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Fenaj prepara a 36ª edição do Congresso Nacional dos Jornalistas 

A programação do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, que se realizará de 2 a 6/4 no Centro de Convenções de Maceió, terá entre seus palestrantes o ministro do Esporte e jornalista Aldo Rebelo, o sociólogo Dominique Wolton, um dos grandes especialistas europeus em política e comunicação, e o repórter-fotográfico da Folha de S.Paulo Juca Varela. Ao todo, serão seis painéis, seguidos de debates, sobre Afirmação e confirmação da mediação jornalística; Jornalismo em crise ou a crise do mau jornalismo; Jornalismo novo ou novas plataformas; Defesa do trabalho, defesa da democracia; Regular para democratizar; e O jornalismo e a democracia contemporânea. Também haverá quatro rodas de conversa, abordando Ética jornalística e democracia; O poder feminino nas redações; Novas diretrizes curriculares e estágio em jornalismo; e Jornalismo científico no Brasil. As oficinas, num total de seis, tratarão de Qualidade da imagem e o imediatismo da notícia; Apuração e texto final no webjornalismo; Os limites da lei na cobertura eleitoral; Jornalismo no rádio; Assessoria de imprensa e redes sociais; e Jornalismo esportivo (abordando a logística de um repórter na cobertura da Copa do Mundo). A Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas também programaram dois eventos paralelos para esta edição do Congresso Nacional dos Jornalistas: o I Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (I Enjira), marcado para 2/4; e uma reunião ampliada da Comissão da Verdade dos Jornalistas, com as comissões estaduais instituídas pelos sindicatos. Inscrições Observadores – Quem pretende participar do Congresso na condição de observador (jornalistas ou estudantes não delegados) já pode fazer a inscrição no site do congresso, onde também estão informações gerais sobre preços e logística do evento. Os observadores participam de toda a programação científica, mas apenas com direito a voz. Delegados – Com direito a voz e voto, os delegados deverão ser eleitos pela categoria em cada estado, em fórum específico convocado pelos sindicatos dos jornalistas. Para estes, as inscrições só serão realizadas pelo respectivo sindicato, após a realização dos congressos estaduais e/ou assembleias para escolha desses representantes, que devem acontecer a partir deste mês. O prazo para inscrição de delegados se encerra em 10 de março. Teses – Base das discussões plenárias do Congresso Nacional, as teses também só poderão ser inscritas pelos sindicatos, após aprovadas nos congressos estaduais ou assembleias, igualmente até 10 de março. Caberá à Fenaj a organização e sintetização dos trabalhos apresentados. Mais informações com Fátima Almeida (82-9973-3168).

As muitas vozes no rádio brasileiro

Por proposta de Jornalistas&Cia, a Câmara Municipal de São Paulo fará uma homenagem especial ao rádio brasileiro em evento comemorativo ao Dia Mundial do Rádio, celebrado, por iniciativa da Unesco, em 13 de fevereiro. O encontro, que está sendo chamado de As muitas vozes no rádio brasileiro, será realizado no próprio dia 13/2, das 15h às 17h30, na Sala Sérgio Vieira de Mello, com a participação de protagonistas do meio no País. A Unesco escolheu essa data em 2011 para comemorar o Dia mundial do rádio pois foi nesse dia que a emissora das Nações Unidas emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa simultâneo para um grupo de seis países; a primeira celebração foi em 2012.  O formato do evento na Câmara será o de uma Roda de conversa em que o âncora Carlos Maglio – editor e apresentador da Web-Rádio Câmara São Paulo – fará a mediação, ora convidando um participante a falar, ora entrevistando outro. Assim, em duas horas, a programação abordará parte da história do rádio, a diversidade das coberturas e dos formatos institucionais e tecnológicos – emissoras comerciais, educativas, comunitárias, webrádio, AM e FM, rádios esportiva, musical, jornalística, de trânsito, crítica social e política, o comunicador popular –, entre outros aspectos. J&Cia vai aproveitar o evento para reforçar a campanha que move pela inclusão da saga do padre-cientista Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio, no currículo obrigatório do Ensino Fundamental. Haverá transmissão direta pela WebRádio Câmara São Paulo e pelo Portal da Câmara, em Auditório Online/Sala Sérgio Vieira de Mello, e por outras emissoras que quiserem participar. Estão confirmadas as participações de José Américo, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Adauto Cândido Soares, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil; Oswaldo Luiz Colibri Vitta, idealizador e diretor da Rádio Brasil Atual; Álvaro Bufarah, professor de Radiojornalismo da Uninove; Hamilton Almeida, biógrafo do padre Landell de Moura; Márcio Bernardes, âncora do Debate Bola, da Rádio Transamérica FM 100,1; Luiz Fernando Magliocca, responsável pela programação da rádio Disney e integrante do grupo B.A.R – Bons Amigos do Rádio, no facebook; Filomena Salemme, ex-diretoria de Redação da Rádio Estadão; e Edson Di Fonzo, ex-repórter da Rádio Jovem Pan e que hoje dirige uma agência de comunicação e um restaurante. 

Remanejamentos na Record atingem sede e sucursais

A Rede Record promoveu uma dança das cadeiras em seu estafe de Jornalismo, que resultou em mudanças na sede, em São Paulo, e em algumas outras praças. Virgílio Guimarães deixou a Chefia de Redação dos jornais matutinos para assumir a coordenação do projeto Domingo da Gente, além de continuar responsável pela edição de meio-dia do Balanço Geral.Para o lugar dele foi transferida a editora-executiva do Fala Brasil Luciana Barcellos. Marcus Barreto, que era gerente de Rede em São Paulo, está de mudança para Salvador, onde assumirá o posto de gerente de Jornalismo, em substituição a Rafael Perantunes, que retorna à capital paulista para também atuar no projeto do programa Domingo da Gente, que o Departamento de Jornalismo assumirá, com apresentação de Geraldo Luís. Com a ida de Barreto para a Bahia, Cláudia Marques deixa a edição-executiva do Fala Brasil e vai para a Gerência de Rede em São Paulo. Outro que deixou a sede em São Paulo foi André Ramos, editor-chefe do SPnoAr, agora diretor de Jornalismo da emissora em Goiânia.

Brasil 247 lança versão em espanhol para a América Latina

Veículo pretende atuar como agência de notícias com conteúdo aberto para revistas, jornais e sites latino-americanos O veículo digital Brasil 247 lançou nesta 3ª.feira (28/1) seu serviço em espanhol, que tem como missão levar informações sobre o Brasil, em tempo real, para todos os vizinhos da América Latina e demais comunidades de língua hispânica. Com edição de Guido Nejamkis, ex-editor sênior da Reuters em Brasília, a página está focada em notícias sobre políticas públicas, economia e internacionalização das empresas brasileiras, além de trazer informações sobre os principais destinos turísticos brasileiros. A ideia é que a sirva como uma agência de notícias com conteúdo aberto para publicações de países de língua hispânica, com principal foco na América Latina. “Vamos distribuir não apenas os textos, como também as imagens, uma vez que fechamos uma parceria com a Fotos Públicas, criada pelo Ricardo Stuckert”, explica o diretor do Brasil 247 Leonardo Attuch. “E não será um trabalho apenas de tradução. O Guido Nejamkis e a editora Valentina García, que vivem em Buenos Aires, virão muitas vezes ao Brasil para produzir conteúdo original para o 247 em espanhol”. A equipe do Brasil 247 em espanhol também conta com o apoio da repórter Roxana Lezama.

Miriam Leitão é a indicada ao Prêmio Personalidade da Comunicação 2014

Cerimônia de premiação será no dia 6 de maio, às 19h, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, dentro do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, organizado pela Mega Brasil Comunicação O ano de 2013 foi especial para Miriam Leitão sob vários aspectos. Conquistou, ao lado do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental, com o elogiadíssimo trabalho Paraíso sitiado, publicado em O Globo. Conquistou também o Prêmio Comunique-se como Colunista de Opinião de Mídia Impressa, por sua atuação em O Globo. E ainda o Troféu Mulher, na categoria Comentarista de TV, pela TV Globo (tendo ainda ficado em segundo lugar nas categorias Colunista de Jornalismo Impresso e Comentarista de Rádio). Iniciou-se na literatura infantil com a publicação de A perigosa vida dos passarinhos pequenos (Rocco), dando vez ao seu lado ambientalista e de avó. Viu seus dois filhos, Matheus Leitão e Vladimir Netto, serem premiados respectivamente com o Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, por participar do projeto Folha Transparência (Folha de S.Paulo), e J&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, categoria Televisão, com a série Manguezais Brasileiros, veiculada no Jornal Nacional (TV Globo). Viu ainda seu nome subir da quarta para a terceira colocação no Ranking Jornalistas&Cia dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros de Todos os Tempos, fruto dos 24 prêmios que conquistou nas quatro décadas de carreira. Profissional multimídia, transitando diariamente pelo jornalismo impresso, com a tradicional coluna que leva seu nome em O Globo; eletrônico, como comentarista e âncora de TV Globo, Globo News e CBN; e digital, no Globo Online, Miriam foi escolhida a Personalidade da Comunicação de 2014 e com isso será homenageada pelos participantes do 17° Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, em cerimônia marcada para o dia 6 de maio, às 19h, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Nascida em Caratinga (MG), Miriam é filha de um pastor presbiteriano e de uma professora primária e tem 11 irmãos. Em sua galeria de prêmios está um dos mais cobiçados do mundo, o Maria Moors Cabot, da Universidade Columbia, nos EUA, recebido em 2005. E também um Jabuti, de 2012, na categoria Livro Reportagem, pelo lançamento de A saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda (Record, 2011), já em sua sétima edição. 

Laura Capriglione e Patrícia Trudes da Veiga deixam a Folha de S.Paulo

A repórter especial Laura Capriglione e a coordenadora do Prêmio Empreendedor Social Patrícia Trudes da Veiga deixaram a Folha de S.Paulo, a primeira em dezembro e a segunda, no último dia 24 de janeiro. Laura, que estava no jornal desde 2004, em sua segunda passagem por lá (de 1986 a 1989 foi editora de Educação e de Ciência, Medicina e Saúde), também dirigiu o extinto Notícias Populares e teve passagens pelas editoras Abril (lançou Viva Mais e trabalhou em Veja e) Globo, onde dirigiu o Núcleo de Revistas Femininas (Marie Claire, Criativa, Crescer e Casa & Jardim). Patrícia, que atuou na assessoria de imprensa da Fundação Procon em 1983, começou no jornal pela Agência Folha, em 1984, aos 20 anos de idade, tendo passado por Cotidiano, Turismo e Suplementos (Veículos, Imóveis, Classificados, Empregos e Negócios). Em novembro de 2011, passou a se dedicar exclusivamente ao Prêmio Folha Empreendedor Social, do qual era coordenadora-executiva, e à Rede Folha de Empreendedores Socioambientais. Segundo Patrícia, o prêmio continua, mas será reformulado. No lugar dela assumiu interinamente a editora de Especiais Vera Guimarães.

O Globo escolhe Abraji como Personalidade 2013 no Prêmio Faz Diferença

Faz Diferença, premiação realizada por O Globo para apontar personalidades que se destacaram pelo trabalho em 17 áreas, correspondendo às editorias do jornal, escolheu a Abraji para o prêmio principal de Personalidade 2013. Dez anos depois de sua criação, a instituição afirmou-se como referência na formação de jornalistas e na segurança para o exercício da profissão, e teve papel de destaque na aprovação da Lei de Acesso à Informação Pública, benefício que se estendeu a todos os cidadãos e não apenas à categoria. José Roberto de Toledo, atual presidente da Abraji, resume o papel da entidade como sendo de seleção e conexão das informações. Participaram da indicação Aluizio Maranhão, Ancelmo Gois, Ascânio Seleme, Merval Pereira e Míriam Leitão, além do presidente da Firjan, Carlos Mariani Bittencourt, que patrocina o certame.

Universidade de Cardiff oferece curso gratuito sobre jornalismo comunitário

A Universidade de Cardiff, no Reino Unido, está com inscrições abertas para o Massive Open Online Course, que abordará assuntos sobre mídia hiperlocal e jornalismo comunitário. As aulas, em inglês, começam a partir de 14/4, com inscrições pelo site http://bit.ly/1jEthvn. Gratuito, o curso tem duração de cinco semanas e será composto por vídeos, apresentações de slides e exercícios interativos, e direcionará os estudantes para outras leituras sobre o assunto, além de oferecer fóruns de discussão online entre eles.

Brasil Post está na rede

Parceria da editora Abril com o norte-americano Huffington Post, o site Brasil Post (www.brasilpost.com.br) estreou nesta 3ª feira (28/1), com Redação sob o comando de Ricardo Anderáos. “Decidimos adiar a estreia [inicialmente prevista para dezembro] para que a equipe tivesse tempo de ser treinada para trabalhar com a plataforma. Poderíamos ter lançado antes, mas seria uma coisa correndo. Em comum acordo [entre Abril e Huffington], decidiu-se esperar e estrear sem solavancos e com uma preparação melhor da equipe”, disse Anderáos. O perfil da equipe é de jovens jornalistas, já com experiência digital e sólidos conhecimentos em mídias sociais e SEO (Search Engine Optimization), “com brilho nos olhos e faca nos dentes”, brinca o diretor. Além dele, integram a Redação o editor-chefe Otávio Dias, o editor sênior de Notícias Diego Iraheta, o editor sênior de Blogs Lucas Pretti, o editor de Mídias Sociais e Tendências Thiago Araújo e os repórteres Daniela Carasco, Amanda Previdelli, Cauê Marques e Gabriela Loureiro. Completam o time Cleber Facchi (Conteúdo e Mídias Sociais) e Daniel Lazaroni Apolinário (diretor de Arte).   Saiba mais sobre os profissionais Ricardo Anderáos (diretor) – Doutor em História pela USP, começou no Jornalismo como repórter de Entretenimento da Folha de S.Paulo, em 1988, da qual também foi correspondente em Madri e editor. Acumula passagens por Estadão, UOL, NEO Interativa, CartaCapital e Metro. Foi diretor de Negócios Online do Grupo Bandeirantes, diretor de Mídia Digital da MTV e diretor Mídia Social e Transmídia do Grupo Abril, posto que ocupou até aceitar comandar o Brasil Post. Otávio Dias (editor-chefe) – Esteve por 12 anos na Folha de S.Paulo, onde atuou como editor das colunas de opinião, correspondente em Londres, repórter e pauteiro, passando pelas editorias Ilustrada, Política e Mundo. Também passou pelo Estadão, no qual editou o Link (sobre Tecnologia) e o portal estadao.com.br. “Aceitei o convite para trabalhar no Brasil Post porque o Huffington Post Media Group, já presente em dez países (incluindo o Brasil), é um dos, se não o principal, players do novo jornalismo mundial. Já nasceu na era da internet e está totalmente enfronhado nela. Participar de uma experiência 100% digital, e aprender muito com isso, é uma oportunidade imperdível”, disse ao Portal dos Jornalistas. Diego Iraheta (editor sênior de Notícias) – Natural de Porto Alegre, formou-se em Jornalismo pela UnB. É mestre em Mídias Digitais pela University of Sussex, na Inglaterra. Teve passagens por Correio Braziliense – em que começou a carreira –, TV Globo, CBN, BandNews FM Brasília, em que chegou a editor-chefe e âncora. Após temporada em Londres, onde cobriu a morte de Amy Winehouse e os grampos do conglomerado de Rupert Murdoch, mudou-se para São Paulo e foi gerente de Mídias Digitais e Sociais do jornal para tablets Brasil 247. Na capital paulista, também passou pelo R7, onde esteve até novembro passado, quando aceitou o desafio de editar o Brasil Post. Lucas Pretti (editor sênior de Blogs) – Formado pela Unesp, participou do Curso de Focas do Estadão em 2004, e retornou ao jornal em 2007, após passar por veículos do interior paulista. Por lá, foi redator Tecnologia, editor de homepage do estadao.com.br, repórter do Link por dois anos (que havia sido criado por Anderáos e no qual trabalhou com Otávio Dias) e editor-assistente do Divirta-se. No início de 2010, largou o jornalismo para fazer teatro. Em seguida juntou-se ao coletivo Casa da Cultura Digital e colaborou com projetos culturais, entre eles Produção Cultural no Brasil e Festival CulturaDigital.Br. Como produtor cultural, idealizou o Festival BaixoCentro, que, segundo ele, teve impacto importante na cena cultural e ativista paulistana. “Passei a circular muito pelo universo do ativismo da cultura livre, software livre, crowdfunding, plataformas, redes/ruas etc.”, disse ao Portal dos Jornalistas. Em 2012, chegou ao Brasil a plataforma de abaixo-assinados Change.org, que “pescou” Lucas para que ele ajudasse a implantar o modelo no País. “Em um ano e meio trabalhando na Change.org conseguimos feitos incríveis, ainda mais em ano de manifestações (2013): passamos de 200 mil a 1,6 milhão de usuários, tivemos 30 campanhas vitoriosas”, comentou. “Já havia desistido de atuar no mercado jornalístico tradicional, e só mesmo sendo o Huffington Post para me fazer repensar essa decisão. Admiro muito o trabalho deles na sede desde o início, em 2005, e creio que eles conseguiram encontrar o modelo de negócios e operações ideal para a era digital. Eu precisava fazer parte disso. Sou responsável por formar a equipe de colaboradores. Antes mesmo de estrear tínhamos mais de cem nomes confirmados, o que me deixou muito orgulhoso. De qualquer forma, é um desafio imenso tentar pautar o debate, para que seja progressista. O Huffington tem um histórico militante, de apoiar causas gay, de mulheres, negros etc., sempre com ideias que abrem a cabeça, não conservadoras. E só por isso aceitei esde desafio: para dar voz e direitos a todos, assim como já vinha fazendo como ativista da cultura”, concluiu. Thiago Araújo (editor de Mídias Sociais e Tendências) – Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa, começou a carreira em 2011, quando participou do Curso Abril de Jornalismo. Antes do término do curso, foi contratado como editor de Mídias Sociais da Contigo e ganhou inclusive o Prêmio Abril de Uso de Redes Sociais no ano seguinte, pela criação de um jogo social para a marca. Também na Abril, esteve ao lado de Anderáos na área de Mídias Sociais e Transmídia do grupo, desenvolvendo estudos de audiência, público, monitoramento, estratégias; gerenciando o relacionamento das marcas Abril com twitter, facebook, Google e outros parceiros; e construindo especiais que aliam o uso das plataformas sociais com conteúdos Abril, cujas ações vão ser vistas na Copa 2014: “O Huffington Post foi a principal influência durante a pesquisa do meu TCC ainda na universidade, e desde a época acompanho o site de perto. Curadoria de conteúdo, foco no público e no relacionamento entre os jornalistas com a comunidade de leitores sempre foram minhas paixões. Minha carreira é relativamente curta, mas foi bastante intensa na área de redes sociais. Participei de vários projetos na área dentro da Abril, e agora, nesse novo cargo, como editor de Mídias Sociais e Tendências do Brasil Post, posso aliar o conhecimento de Social com o fazer jornalístico diário. Criar uma voz para nossas presenças sociais e fazer de nosso site um lugar ainda mais interessante que a timeline das pessoas é o grande desafio. Queremos ser essenciais no dia a dia de quem se sente perdido em um universo de informação que parece nunca acabar. Como uma bússola, vamos apontar para o melhor conteúdo da web: seja ele próprio, de parceiros, de veículos concorrentes e até mesmo um comentário em um status de facebook”, explicou. Daniela Carasco (repórter) – Formada em 2010 pela PUC-SP, começou a carreira estagiando na CDN. Em 2009, foi para a Online Editora, ainda como estagiária das revistas Faça Fácil e Faça Fácil Cozinha. No ano seguinte, seguiu para a reportagem do portal MdeMulher, no qual permaneceu até dezembro passado, quando foi contratada para a equipe do Brasil Post. Amanda Previdelli (repórter) – Com passagens por Info iG, revista Espaço Aberto e Exame.com, onde esteve até novembro passado, é também colaboradora da Salada de Cinema e do Guia do Estudante. Formou-se em Relações Internacionais pela PUC-SP e em Jornalismo pela USP. Ao Portal dos Jornalistas, falou sobre a motivação de ingressar no Brasil Post: “O que me motivou foi a perspectiva de trabalhar em um projeto totalmente novo, um tipo de jornalismo que ainda não existe aqui no Brasil. Conheço o Huffington Post e admiro o fato de eles praticarem um jornalismo transparente e progressista, sem medo de se colocar quando é preciso. A importância que vamos dar para redes sociais por aqui também me interessa, porque sei o poder que facebook, twitter e outras redes (as que já existem e as que sem dúvida virão) têm para disseminar informação e, mais que isso, promover debate”. Gabriela Loureiro (repórter) – Gaúcha de Santa Maria, formou-se pela UFSM em 2011 e logo se mudou para São Paulo, onde fez o Curso Abril de Jornalismo. Na editora, atuou com infografia para iPad da Superinteressante. Em seguida foi freelancer no site de Veja, para o qual posteriormente foi contratada como repórter de Internacional, que cobriu durante dois anos e meio, e por dois meses fez reportagens especiais para Educação. Também por Veja.com foi enviada a Roma quando se deu a renúncia do papa Bento XVI. Fluente em quatro idiomas além do português (inglês, italiano, francês e espanhol), escreveu ainda para Superinteressante, Capricho, Nova e Saúde. “Acredito que [fazer parte da equipe do Brasil Post] é uma oportunidade única de começar um projeto novo que tem tudo para dar certo no País. Acompanho o HP há algum tempo e sempre gostei das chamadas irresistíveis e das sacadas inteligentes do site. Uma vez iniciada na Huffingtonland, só nutri mais admiração pelo projeto. Estou muito animada, acho que vai ser incrível”, vibrou. Cauê Marques (repórter) – Antes do Brasil Post, passou por CBN, Diário Catarinense e Veja. “Aceitei vir para cá para porque é um jeito novo de fazer internet no Brasil, o que dá espaço para muitas oportunidades diferentes”, comentou. Cleber Facchi (Conteúdo e Mídias Sociais) – É formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná. Ingressou na Abril em maio de 2012 como repórter e coordenador de Mídias Sociais, Dados e Geração de Conteúdos dentro da Diretoria de Mídias Sociais e Transmídia, comandada por Anderáos. Paralelamente, mantém o blog sobre música Miojo Indie, criado em 2010. Daniel Apolinário (editor de Arte) – Graduado em Desenho Industrial / Programação Visual pela Unesp, atua na Abril desde 2010, tendo passado por Superinteressante, Guia do Estudante, Mundo Estranho e Recreio com trabalhos em webdesign, arquitetura de informação e design multimídia (infográficos e games). No início de 2013 foi promovido a webdesigner sênior do braço de mídia digital do Grupo.

Abraji lança Manual de Jornalismo de Dados na Campus Party 

A Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – lança nesta 5ª.feira (30/1), seu Manual de Jornalismo de Dados. A obra é uma versão traduzida e ampliada do Data Journalism Handbook (O´Reilly Media), iniciativa do European Journalism Centre e da Open Knowledge Foundation e será apresentada durante a Campus Party, maior evento de cultura digital do Brasil, que acontece de 27/1 a 2/2 no Anhembi. Com tradução de Tiago Mali e apoio de uma equipe de voluntários, o manual será online e além de trazer todo conteúdo de sua versão em inglês, foi atualizado e ampliado com novas contribuições de nomes como Claudio Weber Abramo, Alberto Cairo, Marcelo Träsel, José Roberto de Toledo e Gustavo Faleiros. “Já temos algumas boas iniciativas de jornalismo de dados no Brasil, mas falta material de referência e reflexões sobre o tema por aqui. Com exemplos de boas práticas mundiais e mostrando o caminho das pedras de novas técnicas, a obra começa a preencher essa lacuna. Ela deve elevar o nível da discussão sobre o tema”, explica Tiago. A apresentação acontece a partir das 18h15, no Open Campus, área do evento em que não é necessário o uso de credenciais ou ingressos.

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