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quinta-feira, julho 3, 2025

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O adeus ao “Professor” Ruy Carlos Ostermann

Ruy Carlos Ostermann

O jornalismo esportivo do Rio Grande do Sul perdeu uma de suas grande referências. Morreu em 27/6, aos 90 anos, Ruy Carlos Ostermann. O “Professor”, como era conhecido, estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, desde maio após contrair dengue e sofrer complicações causadas pela doença.

Natural de São Leopoldo, Ruy nasceu em 26 de setembro de 1934. Foi comentarista reconhecido com passagens pela Rádio Gaúcha e Rádio Guaíba. Começou a carreira como cronista na Folha da Manhã e Folha da Tarde, na Companhia Jornalística Caldas Júnior, em 1962. Em 1978, foi para a Gaúcha para chefiar o departamento de esportes da emissora.

Ostermann foi participante e depois âncora do Sala de Redação, tradicional programa de debate da Rádio Gaúcha, por 33 anos. O Professor também foi um escritor marcante e autor do livro Felipão, a Alma do Penta, sobre o técnico da conquista da Copa do Mundo de 2002. Esteve na cobertura de 13 Copas do Mundo, entre 1966 e 2014.

Formado em Filosofia, também teve uma carreira na licenciatura e chegou a lecionar em escolas e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi deputado estadual por dois mandatos (em 1982 e 1986), além de secretário de Ciência e Tecnologia e de Educação, no governo Pedro Simon. Em 2022, foi eleito patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Teve uma biografia publicada em 2024, escrita pelo jornalista Carlos Guimarães.

(* Com informações do GE RS)

Aos Fatos recebe prêmio internacional por checagens em tempo real nas eleições de 2024

Aos Fatos recebe prêmio internacional por checagens em tempo real nas eleições de 2024
Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

A International Fact-Checking Network (IFCN) anunciou na quinta-feira (26/6) os vencedores do Global Fact Awards, premiação que reconhece e valoriza trabalhos jornalísticos de checagem de fatos e combate à desinformação. Aos Fatos, agência de checagem brasileira, foi uma das premiadas.

Os vencedores do prêmio foram anunciados no 12º Global Fact, evento organizado pelo IFCN que reúne checadores de todo o mundo, no Rio de Janeiro. Aos Fatos recebeu o prêmio na categoria Impacto por seu trabalho de combate à desinformação e checagem em tempo real de declarações de candidatos à Prefeitura de São Paulo em 2024.

Nas eleições municipais de São Paulo no ano passado, Aos Fatos checou em tempo real as falas de candidatos em programas como o Roda Viva, da TV Cultura, e em podcasts de grande audiência como Flow e Inteligência Ltda. O trabalho de Aos Fatos possibilitou que informações fossem contestadas ao vivo, no caso do Roda Viva. No caso dos podcasts, links com as checagens foram disponibilizados na descrição dos vídeos para que os eleitores pudessem verificar as mentiras e verdades ditas pelos candidatos.

Foi justamente graças à este trabalho que Aos Fatos conseguiu desmentir, em cerca de uma hora, o laudo médico falso que o então candidato Pablo Marçal apresentou contra o concorrente Guilherme Boulos. O documento forjado, que alegava que Boulos havia sido internado por uso de drogas, foi exibido na antevéspera do primeiro turno das eleições, no podcast Inteligência Ltda. Cerca de uma hora depois, Aos Fatos foi o primeiro veículo a publicar que o laudo em questão tinha indícios de falsificação, com erros no número de RG de Boulos e no nome da clínica.

Além de Aos Fatos, também foram premiados a agência Tempo, da Indonésia, em Formato Criativo; FactChequeado, comunidade de veículos em espanhol contra a desinformação nos Estados Unidos, na categoria Colaboração; e a Agence France-Presse, que recebeu o Prêmio Padrão de Ouro.

Exame tem novidades na equipe e cria regional em Florianópolis

Exame tem novidades na equipe e cria regional em Florianópolis

A revista Exame anunciou recentemente uma série de mudanças em sua equipe. Uma é a saída da repórter Raquel Brandão Inácio, que atuava na editoria Invest, sobre mercado financeiro e investimentos, após três anos de casa. Ela assinou com o Invest News. Antes, trabalhou como repórter do Estadão e do Valor Econômico.

Quem chega à publicação é o repórter Mitchel Diniz, que ficará responsável pela cobertura de Negócios e Finanças. Antes, trabalhou em Valor Econômico, Folha de S.Paulo, GloboNews e InfoMoney.

Exame também está ampliando sua cobertura, com a criação de uma regional em Florianópolis, que será responsável pelos principais assuntos de negócios e economia no Sul do País. Ela ficará sob a responsabilidade de Rafael Martini, que atuava como diretor de comunicação do Tribunal de Contas de Santa Catarina e antes passou por Grupo RBS, NSC Total e Diário Catarinense. Rafael vai se reportar diretamente a Lucas Amorim, diretor de Redação da Exame.

Digital News Report 2025: direita avança no Twitter/X sob Musk e influência global da rede segue alta apesar de críticas

Elon Musk no comício do partido AID, da Alemanha (Crédito: Reprodução/YouTube)

Por Luciana Gurgel

Contrariando as apostas em um esvaziamento após o êxodo de jornalistas, celebridades e empresas insatisfeitas com as transformações no X (antigo Twitter) sob Elon Musk, a plataforma não recuou em número de usuários e ainda elevou a quantidade dos que a acessam para se informar.

Luciana Gurgel

No entanto, o perfil ideológico mudou. Antes da aquisição por Musk, em 2022, os usuários do Twitter eram majoritariamente de perfil progressista. Desde então a audiência de pessoas de direita aumentou em vários países, incluindo no Brasil.

Os dados são Digital News Report 2025 do Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo, da Universidade de Oxford, divulgado na semana passada em Londres.

O estudo anual investiga o comportamento no consumo de notícias em 48 países por meio de pesquisas locais sob rigorosa metodologia acadêmica.

Os dados mostram também que o uso de X para notícias é estável ou crescente em muitos mercados, com as maiores elevações nos Estados Unidos (+8 pontos), Austrália (+6) e Polônia (+6).

“Desde que Elon Musk assumiu a plataforma em 2022, muito mais pessoas de direita, principalmente homens jovens, se reuniram na rede, enquanto uma parte do público de inclinação progressista saiu ou a está usando com menos frequência”, diz Nic Newman, autor principal do estudo.

Redes rivais como Threads, Bluesky e Mastodon estão causando pouco impacto globalmente, com alcance de 2% ou menos para notícias.

A transformação do perfil dos usuários do Twitter foi analisada em 12 dos países pesquisados, e cresceu 50% em média. Nos EUA ela triplicou, e no Reino Unido dobrou.

Elon Musk no comício do partido AID, da Alemanha (Crédito: Reprodução/YouTube)

Leia a matéria completa em MediaTalks.


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Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, confirma presença no 20º Congresso da Abraji

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, confirma presença no 20º Congresso da Abraji
Marina Silva (Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizará, de 10 a 13 de julho, a 20ª edição de seu Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A entidade confirmou a presença de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, no evento. Ela será keynote speaker (palestrante especialista) em uma das principais trilhas do congresso, que abordará a COP30 e o meio ambiente.

A ideia é fazer uma integração e reunir jornalistas de diferentes partes do mundo para debater as mudanças climáticas. Adriana Garcia, secretária executiva da Abraji, explicou que as bolsas que a entidade fornece para profissionais indígenas e que moram na Amazônia, além da presença de jornalistas estrangeiros de diferentes países, possibilitarão um cenário diverso de comunicadores, de um lado aqueles que vivem diariamente as mudanças climáticas na região Amazônica, e, do outro, repórteres de clima de fora do País, todos unidos em um só lugar e evento para debater justamente o clima e a COP30. Jornalistas de tradicionais veículos estrangeiros, como The Guardian e El País, estão entre os convidados do congresso.

Outra novidade é que, a partir desta quarta-feira (25/6), as pessoas que já compraram ingresso para o evento poderão fazer a pré-reserva de seus lugares nas palestras mais concorridas do congresso. Nesta 20ª edição, a Abraji anunciou que terá mais de dois mil presentes, entre jornalistas, estudantes de jornalismo e interessados por temas da comunicação.

Katia Brembatti (crédito: LinkedIn)

Além da trilha com foco nas mudanças climáticas e na COP30, o evento terá debates, palestras e atividades sobre inteligência artificial. Além disso, haverá uma mesa especial sobre jornalismo e cinema, com a presença de Marcelo Rubens Paiva, Fábio Gusmão e Juliana Dal Piva, autores, respectivamente, das seguintes obras: Ainda Estou Aqui, Vitória e Crime sem Castigo: Como os Militares Mataram Rubens Paiva. Os palestrantes falarão sobre os desafios de transformar reportagens de fôlego em narrativas cinematográficas. Antes da mesa, haverá sessão de autógrafos.

“O Congresso da Abraji chega à sua 20ª edição mostrando que o espírito do jornalismo está forte, olhando para o passado, analisando o presente e apontando as tendências para o futuro”, afirmou Katia Brembatti, presidente da entidade. “A Abraji segue firme no seu propósito de ajudar a formar os melhores repórteres do Brasil”.

Confira a programação e inscreva-se aqui.

Ajor abre inscrições para projeto de formação para veículos da Amazônia Legal e Matopiba

Abraji e Transparência Brasil levarão 12 jornalistas da Amazônia Legal para o 20º Congresso em SP
Crédito: Vlad Hilitanu/Unsplash

A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) abriu inscrições para o Laboratório de Experimentação, Jornalismo Local e Cobertura Socioambiental, projeto de formação voltado para organizações da Amazônia Legal e da região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A ideia da iniciativa é ajudar esses veículos a desenvolverem e fortalecerem suas audiências e sua cobertura socioambiental. As inscrições vão até 4/7.

Serão selecionadas de 8 a 10 organizações. Os escolhidos terão acesso a seminários formativos e oficinais sobre cobertura socioambiental e desenvolvimento de audiência, e terão também apoio de mentores. Tais atividades terão início em agosto e seguirão até novembro. Cada organização receberá uma bolsa de R$ 5 mil para a produção de reportagens com temas socioambientais.

Para fazer a inscrição, é necessário que a organização tenha foco em coberturas socioambientais e esteja localizada em municípios da Amazônia Legal e Matopiba. Além disso, serão priorizadas as organizações que atuem em ou com comunidades locais, indígenas, quilombolas e/ou ribeirinhas, e que sejam geridas ou fundadas por mulheres e tenham sido premiadas ou contempladas com editais, prêmios e outras oportunidades ao longo dos últimos cinco anos.

A Ajor vai priorizar organizações associadas a ela, mas caso sobrem vagas, elas serão disponibilizadas para organizações que estejam em processo de associação ou que tenham intenção de se associar.

Mais informações e inscrições aqui.

Editora Abril estreia canal de tevê Veja+

Editora Abril estreia canal de tevê Veja+

Em celebração aos seus 75 anos, a Editora Abril lançou nesta quarta-feira (25/6) o Veja+, canal gratuito de tevê disponível para Samsung TV Plus, site vejamais.abril.com.br e por aplicativo próprio.

Para comandar o projeto foi contratado o diretor de audiovisual Rodrigo Hornhardt, que teve passagens por diversas emissoras como CNN, SBT e Globo. O grupo investiu ainda em dois estúdios próprios, que serão utilizados inicialmente para atrações gravadas, e em breve passará a contar também com transmissões ao vivo.

Além do conteúdo da Veja, com temas sobre política, economia e sociedade, Veja+ apresentará atrações e notícias das 22 marcas da Abril, como Quatro Rodas, Comer & Beber, Claudia, Você RH e Capricho. A proposta é aumentar a conexão com o público e levar ao telespectador programas de variedades, esportes, saúde, cultura e análises políticas, entre outros.

“O canal Veja+ é a materialização da força das nossas marcas editoriais em um novo formato, no momento em que o consumo de conteúdo por vídeo nunca foi tão alto”, destacou Mauricio Lima, CEO da Editora Abril.

ABCPública: “Antes de falar em crises, que tal falarmos sobre risco de reputação?”

O trabalho do Comunicador com frequência fica tomado pelos “incêndios”. Pequenos ou grandes, ambos afetam a reputação e a credibilidade de seu trabalho e da sua organização. Por isso mesmo, ferramentas adequadas para lidar com situações de crise se tornam cada vez mais necessárias, pesquisadas e difundidas.

Que tal falar em gestão de reputação antes de falar em crise? Foi com esse mote que ferramentas para combater desinformação, modelos de prevenção de riscos e formas de atuação reativa em casos foram debatidos no Seminário Gestão de Riscos e Reputação, neste dia 25 de junho, em uma realização da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) com apoio do Capítulo Aberje Brasília.

O evento online contou com duas apresentações, com abordagens distintas, sobre gestão de riscos e crise em comunicação pública.  O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada, Antonio Lassance, apresentou uma ferramenta inédita de prospecção de cenários futuros que tem por objetivo identificar possíveis riscos e ameaças que comprometem a reputação da Administração Pública. E o diretor do capítulo Aberje Brasília, Giovanni Nobile, que também é gerente da gestão de risco de reputação no Banco do Brasil, argumentou sobre o valor da reputação como um ativo intangível para as empresas, além de contar sobre boas práticas e experiências no BB.

Armando Medeiros, vice-presidente de Coordenação Regional da ABCPública, afirma que há muito debate sobre crises, mas considera que o fundamento anterior da gestão de crises é a construção da reputação. “Construir reputação depende da mitigação de riscos e da capacidade ativa de detectar, hoje, os indícios das desagradáveis surpresas de amanhã. Os palestrantes trouxeram muitos insights para os comunicadores públicos com esta visão diária de identificar problemas, defender e aprimorar a reputação de empresas públicas e administração pública”, considera Medeiros, que coordena todas as diretorias regionais da ABC Pública no país.

“Desinformação e crises são produzidas em escala industrial atualmente. Se não houver legislação legitimada pela sociedade para impedir que a pessoa tenha sua reputação jogada no esgoto, não vamos poder proteger pessoas e organizações em relação à espiral de desinformação”, comentou Antônio Lassance, pesquisador do IPEA.

Giovanni Nobile, gerente de Risco de Reputação no BB e Diretor do Capítulo Aberje Brasília, comentou que a gestão do Risco de Reputação combina ações preventivas e reativas. “É importante ter uma estrutura preparada para agir nos dois momentos. Se no lado preventivo, o foco está em antecipar tendências de crises corporativas (realizando estudos estratégicos, mapear megatendências, simular cenários, revisar processos, monitorar percepções e indicadores, além de promover uma cultura de gestão de riscos); no campo reativo, a atuação entra em cena quando algo acontece, sendo o momento de consultar intervenientes especializados sobre o tema elacionado, consolidar informações e acionar estratégias de comunicação para mitigar impactos e proteger a imagem institucional”, disse. “O BB traduz esses princípios em verbos de gestão: identificar, avaliar, controlar, reportar, mensurar, mitigar, monitorar e aprimorar”, complementou. Além disso, contar com boas práticas de mercado para ter aprendizados é sempre saudável para a comunicação das empresas.

A vice-presidente de Comunicação da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), Lília Gomes de Menezes, lembrou que “gerenciar bem informações estratégicas é levar, no momento exato, o que de fato importa para auxiliar os gestores na tomada decisão”. “As exposições dos convidados Giovanni e Lassance estão recheadas de dicas úteis para os ABCPúbliquers”, afirmou, destacando que a apresentação estará disponível no canal da ABCPública no Youtube.

Quer saber mais sobre a atuação da ABCPública? Acesse nossas redes sociais e o nosso site e venha ser um ABCPúbliquer você também.

Guilherme Amado lança Amado Mundo, canal que une jornalismo e entretenimento

Guilherme Amado (Crédito: Amado Mundo/YouTube

Estreou nesta quarta-feira (25/6) o Amado Mundo, canal no YouTube com uma série de programas que abordarão temas como política, negócios e cultura. Idealizado por Guilherme Amado, o projeto tem na sua equipe cerca de 25 profissionais entre jornalistas, criadores de conteúdo e publicitários.

Fazem parte do time a diretora-executiva Yvna Sousa (ex-Valor Econômico e ex-TV Globo), o diretor audiovisual Luís Gustavo Ferraz (premiado diretor e roteirista de cinema) e a diretora comercial Bárbara Guimarães (há 20 anos no mercado publicitário). Também integram a equipe as jornalistas Beatriz Bulla e Raquel Cozer, que apresentarão programas no canal, além de Caio Barretto Briso (ex-O Globo e The Guardian) e Gabriela Ferreira (ex-Globonews), que atuarão na produção e nos bastidores dos programas.

“O Amado Mundo tem o objetivo de gerar conversas que apontem para um mundo melhor. É uma combinação entre o mundo do jornalismo e dos criadores de conteúdo para passarmos longe do pessimismo fatalista ou daquela arrogância que muitas vezes o jornalismo tradicional projeta”, declarou Guilherme Amado, em vídeo de introdução publicado no canal.

O Amado Mundo tem ao todo nove programas. Entre eles: Lisboa Connection, programa de entrevistas com personalidades no eixo Brasil-Europa, comandado por Amado e Paulo Dalla Nora Macedo; Notas de Rodapé, com Raquel Cozer, que discutirá questões da atualidade a partir de um livro diferente a cada episódio; Tech Tech Tech, comandado por Fabro Steibel, sobre as novidades do momento na tecnologia. Além disso, o canal terá programas sobre entretenimento, humor e culinária, com a escritora Eliana Alves, a humorista Claudia Campolina e a chef de cozinha Bel Coelho.

A estreia do Amado Mundo foi com uma edição especial do programa Matinal, comandado por Guilherme Amado e Beatriz Bulla, colunista do UOL e apresentadora da RedeTV!. O programa será apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira.

Conteúdo e Ink anunciam fusão e integração com o grupo Nexcom

Claudio Sá, Roberta Montanaro e Raul Fagundes Neto; sentado, Alcides Ferreira

As agências Conteúdo e Ink anunciaram a fusão de seus negócios, dando origem à ConteúdoInk, que já nasce com 70 clientes, 62 funcionários e um faturamento estimado de R$ 15 milhões para este ano, o que a posiciona entre as 30 maiores do mercado de comunicação corporativa do País, tendo por base o Ranking das Agências do Anuário da Comunicação Corporativa.

O acordo também inclui a integração da nova agência à holding Nexcom, criada há quatro anos, que abriga as agências Fato Relevante, Tridente.ag, Avenida, SP4 e a empresa de tecnologia Charisma. Com a entrada da ConteúdoInk, o Nexcom atinge uma receita total de R$ 60 milhões e mais de 200 clientes.

A Conteúdo foi fundada em 2001 por Claudio Sá e Roberta Montanari. Ao longo de quase duas décadas e meia, atuou com predominância em segmentos como saúde, farma, seguros, indústria, beleza, serviços, legal, representação setorial, instituições culturais e fundações. A Ink nasceu em 2004 por iniciativa de Raul Fagundes Neto e especializou-se em áreas como tecnologia da informação, telecomunicações, franquias, varejo, finanças, consumo e serviços.

Claudio Sá, Roberta Montanaro e Raul Fagundes Neto; sentado, Alcides Ferreira

“A fusão combina a força de duas agências reconhecidas pela alta capacidade de fidelização de clientes, com projetos de 20 anos de casa, e pela expertise em reposicionar líderes de mercado que apresentam baixa visibilidade de marca”, diz Sá. “Fazemos comunicação de resultados, com atendimento personalizado, e isso é uma característica fundamental que nos levou a esta fusão e, também, ao acordo com o grupo Nexcom, reconhecido por entregas diferenciadas”.

Para Fagundes Neto, o movimento é mais do que uma união de agências: “O mercado de comunicação vem mudando rapidamente e de forma radical. Nossa proposta é unir todo conhecimento e especialização que temos em construção de reputação com uma abordagem digital, orientada a dados e estratégia multiplataforma para alcançar públicos estratégicos, estejam eles na mídia tradicional, nas redes sociais, em conteúdos proprietários, mecanismos de busca ou ferramentas de IA generativa”. Roberta destaca que “a fusão permitirá atingir objetivos comuns, como o de expandir o acesso a novos mercados e talentos”.

Alcides Ferreira, sócio-diretor da Fato Relevante e fundador da holding Nexcom, afirma que a fusão cria uma nova força de comunicação integrada dentro da organização: “A união demonstra a solidez do grupo e reforça nossa estratégia de nos posicionarmos como um consolidador do mercado”.

A nova agência, que tem em seu portfólio empresas como Fundação Itaú, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Page Group, Marsh MacLennan, Mercer, Museu do Ipiranga, Schmersal, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), Conselho Regional de Contabilidade SP, Taco Bell, Mundo Verde, Topper, Havanna, Lojas Quero-Quero e RSM, será liderada pelos sócios Claudio Sá, Roberta Montanari e Raul Fagundes Neto.

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