A história desta semana é novamente uma colaboração de Moacir Assunção (moacir_filho@ig.com.br), professor da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, e repórter freelancer. Um pedaço de papel Foi impossível não lembrar, quando do recente incêndio da Favela do Moinho, na região central de São Paulo, em 22 de dezembro do ano passado, no qual morreram duas pessoas, de tantos outros que cobri no período, lá pelo meio dos anos 90, em que fui repórter de Cidades do extinto Diário Popular (hoje Diário de S.Paulo). Este é, como se sabe, um problema recorrente e muito sério em São Paulo. O detalhe que mudou a história é o que ocorreu ao fazer uma dessas coberturas e que ampliou muito a minha visão do jornalismo. Ainda um jovem repórter em início de carreira, fui mais uma vez falar com um grupo de antigos moradores de uma favela sob a ponte da Vila Maria, ?alojados? precariamente em um espaço cultural do Conjunto Habitacional José Bonifácio, em Itaquera, extremo Leste de São Paulo. Descia do carro da reportagem, quando alguém gritou meu nome e disse: ?Moacir, você veio, eu tinha certeza de que você vinha ajudar a gente. O pessoal do Estadão e da Folha não adianta chamar que eles não vêm de jeito nenhum, mas vocês do Diário aparecem sempre?. Me virei e fiquei frente a frente com um senhor mulato, de aspecto simples, traços nordestinos e cabelos grisalhos, que me tratou como se me conhecesse havia muito tempo. Perguntei: o senhor me conhece? Ele respondeu: ?Claro, fui eu que liguei lá no jornal para pedir para você vir aqui, falar com a gente. Eu tinha certeza de que você ia aparecer?. Dito isso, pegou na carteira um pedaço amarrotado de papel, com as letras quase desaparecendo sob as manchas da tinta da caneta, no qual estavam meus nome e telefone. Era um pedaço do bloquinho de reportagem no qual havia marcado meus dados numa ocasião anterior em que estivera no mesmo lugar. Ao ver o papel, fiquei emocionado e tive que me segurar para não chorar: aquele homem e seus vizinhos acreditavam em mim e no jornal e criam que éramos capazes de fazer algo por eles.Um mero nome num pedaço de papel podia ajudar a mudar a vida. E a situação era muito complicada, realmente. Os flagelados, que haviam sido retirados da favela porque ela pegou fogo, o que causou dez mortes, foram levados inicialmente para uma área ao lado da atual estação de trem José Bonifácio, na época acampamento de trabalhadores de uma empreiteira. Lá, por incrível que possa parecer, houve outro incêndio, que matou três pessoas. Depois dessa nova tragédia, foram levados para o tal espaço cultural na região central do conjunto habitacional. Parece que a morte e o descaso percorriam a trilha daquelas pessoas, pobres e miseráveis, que já não sabiam o que fazer para sobreviver. Fui ver como era o novo local e pude constatar que era mesmo caótica a situação daquelas pessoas. Em cada pequeno espaço úmido daquele lugar viviam, amontoadas, dezenas de homens, mulheres e crianças, com roupas penduradas em varais improvisados, praticamente sem móveis, com pouca comida e uma assistência para lá de deficiente da Prefeitura. O senhor, cujo nome não me lembro mais, era uma espécie de líder daquela comunidade e me acompanhou na visita e na conversa com os personagens que estavam lá. Fiz, depois, uma matéria indignada, cumprindo um papel misto de jornalista e cidadão, para mostrar a difícil situação que aquelas pessoas enfrentavam, em meio a ratos, baratas e outros bichos, mesmo depois de tantas atribulações que haviam vivido. Tudo, claro, foi documentado pelo repórter fotográfico que me acompanhava. Naturalmente, não saiu nada nos jornais concorrentes, mas a minha matéria teve boa repercussão nas rádios e dois dias depois saiu algo nos outros veículos diários. Pressionada, a Prefeitura resolveu, dias mais tarde, retirar aquelas pessoas dali e arrumar outro lugar com um mínimo de dignidade para elas se instalarem. Considerei isso uma vitória não minha, mas daquelas pessoas que viviam em situação tão difícil e, mais ainda, daquele senhor que chamou a reportagem, com muita esperança de que a gente pudesse fazer algo. O que percebi dessa história é que, realmente, em muitas situações, o jornalismo e os jornalistas podem ajudar as pessoas. Podem fazer diferença na vida delas e, concretamente, fazer algo pelos mais humildes, função que deveria ser precípua ao verdadeiro jornalismo. Posso assegurar que aquela conversa rápida com aquele homem valeu mais do que qualquer prêmio que pudesse ter ganhado, a exemplo dos mais prestigiados, como o Esso (brinco que já ganhei muito prêmio Texaco, por que é preciso ter ?xaco? para ler o que escrevo). Nenhum deles chegaria aos pés daquele que ?ganhei? naquele dia e que me fez amar mais ainda o trabalho do repórter, lembrando sempre, como disse alguém, que há um poeta na alma de cada repórter. Enfim, aquele Diário Popular fazia um jornalismo popular de verdade, simples, mas sem apelação, ao contrário do também extinto Notícias Populares, o famoso espreme-sai-sangue, com o qual ficávamos chateados de sermos comparados. Sob o comando, inicialmente, de Angélica Neri e depois de José Luiz Longo, trabalhava gente da qualidade de Montserrat Bevilacqua, Odete Machado, Robson Luquêsi, Alessandra Pereira, Ana Paiva, Marici Capitelli, Daiane Cardoso, Dimas Marques, Fábio Diamante e tantos outros, agora reunidos num grupo do Facebook. Era uma turma que trabalhava para valer e gostava do que fazia. O jornal tinha, sem dúvida, o melhor clima entre aqueles em que já atuei em São Paulo e o pessoal fazia questão de se ajudar, mantendo até o hábito de viajar juntos nos fins de semana. Sentíamos, de fato, como se fôssemos uma família. Isso, é claro, repercutia no resultado prático das coberturas. Nos casos de grandes eventos como greves, manifestações e tragédias naturais, em geral batíamos, com facilidade, as equipes dos jornalões Estadão (onde fui trabalhar na sequência) e Folha. Aliás, o Diário era referência fortíssima em Cidades, Polícia e Esportes. Os rivais dominavam a política e a economia, mas quando se tratava de São Paulo, em geral a equipe fazia bonito e não perdia para ninguém. Uma vez, em uma dessas delegacias quase fora do mapa, no extremo da Zona Sul, um delegado me contou algo surpreendente, que não sei nem se a diretoria do jornal chegou a saber: todo dia ele tinha de comprar dois exemplares do Diário para que os presos lessem. Se não o fizesse, me confidenciou, ?a cadeia virava?, ou seja, haveria rebelião na certa. É que o jornal publicava, diariamente, na editoria de Polícia ? que também contava com repórteres do porte de Josmar Josino, Gilberto Lobato, Renato Savarese e Samarone Lima ? notinhas sobre a prisão ou fuga de marginais. Os presos queriam saber quem ?caiu?, ou seja, foi detido, e quem conseguiu escapar da cadeia, como se fosse uma coluna social da criminalidade. Para mim, foi surpreendente descobrir que a leitura de um jornal era capaz de evitar uma rebelião. Uma vez, convidei uma namorada, professora do Estado, para ir a um aniversário de colega no Mutamba, bar um tanto quanto desleixado, ao lado da redação, que dizíamos ser uma ?sucursal? do jornal. Ela não quis ir, inicialmente, e me disse a razão: ?Não tenho roupa para essa festa?. Surpreso, disse que ela não conhecia os jornalistas do Diário. Quando chegou lá, a moça se surpreendeu ao constatar que os jornalistas, tão desleixados e desencanados quanto o lugar, ?pareciam professores?. Ela se sentiu em casa, o que talvez não ocorresse se fosse uma festa dos coleguinhas dos jornais mais ?chiques?, com repórteres de classe média alta, em bares da moda. Nos anos 50, havia um ditado segundo o qual as pessoas diziam: ?Ai, que saudades do tempo do Getúlio Vargas, em que a gente tinha saudade do tempo do general Dutra?. Essa citação popular significa dizer que a gente tem uma tendência de ter saudade de um passado, de forma muitas vezes, impensada, sem lembrar que naquela época lembrávamos de outra mais antiga ainda. Ou seja, nem sempre vale a pena chorar pelo passado. Sem dúvida, entretanto, o Diário no qual trabalhei ? e foi uma grande escola de jornalismo para mim e para tantos outros jovens repórteres ? era um grande jornal, cheio de repórteres humildes que, no entanto, faziam um trabalho de alta qualidade. São Paulo perdeu muito quando a nova administração das Organizações Globo comprou o jornal do ex-governador Orestes Quércia e o transformou em algo que lembrava O Globo, mas não era, e tinha a pretensão de concorrer diretamente com Folha e Estadão, em vez dos seus ?primos pobres? Folha da Tarde (atual Agora) e Jornal da Tarde, com os quais disputávamos espaços nas bancas e nos corações dos paulistanos. O atual Diário de S.Paulo, agora propriedade do grupo J.Hawilla, que o comprou do Globo, guarda mais relações com o jornal do mesmo nome feito quando ainda pertencia às Organizações Globo do que com o centenário Diário Popular e seu logotipo de letras góticas. É uma pena, São Paulo, a mais importante metrópole da América Latina, merecia uma publicação diária com a qualidade do jornal extinto. Bem, mas como se diz, águas passadas não movem moinhos.
Após fim da Mit FM, Fernando Solano acerta com a Mitsubishi
Com o fim das operações da Mit FM no início do mês, Fernando Solano (11-5694-2789 / 9276-1770 e fernandosolano@mmcb.com.br) deixou o Grupo Bandeirantes, onde era diretor de Conteúdo da rádio e âncora na BandNews FM, e assumiu a Coordenação de Imprensa na Mitsubishi Motors. Vai cuidar das áreas Institucional, de Produtos e Competições. Mesmo atuando em redações, Solano sempre esteve muito próximo da marca, já que participou de coberturas de campeonatos de rali e vela, além de ter acompanhado suas conquistas no Rally Dakar e no Rally dos Sertões. Sua equipe na Mitsubishi conta com Thiago Padovanni e Caio Martins (Produtos e Institucional) e Giorgia Torello (Ralis e Vela). Em paralelo a seu trabalho na área corporativa, Solano prepara um programa para a BandNews FM, que poderá estrear em abril. “Saí do jornalismo diário, mas a ideia é fazer algo na linha de entrevistas”, diz.
Vaivém das redações!
Confira as mudanças que agitaram nos últimos dias as redações de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Ceará: São PauloNewton Galvão assumiu no início do mês a liderança da área de Relações Governamentais e Institucionais da farmacêutica norte-americana Eli Lilly. Ele foi anteriormente da Syngenta e passou pela Comunicação de empresas como GE, Kraft Foods, e Multibrás (Whirpool). Seus novos contatos são junior_antonio_newton_galvao_cesar@lilly.com (temporário) e 11-2144-5096. A Comunicação Corporativa na Lilly é liderada por Marcella Barbosa (m.barbosa@lilly.com e 5053). Camila Fusco (camila@fb.com) deixou a Folha de S.Paulo, onde cobria assuntos ligados a tecnologia, redes sociais e empreendedorismo digital, na editoria Mercado, e começou como gerente de Comunicação do Facebook no Brasil. Formada em Comunicação Social pela PUC-SP com especializações em Marketing Digital e Comunicação (ESPM e UC Berkeley), ela teve passagens por iG, IDG Now, Computerworld e Exame. A CDN responde pelo atendimento à imprensa do Facebook no Brasil desde 2010, com direção de Carla Franco, coordenação de Leticia Suzuki e atendimento de Luciana Ferreira e Patricia Monteiro (11-3643-2706 / 2825 ou facebook@cdn.com.br).Jamir Kinoshita, em parceria com outros profissionais, atua desde fevereiro com consultoria de imagem, gestão e soluções de comunicação, posicionamento de marca e definição de estratégias para públicos-alvo. Professor universitário, teve passagens por Câmara Municipal de São Paulo, Ex-Libris, Assembleia Legislativa, S/A e Prefeitura de Guarulhos. Seus contatos são contato@ateb.com.br e 11-9905-1396.Estreou nesta 2ª.feira (12/3) o novo SBT São Paulo (ver J&Cia 836), com edição executiva de Fabiano Falsi e apresentação de Karyn Bravo e Joyce Ribeiro. Os três repórteres contratados são Marcelo Carrião, Daniela Paixão e Márcio Gontijo, que saiu da Band no recente corte em esportes. Rita Lisauskas ? que havia se afastado da bancada do RedeTV News em janeiro por criticar no Facebook o atraso de salários ? tem colaborado como freelancer com o SBT Repórter.Ligia Guimarães deixou o G1, em que atuava como repórter de Economia desde a criação do portal, em 2006, e começou como editora-assistente de Brasil no site do Valor Econômico. Seus novos contatos são ligia.guimaraes@valor.com.br e 11-3767-1194.Na sucursal de O Globo, saíram os repórteres de Brasil Leila Swan e Donizete Costa, substituídos por Thiago Herdy e Gustavo Uribe. Leila estava na sucursal desde março de 2010, vinda da Nacional da sucursal de Brasília, onde era repórter. Thiago chega de Belo Horizonte, onde desde outubro de 2010 era correspondente do jornal, com passagem anterior pelo Estado de Minas. Uribe era repórter da Agência Estado havia três anos. Também deixou a sucursal o repórter de Economia Wagner Gomes, depois de 13 anos de casa, ainda sem substituto definido. Com passagens anteriores por Folha da Tarde e Gazeta Mercantil, entre outros, ele atende pelos wagnerbgomes@gmail.com e 11-9907-0013.Deixaram o escritório da BBC Brasil em São Paulo o editor-executivo Caio Quero e o repórter Rafael Spuldar. O primeiro, substituído interinamente por Maurício Moraes, vai fazer mestrado em Nova York, de onde será colaborador, mas sem vínculos. Para o lugar de Spuldar, que seguiu para a Thomson-Reuters, chegou Jefferson Puff, ex-Folha de S.Paulo. Ainda por lá, as produtoras Paula Adamo Idoeta e Camilla Costa viajarão neste ano para passar seis meses em Londres, como parte do esforço de cobertura do ano olímpico e das eleições americanas, entre outros assuntos.Os contatos de Chrystiane Silva, que começou no Brasil Econômico em 6/3 como repórter especial de Brasil, são chsilva@brasileconomico.com.br e 11-3320-2044 / 9643-1183. Ela deixou a Abril, onde ficou por oito anos e meio, com passagens por Veja e Você S/A, Gazeta Mercantil e Grupo Folha. Distrito FederalIsabel Clavelin é o nova coordenadora de Comunicação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (spmimprensa@spmulheres.gov.br), pasta agora comandada por Eleonora Menicucci de Oliveira. Isabel, que substitui a Paulo San Martin, foi assessora da ONU Mulheres, em Brasília, da Unifem Brasil e Cone Sul, e já havia atuado como consultora de Comunicação da pasta, onde ainda exerceu a função de assessora da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Minas GeraisApós seis anos à frente do Palavra Cruzada, atração da Rede Minas, Maria Amélia Ávila deixa a emissora. A vaga de âncora está em aberto, aguardando seleção. Maria Amélia continua na assessoria de imprensa e dando aulas na Universidade Fumec.A redação de O Tempo ganha reforços. Anderson Rocha chega ao caderno Gerais e Ana Campos a Opinião.O repórter Wagner Vidal de Araújo deixou a RedeTV para se dedicar a projetos pessoais. ParanáAudrey Possebom assumiu em fevereiro a Chefia de Redação de abertura da Gazeta do Povo. Por enquanto, acumula a nova função com a de coordenação de Vida Pública, a editoria Política do jornal. Com 14 anos de casa, Audrey começou no extinto Jornal de Bairro e nesse período atuou nas três maiores editorias da Gazeta: Economia e Vida e Cidadania, além da própria Vida Pública.A âncora Joice Hasselmann, que integrava a equipe fundadora da BandNews FM de Curitiba, em 2006, anunciou em 6/3 seu desligamento da emissora. Recentemente, ela também deixou a afiliada do SBT no Estado em direção à RIC TV, da Record. CearáKatiúza Rios, que teve passagens por TV Diário e TV Jangadeiro, agora está na TV Cidade.Luciano Almeida Filho deixou O Povo com a meta de iniciar novos projetos na área cultural.Deborah Vanessa deixou a TV Jangadeiro e começou na Comunicação do governador Cid Gomes. Ainda no palácio, Vicente Gioelli reintegrou-se à equipe depois de uma temporada de estudos na Europa.
Editora Europa anuncia novidades
A Editora Europa, especializada em publicações nas áreas de tecnologia, meio ambiente, entretenimento e games, promoveu alguns ajustes nas últimas semanas envolvendo o staff das revistas Mundo dos Super-Heróis e Natureza. Manoel de Souza, que respondia pela edição das duas publicações, deixa o comando de Natureza e passa a se dedicar integralmente à Mundo dos Super-Heróis. No lugar dele foi efetivada a redatora Gabi Bastos. A publicação, sobre cultura pop, também passa a mensal. Segundo Souza, “o projeto da Mundo foi sugerido por mim há mais de cinco anos e prontamente aceito pela editora. Começamos com algumas edições especiais e depois passamos a bimestral. Já há algum tempo havia essa demanda para que a publicação passasse a ser mensal, só não fizemos isso antes justamente por falta de tempo minha para tocar as duas publicações”. A 31ª edição, que chegou às bancas nesta 5ª.feira (15/3), traz entre suas principais novidades um especial de 25 páginas sobre o seriado The Walking Dead ? que teve sua segunda temporada iniciada em fevereiro ?, que analisa a HQ que deu origem à série e lista outros quadrinhos e longas-metragens relacionados a zumbis. Para Manoel, ?essa edição consolida a reestruturação editorial iniciada em 2010, quando a revista ampliou sua cobertura para outros assuntos da cultura pop. Hoje, Mundo dos Super-Heróis está focada em cinema, quadrinhos, desenhos animados e séries de tevê, mas também abre espaço para action-figures, cosplayers e curiosidades?.
Agora no MSN, Grande Prêmio está de cara nova
O site Grande Prêmio (www.grandepremio.com.br) fez no último dia 8/3 sua estreia oficial no portal MSN. Durante 12 anos o GP esteve no iG, onde publicou cerca de 135 mil notícias, com mais de 450 milhões de páginas vistas ? sem contar as milhares de colunas, transmissões ao vivo, galerias de fotos e vídeos. Braço eletrônico de notícias da agência Warm Up, de Flávio Gomes, começou de cara nova, com leiaute completamente reformulado, com a colaboração das empresas Inventive House, Microsoft, ProdutoBrasil e GoDaddy. A home inclui, agora, um box de destaque à revista digital Warm Up, com um resumo do conteúdo da edição. Os editores são Bruno Mantovani, Fernando Silva e Evelyn Guimarães (agência), sob supervisão do editor-chefe Victor Martins.
Carlos Henrique Schroder é destaque no Portal dos Jornalistas
Gaúcho de Santo Ângelo, Carlos Henrique Schroder é jornalista formado pela PUC/RS. Formou-se também em Direito pela UFRS. Começou a carreira como repórter da Folha da Tarde de Porto Alegre. No ano seguinte, foi para a edição do Jornal da Noite, na TV Educativa. E não largou mais a televisão. Promovido a diretor de Jornalismo na TVE, ao mesmo tempo passou a editar o recém-lançado Bom Dia Rio Grande, na RBS, acumulando as duas funções. Permaneceu na RBS até 1984, quando foi convidado a assumir a Produção do Jornal Hoje e mudou-se para o Rio de Janeiro. Foi editor-chefe do Jornal Hoje, produtor e editor do Jornal Nacional, diretor de Produção e Editorial da Central Globo de Jornalismo. No início dos anos 1990, foi diretor de Planejamento da CGJ, função que exerceu até 2001, quando, após a morte de Evandro Carlos de Andrade, passou a comandar o Jornalismo na emissora. Após reestruturação na Globo, foi promovido, em 2009, ao recém-criado cargo de diretor geral de Jornalismo e Esportes, comandando, além da CGJ, a Central Globo de Esportes.
Prêmio CNI de Jornalismo receberá inscrições até 5 de abril
Interessados em concorrer aos R$ 240 mil (brutos) do Prêmio CNI de Jornalismo, que nasce como o maior do País em valores, tem até 5/4 para se inscrever. Podem concorrer nas várias categorias matérias veiculadas entre 1º/4/11 e 31/3/12 e que tenham relação com a indústria e com a agenda estratégica definida no documento A Indústria e o Brasil ? Uma agenda para crescer mais e melhor, conforme prevê o regulamento. Os trabalhos já inscritos começaram a ser catalogados para facilitar a avaliação das comissões de seleção e de julgamento. As categorias jornal, rádio, revista, tevê e internet distribuirão R$ 20 mil aos vencedores. Serão contempladas com R$ 10 mil as melhores matérias regionais e com R$ 25 mil aquelas sobre educação profissional e inovação. O melhor entre todos os trabalhos inscritos levará o Grande Prêmio José Alencar de Jornalismo e R$ 40 mil. Autores, representantes legais, diretores ou chefes de Redação devem enviar as reportagens para a sede da CNI, localizada no SBN ? Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco C, Ed. Roberto Simonsen, Brasília, DF, CEP 70040-903, juntamente com a ficha de inscrição. Outras informações em www.premiocnidejornalismo.com.br.
Zero Hora lança sites segmentados
Entrou na rede nesta 3ª.feira (13/3) o site Viagem, de zerohora.com. Com reportagens sobre destinos e tendências de turismo, vídeos e infográficos, é um guia com dicas de roteiros e interatividade. Entre os destaques do novo canal está a participação de leitores, que enviam histórias de viagens e fotos para a galeria semanal Seu Olhar. Na 2ª.feira (12/3), outros dois sites foram lançados: a página Gastronomia, com receitas, notícias sobre cursos, notas de restaurantes e bistrôs e reportagens de destaque já publicadas no suplemento; e Empregos e Carreiras, com tendências do mercado de trabalho, dicas de cursos, oportunidades de empregos e vagas em concursos públicos. A propósito de Zero Hora, o jornal estreia neste sábado (17/3) a terceira temporada do seu projeto de cinema e debate Cineclube ZH, com o filme de Shame, estrelado por Steve McQueen, e as presenças do apresentador e colunista Roger Lerina e do psicanalista Alfredo Jerusalinsky. Parceria de ZH com o Unibanco Arteplex, em 2012 o evento será sempre às 11h de sábado, com uma sessão seguida de debate entre um jornalista de ZH e de um convidado especial. O Jornal do Comércio está em fase de finalização do caderno especial Marcas de Quem Decide, que circulará em 26/3 com fechamento comercial no dia 16. O caderno trará 50 artigos de especialistas, gráficos com detalhamento da pesquisa conduzida pela Qualidata, informações mercadológicas e fotos da entrega dos certificados da 14ª edição. O curta-metragem de ficção Gol a Gol, dirigido por Bruno Carvalho ? parte do projeto Histórias Curtas, da RBS/TV ?, foi apresentado no Festival 11mm, na Alemanha, realizado entre os dia 9 e 13 de março. O festival reuniu o melhor da produção de cinema e da tevê mundiais com temática sobre futebol.
Jornalistas&Cia prepara Especial do Dia do Jornalista
A edição especial de Jornalistas&Cia que circulará em 7 de abril em comemoração ao Dia do Jornalista fará um ?largo passeio? pelo jornalismo brasileiro, destacando a vida e a trajetória de alguns dos mais importantes e reconhecidos jornalistas contemporâneos, ícones dessa atividade profissional. Ao homenageá-los, J&Cia celebrará todos os jornalistas brasileiros, nas suas mais diferentes funções e áreas de atuação. São cerca de 70 nomes, todos reconhecidos pela história de vida e profissional e cujo legado tem inspirado gerações de jornalistas País afora. O fechamento comercial e editorial será em 4 de abril. Informações com Silvio Ribeiro (11-3861-5283) e Oswaldo Braglia (11-3861-5288).
Época Negócios prepara ranking das 500 melhores empresas do Brasil
A equipe da Época Negócios prepara o lançamento de seu primeiro anuário Época Negócios 360°, que objetiva reconhecer as 500 melhores empresas do Brasil. Com circulação prevista para o segundo semestre, a pesquisa deve avaliar conceitos como Governança Corporativa, RH, Inovação, Visão de Futuro e Responsabilidade Corporativa, além do desempenho financeiro. A ideia nasceu ainda sob a gestão de Nelson Blecher, que junto com o ex-redator chefe Alexandre Teixeira começou a articular o ranking com a Fundação Dom Cabral (FDC), de Minas Gerais, reconhecida por sua excelência em gestão. David Cohen, que sucedeu a Blecher em maio, é quem o dirigirá, ao lado de Antonio Felix, editor de especiais, e Dárcio Oliveira, atual redator chefe da revista. ?A ideia é destacar as empresas de acordo com a nossa filosofia, levando em conta todas as dimensões relevantes de um negócio e não só receita?, explica Cohen. O processo inclui questionários que serão enviados e monitorados com o apoio técnico da FDC ? bem como a análise das respostas ?, e um sistema de desvio padrão por área. Também auxiliará na pesquisa um conselho consultivo, formado por Carlos Henrique de Brito Cruz (Fapesp), Gilberto Mifano (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Keyler Carvalho Rocha (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), Luiz Carlos Cabrera (FGV), Mozart Pereira (FDC), Oscar Motomura (Amana-Key) e Ricardo Young (Instituto Ethos). Cerca de 30 setores serão analisados e a reportagem fará matérias sobre as campeãs, que serão premiadas na cerimônia de lançamento da publicação. Cohen ressalta que o anuário também deve investir em projeto gráfico diferenciado. A Economática e a Aberje estão entre as instituições que apoiam o ranking. Para mais informações, clique aqui. Mais Época Negócios ? Em sua edição de março, com Eike Batista na capa, Época Negócios comemora cinco anos de vida com reformulações no leiaute. Também faz mudanças em seu site e ganha novo integrante no time dos blogueiros: o consultor Ricardo Neves, que assina o espaço Fora da Caixa, dedicado a ?apresentar provocações construtivas para ajudar a adaptar as empresas para a sociedade digital global?.