31.3 C
Nova Iorque
segunda-feira, agosto 4, 2025

Buy now

Início Site Página 1351

Eduardo Sodré cultiva carros e relógios, como paixões.

Eduardo Sodré, editor-assistente de Veículos da Folha de S.Paulo, gosta de carros e relógios desde pequeno. Já teve coleções de miniaturas de automóveis e de relógios, cujo maquinário abria, montava e desmontava. Carioca da gema, conta que quando foi fazer Jornalismo já idealizava trabalhar na área automotiva. E foi exatamente nela que começou a carreira, no final dos anos 1990, no Rio de Janeiro. Nesta entrevista, ele comenta passagens da atividade profissional e de outros gostos pessoais, como o off-road. “Em 2003, participei do Rali dos Sertões na categoria Expedition e tive o prazer de desbravar parte do interior do País ao lado do alpinista Waldemar Niclevicz, a bordo de um caminhão. A experiência de três dias foi tema de reportagem que produzi, à época, para O Dia”, diz. Um carro inesquecível O Fiat Oggi CS 1984 cinza basalto, comprado 0 km por meu pai. Ele tinha um Corcel II 1979 e queria trocá-lo por um Del Rey, mas cedeu ao charme da minha mãe. Sabe-se lá por quê, ela se apaixonou por aquele Fiat de desenho, digamos, exótico… Eu tinha 9 anos. Foi o último carro em que viajei com meu velho ao volante. Um momento automotivo que marcou sua vida A cobertura do primeiro salão internacional (Frankfurt), em 2003. Onde iniciou suas atividades nessa área? Comecei como assessor de imprensa da Ferraro (fábrica de rodas), no fim dos anos 1990. Também nesse período trabalhei em um site que chamava Autovenda, no Rio, fazendo resenhas, isso numa época em que a internet estava apenas engatinhando. Depois passei pela assessoria de imprensa da UERJ e de concessionárias VW. Em 2001 fui para O Dia escrever sobre Educação e, em 2003, a convite do Marcellus Leitão, passei a integrar a equipe do Automania, o caderno automotivo do jornal. Fiquei lá até 2006, quando fui para O Globo, trabalhar com o Jason Vogel, no CarroEtc. Desde julho de 2011 estou em São Paulo, na Folha. O que mais o impressiona na imprensa automotiva? A capacidade dos colegas de se desdobrarem em tempos multimídia. Um profissional da imprensa automotiva para homenagear o segmento São dois: Marcellus Leitão e Jason Vogel. Livro de cabeceira Tête-à-Tête: Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, de Hazel Rowley. Uma biografia sensacional. Time de coração Vasco da Gama. O que mais gosta de fazer nos momentos de descanso? Passear com a família (de carro, é claro). Algum hobby especial? Jogar tênis, apesar das lesões, e relógios. Lembro que aos 6 ou 7 anos de idade ganhei do meu pai um relógio de corda que despertou a minha paixão pelas máquinas. Passava horas mexendo na engrenagem e perdi a conta de quantos relógios ficaram pelo caminho sem voltarem a funcionar… Tipo de música que mais aprecia Jazz, rock britânico, samba… Na televisão, qual programa predileto? Documentários, canais de notícias, séries e programas sobre esportes. Quais os jornais e revistas de que mais gosta? E sites especializados? Folha de S. Paulo, O Globo e revista Piauí. Leio praticamente todas as revistas automotivas nacionais. As internacionais, acompanhando pela internet. E estou sempre com três janelas de sites de notícias abertas. Um sonho por realizar Cruzar a Europa de carro com a família. É um projeto para daqui alguns anos. Preciso esperar minha filha crescer (hoje ela tem 4 anos) para que ela também possa aproveitar a aventura comigo e a minha esposa.

Carro Hoje chegou à sua 20ª edição

Chegou às bancas no dia 13 de janeiro, 6ª. feira,  a 20ª edição da revista Carro Hoje, título semanal da Motorpress Brasil. O diretor de Redação Mario Sergio Venditti informa que desde o lançamento a equipe abordou 280 carros, média de 14 por edição. Mario Sergio destaca ?a edição comemorativa apresentou matérias sobre o novo Ford Ecosport, um teste completo com o Kia Soul renovado, um comparativo entre Honda Fit, Fiat Idea Sporting e Citroën C3 Picasso, além de reportagem sobre exercícios que podem ser feitos no carro para evitar o desgaste nos congestionamentos?.  

Terra faz contratações para São Paulo, Porto Alegre e Brasília.

O portal Terra fechou 25 contratações desde novembro, em São Paulo, Porto Alegre e Brasília, como parte dos investimentos em qualidade que tem feito nos últimos dois anos. Segundo Antonio Prada, diretor de Conteúdo e Mídia para a América Latina e Estados Unidos do portal, a internet mudou bastante e para melhor, o que tem levado o Terra a fazer mais coberturas exclusivas: “As novas contratações representam um grande investimento do Terra em qualidade. Mais e melhores profissionais, visando oferecer ao internauta em qualquer das nossas plataformas ? web, celular ou tablet ? o melhor conteúdo em tempo real e coberturas diferenciadas e personalizadas”.  Entre essas ele cita as da entrega dos prêmios da Fifa e o Salão do Automóvel de Detroit e informa ainda que até o final do mês anunciará a data de abertura da sucursal do Rio e os nomes dos profissionais que a integrarão. Os contratados são: Leopoldo Godoy, editor-executivo de Conteúdo. Deixou o G1, onde atuou como editor local em São Paulo desde agosto de 2006, na homepage e na coordenação e edição das editorias de Tecnologia, Games e Planeta Bizarro (curiosidades), e ainda como colunista de tecnologia responsável pela sessão Tech News do telejornal Conta Corrente, da Globo News. Eduardo de Oliveira, coordenador de Redes Sociais, responsável pelo conteúdo e ações para canais como Facebook, Twitter e Google+. Ficou por oito anos na reportagem da Folha de S.Paulo (Agência Folha de Notícias). De lá, foi para a MVL, onde atuou como coordenador de Atendimento. Ultimamente era editor de Conteúdo na F/Nazca Saatchi & Saatchi, atendendo à Nike Futebol Brasil. Juliana Saporitto, editora de Comunidades. Trabalhava na Joe?s, agência de publicações, como gerente de Conteúdo e Mídias Sociais. Edson Lopes Jr., fotógrafo. Teve passagens por Folha de S.Paulo, Agora São Paulo, Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Diário de S.Paulo, O Globo e Lance, além colaborar para Revista ESPN e portal R7. Para a editoria de Economia chegaram a editora-assistente Lívia Junqueira (ex-Agora São Paulo) e os redatores Bruna Ramos (UOL) e Vinícius Pereira (fazia trabalhos temporários no Terra). Em Diversão, os novos contratados foram o editor-assistente Tiago Bem Agostini (vindo do iG Cultura) e os redatores Marina Passos de Azaredo (ex-repórter do Educar para Crescer, da Abril), Gisele Alquas (que atuava como repórter do Canal Teatro), Rafael Matchura Rodrigues (redator e produtor de conteúdo online na produtora Rebobine), Natalia Sacho Julio (ex-RedeTV) e Mariana Ghorayeb Resende (que era coordenadora júnior na Movile, empresa de serviços de interatividade no celular). Vida e Estilo ganhou os reforços das redatoras Tatiana Sisti (trabalhava no Yahoo e no Vírgula) e Danielle Sanches (IstoÉ Platinum). A editoria de Esportes foi contemplada com seis novos redatores: Felipe Sant’ Anna Held Neves (UOL e Gazeta Esportiva), Diego Silva Garcia (Placar, Revista ESPN e Lance), Leandro Piccolotto Ferreira (Editora Abril), Henrique Moretti Filho (Gazeta do Povo/PR e Gazeta Esportiva), Allan David de Souza Brito (iG) e Danilo Carvalho Vital (ex-Gazeta Esportiva).

Página de Autoesporte no Facebook supera 100 mil fãs

A revista Autoesporte comemorou esta semana a marca de 100 mil fãs registrados em sua página no Facebook. Para chegar a esse número, relevante em se tratando de uma revista especializada, a equipe criou diversas ações nas redes sociais para chamar a atenção dos leitores. Assim, “pilotos misteriosos”, vestidos de macacões vermelhos e capacetes brancos, percorreram ruas da cidade de São Paulo interagindo com o público e estiveram na redação para criar um clima de expectativa. Segundo o diretor de Redação Marcus Vinícius Gasques, “as redes sociais permitiram um novo nível de interação com os nossos leitores, e por isso resolvemos valorizar a imagem dos Automaníacos, fãs de carros que são também fãs do nosso título. A ideia é que todos se sintam dentro daquele macacão vermelho e capacete branco, identifiquem-se com a marca e como Automaníacos”. Para homenagear os leitores, a equipe produziu um vídeo que pode ser visto aqui. A marca visual do piloto misterioso estampa também os perfis da revista em outras mídias sociais, como Twitter, Google+ e YouTube.

Abril deverá anunciar novidades ainda nesta semana

Como faz periodicamente, a Editora Abril prepara um pacote de mudanças em seu estafe editorial e de negócios. O anúncio, conforme apurou o J&Cia, deverá acontecer na próxima semana, provavelmente já na 2ª. feira, dia (16/1). Há dança de cadeiras, algumas saídas e também chegadas, como a de Paula Mageste, que veio da Editora Globo para suceder Cynthia Greiner no comando de Claudia, que foi transferida para a área de Projetos Especiais. Como é praxe na empresa, há em curso negociações buscando recolocar em outros núcleos alguns dos profissionais que estão deixando suas atuais funções. “É certo que será uma mexida razoável”, informou uma fonte da empresa.

TV Cultura estreou o Pronto Atendimento

A TV Cultura estreou no dia 7 de janeiro, sábado, às 12h30, o programa Pronto Atendimento, que anteriormente era apresentado com um quadro no Jornal da Cultura. Ao vivo e apresentado por Madeleine Alves, com a produção de Dina Amêndola e Carlos Cristofanilli e edição de Ricardo Taira, a atração trata sobre prestação de serviços. O programa destaca um assunto novo a cada semana e conta com a participação de um especialista e do público que pode interagir pelo Twitter (@patendimento) ou por e-mail (prontoatendimento@tvcultura.com.br)

Acervo de 137 anos do Estadão será disponibilizado na internet

Até junho de 2012, o Estadão incluirá na internet todo acervo de informaç ões dos seus 137 anos de história que foram completados neste dia 4 de janeiro, serão 2,4 milhões de páginas e outros milhões de fotografias. Perfilados, os impressos cobririam 1.440 km e, encadernados, os volumes ocupariam 230 metros de altura. O presidente do Grupo Estado Silvio Genesini informou que, n uma segunda fase, a digitalização se estenderá a outros veículos do Grupo . A propósito do aniversário, a Direção do Grupo Estado, em comunicado assinado por Genesini e pelo diretor de Conteúdo Ricardo Gandour, busca retomar o clima de otimismo na empresa, comprometido após os cortes de pessoal realizados no final do ano. Eles agradecem a funcionários e colaboradores, atuais e passados, e ainda destacam alguns marcos recentes da empresa. ? O ano de 2 012 será destinado à superação.  No ano passado o Estadão apresentou crescimento de 8% ( IVC de novembro de 2010 a novembro de 2011) , maior índice entre os principais jornais do segmento quality paper, além de consolidar-se como o mais admirado entre tod os os veículos de comunicação.  Resultado igualmente satisfatório foi obtido na plataforma digital, onde o estadao.com. br bateu seu recorde de acessos, com mais de 153 milhões de paginas vistas, dados Google Analytics, apresentou crescimento de 78% em p ageviews no mesmo período e destaque em plataformas para t ablet s . Es s e resultado demonstra o tamanho do desafio que temos pela frente ?, afirmou .

Fernando Gabeira fará reportagem especial no Diário do Comércio

O Diário do Comércio anunciou na edição de 11 de janeiro, que Fernando Gabeira atuará como repórter do jornal, três vezes por mês. Segundo o diretor de Redação Moisés Rabinovici, ?a primeira matéria dele, manchete de hoje do jornal, é sobre o superporto de Açu, no Rio, que dá a Minas o sonhado mar, e até a China?.Em entrevista ao Portal dos Jornalistas, Fernando Gabeira comentou sobre o projeto. ?O projeto é escrever três reportagens por mês e ilustrá-las com fotos. Estou começando pela produção e infraestrutura: o porto de Açu. Em seguida, vou preparar uma matéria sobre as mudanças que o petróleo trouxe para o litoral do rio?, comenta o jornalista.Gabeira ainda conta que de um modo geral, vai acompanhar alguns dos grandes temas e demonstra-se satisfeito com o projeto, ?farei coisas sobre o Rio, a Rio+20, de vez em quando publicarei matérias de viagem. A colaboração será bem ampla e estou muito feliz por poder fazer esta experiência?.Além disso, Fernando diz que continua pesquisando outras formas de narrativa e possivelmente produzirá slide-shows e curtos vídeos que poderão ser usados mais amplamente neste portal. 

Ranking dos Mais Premiados Grupos de Comunicação Brasileiros de Todos os Tempos

As Organizações Globo estão no topo da lista dos mais premiados grupos de comunicação brasileiros de todos os tempos. Foram, ao todo, 538 prêmios jornalísticos conquistados por profissionais do grupo nos segmentos rádio, televisão, jornal e revista, o que lhe valeu a totalização de 27.249 pontos. Contribuíram para esse desempenho às tevês Globo (líder também no Ranking J&Cia dos Mais Premiados Veículos de Comunicação, nas versões Todos os Tempos e Ano 2011), Globo News, Sportv, Canal Futura e Canal Multishow, os jornais O Globo, Extra e Valor Econômico, a rádio CBN e a Editora Globo, com as revistas Época, Época Negócios, Marie Claire, Globo Rural, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Autoesporte e Crescer. A pesquisa Jornalistas&Cia/Instituto Corda analisou 61 dos mais importantes prêmios jornalísticos brasileiros e internacionais existentes desde os anos 1940, priorizando, nesse corte, os grupos cuja totalização superou 1.000 pontos. A 2ª colocação ficou com o Grupo RBS, cujos profissionais amealharam ao longo desses 70 anos de história 339 prêmios, equivalentes a 11.230 pontos. Entraram nessa totalização as conquistas de Zero Hora, Rádio Gaúcha, RBS TV, Jornal de Santa Catarina, Diário Catarinense, Canal Rural, O Pioneiro, Diário Gaúcho, Hora de Santa Catarina, Diário de Santa Maria e A Notícia. Em 3° lugar vem o Grupo Estado, com 172 prêmios e 9.685 pontos, originados por jornalistas de Estadão, Jornal da Tarde e Rádio Eldorado. A Folha de S.Paulo, embora com um prêmio a mais, conquistado em relação ao Grupo Estado ? 173 ? ficou com a 4ª colocação e 8.826 pontos. Os veículos que geraram essa pontuação foram Folha de S.Paulo, Valor Econômico, UOL, Folha da Tarde (extinto) e Agora São Paulo. A 5ª colocação ficou com os Diários Associados, com 169 prêmios e 8.435 pontos no total, vindos de Correio Braziliense, Estado de Minas, Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio-RJ, Diário de Borborema-PB, Diário de Natal e O Norte-PB e das tevês Alterosa e Brasília. A Abril foi a 6ª classificada, com um total de 131 prêmios e 6.955 pontos obtidos por Veja, Exame, Realidade (extinta), Placar, Superinteressante, Casa Claudia, Quatro Rodas, Nova Escola, Saúde, Plabyboy, Viagem e Turismo, Você S/A, Aventuras da História, Os Caminhos da Terra, Info Corporate, MTV Revista e canais ESPN Brasil e MTV. O Jornal do Brasil, com os 71 prêmios e 4.605 pontos conquistados, ficou com 7ª posição. A Record vem na 8ª colocação, totalizando 128 prêmios e 4.535 pontos, que foram acumulados pelas tevês Record, Record News, Rede Mulher e Guaíba, Rádio Guaíba e jornais Correio do Povo e Hoje em Dia. Segue, em 9° lugar, o Grupo Bandeirante, que, ao longo das últimas décadas viu seus jornalistas conquistarem 111 prêmios e 4.453 pontos. Os veículos premiados foram Rádio Bandeirantes, TV Bandeirantes, BandNews FM, Rádio Sulamérica Trânsito e Canal Terra Viva. A 10ª posição é do Sistema Jornal do Commercio, de Pernambuco, com um total de77 prêmios e 3.615 pontos. Foram pontos obtidos majoritariamente por repórteres do próprio Jornal do Commercio, mas também das emissoras Rádio e TV Jornal do Commercio. Vêm a seguir Ejesa (O Dia e Brasil Econômico), com 52 prêmios e 2.780 pontos, em 11° lugar; Editora Três (IstoÉ e Dinheiro Rural), com 36 prêmios e 2.165 pontos, em 12°; Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura), com 37 prêmios e 1.840 pontos, em 13°; O Povo-CE (jornal), com 31 prêmios e 1.370 pontos, em 14°; e SBT, com 24 prêmios e 1.200 pontos, em 15°. Caso ainda existisse, a Bloch roubaria a 15ª posição do SBT, com 1.365 pontos, conquistados pelas revistas Manchete (625 pontos) e Fatos&Fotos (445) e pela TV Manchete (295). E o Grupo Folha da Manhã, de Porto Alegre, chegaria em 17° lugar, com 1.100 pontos, obtidos por Folha da Tarde (875 pontos) e Folha da Manhã (225 pontos). A seguir o ranking completo:

Prêmio SEBRAE de Jornalismo recebe inscrições até 16 de janeiro

Termina no dia 16 de janeiro as inscrições para a 4ª edição do Prêmio SEBRAE de Jornalismo, que contempla pautas sobre micro e pequenas empresas, ligadas a empreendedorismo, cooperação, competitividade, inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade e políticas públicas. O prêmio dividido em três etapas: Estadual, Regional e Nacional, avalia as reportagens por critérios de relevância do conteúdo, investigação, escrita, produção, impacto e benefício público, ética, originalidade, inovação e criatividade. A novidade desta edição fica por conta de uma menção honrosa para os trabalhos publicados em redes sociais, a cada ano o Sebrae procura fortalecer o prêmio, com novos elementos, como a valorização do potencial regional. O concurso dará R$ 25 mil ao vencedor do Grande Prêmio, R$ 12.500 aos ganhadores das categorias Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo, outros R$ 12.500 ao Prêmio Especial do Júri (melhor matéria sobre Sustentabilidade nos pequenos negócios) e R$ 3 mil para Fotojornalismo, Repórter Cinematográfico e Mídias Sociais. Inscrições: http://www.premiosebrae.com.br

Últimas notícias

pt_BRPortuguese