A Associação Médica do Rio Grande do Sul anunciou os vencedores do Prêmio Amrigs de Jornalismo 2025. Apesar de ser uma iniciativa organizada por uma instituição local, a premiação destacou trabalhos produzidos em todo o Brasil que se adequassem ao tema Desafios da Medicina: Formação, Inovação e Fake News.
Dentre os vencedores, estão dois trabalhos produzidos por jornalistas gaúchos. Jonathan Heckler, da Zero Hora, faturou o prêmio na categoria Fotojornalismo com uma imagem da inauguração de um novo laboratório de biossegurança na UFRGS; e na categoria Rádio a primeira colocação ficou com Rodrigo D’Avila, da Rádio Comunitária FM, de Frederico Westphalen, com a reportagem Medicina no Feed: O uso adequado das redes sociais por médicos.
Os demais prêmios foram para Pedro Nakamura Scharlau, da Veja Saúde, que conquistou o primeiro lugar em Jornal/Revista com a matéria A febre dos hormônios; em Mídia Online, o destaque foi Karyne Lane Alves Gomes, de O Povo+, pelo especial Entre flores e temores: a vida com Parkinson; e em Televisão, Flávia Peixoto Cardoso de Barros, da TV Brasil, levou o troféu com a matéria AVC, cada minuto importa.
Já está disponível em livrarias físicas e digitais Mude o conceito – Quando inovar não era opção, novo livro de Jô Mazzarolo (www.jomazzarolo.com.br). A obra reúne dezenas de trabalhos e ações implantados nos 23 anos da autora como diretora de Jornalismo da Globo Nordeste, no Recife. Para a produção do livro, Jô debruçou-se sobre suas histórias durante três anos, procurando ser fiel ao conceito adotado logo na chegada a Pernambuco: “Se não proíbe, permite”.
“Comecei esse trabalho com diálogo, mostrando a importância da união. Sempre acreditei que mudanças culturais são gradativas − e que o entendimento e o engajamento só nascem com conversa franca”, escreve ela.
A notícia não surpreende em um país onde a monarquia resiste firme, mas é preocupante para a sociedade e para o jornalismo: a nova edição do relatório anual Elitist Britain (Grã-Bretanha Elitista) mostrou que a parcela mais influente da mídia do país permanece “altamente não representativa” da população geral.
Feito pela ONG de mobilidade social The Sutton Trust, o estudo analisa o perfil educacional de profissionais que atuam em atividades diversas, como política, funcionalismo público, corporações, esportes e entretenimento.
O levantamento mostrou que metade dos colunistas da imprensa (sobre todos os assuntos) e 47% dos colunistas políticos receberam educação básica particular, e 20% deles se formaram em “Oxbridge” (Oxford ou Cambridge), taxas mais altas do que a média da população.
Os podcasters, adicionados pela primeira vez, espelharam a mídia tradicional − lembrando que muitos são também colunistas e jornalistas da grande mídia.
No entanto, a situação muda no grupo de influenciadores e criadores de conteúdo, também analisados pela primeira vez. Apenas 18% deles frequentaram escolas particulares, enquanto pouco mais da metade tem nível universário.
Mais do que o fato de atuarem em plataformas digitais − coisa que colunistas tradicionais hoje também fazem −, a identidade maior do público com os criadores pode explicar por que se tornaram tão relevantes, dividindo cada vez mais o espaço com o jornalismo em confiança e em audiência.
Os dados do Digital News Report 2025, do Instituto Reuters, apontam que a confiança no noticiário (categoria que engloba principalmente os grandes veículos) caiu de 51% para 35% em dez anos, o que tem se refletido em redução do alcance.
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A plataforma, disponível no YouTube, contará com três programas por semana, às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 18 horas. Neles, os apresentadores analisarão os principais fatos do setor automotivo e receberão convidados para entrevistas exclusivas. “Nossa missão é analisar os fatos como eles são, mostrando não apenas o que aconteceu, mas principalmente por que aconteceu e seus desdobramentos”, informa a descrição da página. “A coruja está em nossa marca por ser um símbolo de independência e sabedoria, estar sempre atenta e enxergar além do óbvio mesmo em cenários obscuros”.
Alice de Souza (Crédito: Kai Kong/Deutsche Welle Brasil)
A ESET, empresa especializada em segurança digital, anunciou os vencedores da 17ª edição do Prêmio ESET de Jornalismo em Segurança da Informação, que reconhece os melhores trabalhos jornalísticos sobre o tema na América Latina.
Na região Brasil, a vencedora foi Alice de Souza, da Deutsche Welle Brasil, com a matéria Com DDI falso, golpistas fingem ser brasileiros no exterior, que mostra como criminosos utilizam táticas de engenharia social para enganar vítimas com números telefônicos falsificados, em esquema de fraude internacional.
Antes da Deutsche Welle Brasil, Alice trabalhou nos jornais Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio e na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Venceu outros importantes prêmios na carreira, como Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, SIGMA Awards e One World Media. Especializada em direitos humanos, foi eleita em três ocasiões como repórter +Premiada da região Nordeste, em ranking promovido pelo Jornalistas&Cia.
O Grande Prêmio ESET de Jornalismo foi entregue para Victor Valles Mata, do México, pelo trabalho Secuestro Artificial, publicado no portal N+. Em Imprensa Escrita, o vencedor foi Adrián Zúñiga Rivero, da Costa Rica, com o artigo Empresas cibercriminales azotan Costa Rica: estafas crecieron 668% en 4 años con apenas un puñado de condenas, publicado no Semanario Universidad. Na categoria Imprensa Digital, os vencedores foram Thomas Mejía López, Natalia Bedoya Alcaraz, Antonia Bedoya Zuluaga, Valeria Acosta Velásquez e Paula Pérez Cádernas, da Colômbia, com a reportagem A cinco clics, publicada no Periferia Prensa Alternativa. E em Imprensa Multimídia, o prêmio foi para Carolina Cárcamo Herrera, do Chile, com o especial Bancoestado: El Megafraude, veiculado pelo Mega Noticias.
Vladimir Herzog (Crédito: Instituto Vladimir Herzog)
Jornalistas&Cia vai se somar às homenagens à memória de Vladimir Herzog, pela passagem dos 50 anos de seu assassinato no DOI-Codi de São Paulo, com um especial relembrando os acontecimentos e trazendo o depoimento de personalidades que viveram aqueles tristes momentos do apogeu da ditadura militar no Brasil.
Carlos Carvalho, ex-presidente executivo da Abracom − e que, em jornadas anteriores, integrou a equipe de comunicação da Prefeitura de São Paulo na gestão da prefeita Luiza Erundina (1989-1992), e produziu vídeos e documentários sobre os movimentos sociais da periferia da zona Leste de São Paulo nos anos 1980, além de ser coautor do blog Lombada Quadrada, dedicado à literatura −, aceitou o convite para liderar o especial, que circulará em 24 de outubro, véspera do aniversário da morte de Vladimir Herzog e da celebração que acontecerá na Igreja da Sé, como aconteceu 50 anos atrás, no culto ecumênico que reuniu líderes políticos e religiosos e milhares de pessoas.
O Prêmio IREE de Jornalismo abriu as inscrições para sua sexta edição. Serão eleitos os vencedores em três categorias: Prêmio IREE de Jornalismo, cujo vencedor receberá R$ 50 mil; Prêmio de Jornalismo – Política, para o qual estão reservados R$ 30 mil; e Prêmio IREE de Jornalismo – Economia e Negócios, que também oferece R$ 30 mil. As reportagens ou séries de reportagens podem ser inscritas até 15 de novembro no site https://iree.org.br/jornalismo/. O regulamento do concurso está disponível no mesmo endereço.
Ricardo Kotscho
Além dessas categorias, o Prêmio IREE de Jornalismo celebrará dois dos nomes mais admirados da profissão. Ricardo Kotscho receberá o Prêmio pelo conjunto de sua obra. Em 60 anos de carreira, ele apontou caminhos para a reportagem e o texto, que hoje são estudados e seguidos pelas novas gerações. Multipremiado, Kotscho contribuiu de forma relevante com a democracia e a liberdade de expressão no País. Nas edições anteriores, essa honraria foi entregue a Elio Gaspari, Fernando Gabeira, Orlando Brito (in memoriam), Evandro Teixeira e Ruy Castro.
O Prêmio IREE de Jornalismo também homenageará o trabalho de Fausto Macedo. Um dos mais respeitados repórteres de política em atuação no País, com mais de 50 anos carreira e referência absoluta em assuntos relacionados à Justiça, Fausto Macedo transmitiu conhecimento e princípios para gerações de jornalistas que hoje contribuem com o nosso ofício. Ele é a Personalidade de Destaque do 6º Prêmio IREE de Jornalismo. Nas edições anteriores, essa distinção coube a Reinaldo Azevedo, Patrícia Campos Mello, Jamil Chade, Vera Magalhães, Renata Lo Prete e Mônica Bergamo.
Fausto Macedo
O Prêmio IREE de Jornalismo foi criado em 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19 e por uma alarmante escalada de agressões à imprensa. Preocupado com esses ataques, o Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) instituiu o concurso para contribuir com a liberdade de informação e de expressão.
A organização do Prêmio IREE de Jornalismo celebra sua sexta edição como uma prova de comprometimento com esses valores. O êxito e a longevidade do prêmio se devem à excelência das comissões julgadoras que elegem os ganhadores de cada ano. Todas foram formadas por profissionais que admirados por suas carreiras e reputação irretocável. Neste ano, o júri será composto por Adriana Dias Lopes, Cíntia Acayaba, Fabio Leite, Graciliano Rocha e Murilo Rodrigues Alves.
O incentivo ao jornalismo é uma das prioridades do IREE, fundado em 2016 para estimular o diálogo entre os setores público e privado. Em seus nove anos, o IREE criou um Centro de Memória Brasileira, um Centro de Memória do Jornalismo, o Kope, entidade de ensino à distância com 30 cursos, participou da edição de uma dezena de livros e promoveu cerca de mil eventos com a participação de 1.500 palestrantes. Em 2024 e 2025, organizou o Seminário Internacional de Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, principal evento do país sobre o tema.
O Grupo Silvio Santos anunciou que o SBT News, novo canal de notícias com programação 24 horas por dia, estreia em 15 de dezembro. O projeto, voltado ao jornalismo, será multiplataforma e terá uma programação ininterrupta, disponível nas principais operadoras, no YouTube e nos canais fast de TVs inteligentes.
Antes da estreia oficial do canal, o Grupo Silvio Santos promoverá em 11 de dezembro um grande evento de lançamento nos estúdios do SBT, no Complexo Anhanguera, em São Paulo. A implementação do novo canal é liderada por por Daniela Abravanel Beyruti, presidente do SBT.
Fazem parte do SBT News renomados nomes do jornalismo brasileiro, como Basília Rodrigues, recentemente eleita a +Admirada Jornalista do Centro-Oeste em eleição promovida por Jornalistas&Cia, ex-rádio CBN e CNN Brasil. Ela fará parte do time de analistas de política do novo canal e já tem uma coluna de informações no site SBT News. Além disso, faz participações em outros programas do Grupo Silvio Santos, como o SBT Brasil, do SBT.
Além de Basília, farão parte do projeto Amanda Klein, apresentadora ex-RedeTV, Bandeirantes e Jovem Pan que foi contratada nesta semana; e Sidney Rezende, ex-Globo e CNN Brasil e que chegou ao SBT em agosto, será comentarista e apresentador de alguns programas, diretamente do Rio de Janeiro.
Termina nesta sexta-feira (17/10) o segundo turno do prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. Em sua décima edição, a eleição apontará os TOP 50 +Admirados Jornalistas do Ano e os TOP 3 nas categorias Agência de Notícias, Áudio, Canal de Vídeo, Jornal, Programa de TV, Revista e Site/Portal.
Nessa etapa, os eleitores podem selecionar, do 1º ao 5º colocado, seus favoritos em cada categoria. Cada posição renderá uma pontuação, seguindo a ordem de 100 pontos para o 1º colocado, 80 para o 2º, 65 para o 3º, 55 para o 4º e 50 para o 5º. A participação é simples: basta acessar o link da votação, preencher um breve cadastro e registrar as indicações.
A votação também servirá como base para apontar os TOP 10 +Admirados Jornalistas do Ano e os vencedores das categorias temáticas, que serão anunciados na cerimônia de premiação, marcada para 24 de novembro, em São Paulo.
Nesta edição comemorativa, o Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças conta com patrocínio de APqC, BTG Pactual, CNseg, Deloitte, Febraban e Grupo Nexcom; apoio de Honda, Press Manager e Portal dos Jornalistas; além do apoio institucional do IBRI e apoio de divulgação da 2Live.
Maria Carolina Abe, após uma rápida passagem pela Seu Dinheiro, chegou ao Money Times para assumir o posto de editora-chefe. Antes, foi editora executiva da Época Negócios, editora-chefe do CNN Brasil Business, editora de Economia do UOL e passou por Brazil Journal, Folha e Estadão.
Formada pela ECA-USP, Abe tem MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas pela B3. Em suas redes sociais, ela destacou alguns projetos que o Money Times fará a partir do ano que vem, incluindo ao menos seis eventos físicos que oferecerão conteúdo, networking e interação entre investidores e players do mercado. Vale lembrar que, em 2026, o Money Times completa 10 anos de existência.