a chefe de seção, função que exerceu até 2003. Deixou o Estadão e retornou ao jornal um ano mais tarde, em 2004, como diagramador no Jornal da Tarde, onde permaneceu até 2012. E em 2013, iniciou sua terceira e última passagem pelo jornal, como analista de sistemas editoriais sênior, cargo que exerceu até seu falecimento.

Em texto publicado em homenagem ao jornalista, o Estadão o descreveu como “sereno, gentil e extremamente colaborativo”.

Fabrizio Leonardo passa a VP executivo na Weber Shandwick

Fabrizio Leonardo está de cargo novo na Weber Shandwick. A agência anunciou a promoção dele a vice-presidente executivo e a líder da Weber Advisory, braço estratégico para consultoria de alto nível, com expertise em reputação corporativa, gestão de crises, engajamento de stakeholders e inteligência de mercado.

Fabrizio é jornalista e mestre em gestão e políticas pela Fundação Getulio Vargas. Está há 10 anos na Weber Shandwick e desde janeiro de 2020 ocupava a posição de VP sênior da prática Corporativa.

Jatobá faz história com entrega de 55 troféus e recordes de inscrições, organizações e público

Prêmio Jatobá PR 2024 bate recorde de inscrições e de participação

O Renaissance viveu em 1º de dezembro uma noite apontada como memorável pela maioria dos presentes à cerimônia de entrega do Prêmio Jatobá PR 2025. Com recorde de público, o que levou os organizadores a abrir uma ala extra para os quase 500 participantes, a premiação foi transmitida ao vivo pelo YouTube, de forma inédita, em dois idiomas, consolidando o perfil latino-americano, reforçado adicionalmente com a criação de cinco categorias exclusivas para cases da América Hispânica.

Com equipe própria, integrada por quatro profissionais, a cobertura da premiação ouviu todos os vencedores, colocando-os em linha direta com o público que acompanhou as transmissões ao vivo pelos canais no YouTube, transmissões, aliás, que estão disponíveis em streaming.

A edição 2025 do Prêmio Latino-Americano de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá recebeu 344 inscrições, 175 das quais classificadas para a final, assinadas por 37 Grandes Agências, 55 Agências-Butique e 70 Organizações Empresariais ou Públicas.

As Agências-Butique classificaram 49 trabalhos para a final; as Grandes Agências, 52; as Organizações Empresariais ou Públicas, 55; América Hispânica, 13; e a categoria independente COP30, 4.

Os cases com as maiores médias em cada região, e que não venceram nas categorias gerais, compuseram as shortlists de Cases Regionais do Ano – foram 24 os trabalhos classificados para a disputa dos cinco troféus de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Ao final da premiação foram anunciados os Cases do Ano e Organizações do Ano nas quatro verticais da premiação, totalizando oito troféus especiais.

Confira os vencedores da edição 2025 do Prêmio Jatobá PR.

Confira os vencedores do 2º Prêmio Ibá de Jornalismo

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) anunciou os trabalhos vencedores da segunda edição do Prêmio Ibá de Jornalismo, que estimula e valoriza a cobertura jornalística do setor de árvores cultivadas para fins industriais e de restauração.

Na categoria Texto, o vencedor foi Leandro Fidelis, do Conexão Safra, com a reportagem Do pinus ao pixel, o futuro sustentável que brota no Sul do Brasil. O texto aborda a atuação de Paraná e Rio Grande do Sul no uso de tecnologia para preservação ambiental e transformação da silvicultura.

Em Vídeo, a vencedora foi a reportagem Pinus – O tesouro verde do Paraná, da Rede Massa, realizada por Adriana Justi, Angela Rosa, Rhuan Cachel, Valdir Bezerra, Bruno Romualdo, Paulo Sérgio, Giulia Lopes e Ana Paula Ribeiro, sobre a importância das florestas de pinus do Paraná como matéria-prima de casas e produtos do dia a dia.

E em Veículo Setorizado, o troféu foi para a reportagem Sustentabilidade na indústria de painéis de madeira, assinada por Thiago Rodrigo, da revista Móbile Fornecedores. O texto aborda a importância de práticas sustentáveis na produção de painéis de madeira, desde a extração, passando pela fabricação, até o produto acabado.

Último mês de inscrições para o 4º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade

Estão abertas até 14 de janeiro de 2026 as inscrições para o 4º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, organizado pelo Instituto MOL, que reconhece e valoriza trabalhos
jornalísticos com propósito social, empatia e diversidade.

Podem participar comunicadores que tenham publicado trabalhos jornalísticos entre 1º de janeiro de 2025 e 14 de janeiro de 2026, data de encerramento das inscrições. Os trabalhos serão avaliados nas categorias Jornalismo Tradicional, Jornalismo Comunitário e Jornalista em Formação. Serão aceitos projetos nos formatos de texto, áudio, vídeo e fotojornalismo. Trabalhos multimídia só poderão ser inscritos na categoria de Jornalismo Comunitário.

Nesta edição, a grande novidade é o Troféu Helaine Martins, uma homenagem à jornalista carioca falecida em 2021, criadora do projeto Entreviste Um Negro e referência nacional na luta por um jornalismo antirracista.

Inscreva-se aqui.

Morreu Edgard Catoira, de grandes revistas

Edgard Catoira morreu em 28/11, aos 81 anos. O velório ocorreu no mesmo dia, no crematório e cemitério da Penitência, no Caju. Deixou viúva, dois filhos e quatro netos. Foi casado por mais de 50 anos com a também jornalista Lu Catoira, que fez carreira no jornalismo de moda. Era avô do jornalista Victor Irajá, ex-Veja e hoje na CNN Brasil.

Edgard Catoira

Paulistano, cursou o Instituto Mackenzie. Em 1968, a convite de Mino Carta, seu cunhado, participou da primeira equipe da Veja. Desta passagem, o obituário publicado na Veja recorda a noite da notícia da morte de Vladimir Herzog, em 1975, quando Carta e inúmeros outros amigos reuniram-se em torno de Catoira. “Eu não quero que minha casa vire um aparelho. Não sei o quanto aguento sob tortura”, disse para proteger os filhos, então crianças muito pequenas.

Anos depois, assumiu a sucursal da revista em Salvador, onde conheceu Lu, sua mulher. Chegou ao Rio para implantar a sucursal da Abril. Escreveu o livro Jardim Botânico do Rio de Janeiro, editado em 1992. Voltou a trabalhar com Mino na CartaCapital, fundada em 1994. Mais tarde, passou por secretarias Municipais do Rio. Foi diretor e conselheiro da ABI nas gestões de Maurício Azedo.

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