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quinta-feira, dezembro 18, 2025

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Dados publicados em J&Cia apontam quase 500 demissões em redações em 2013

Levantamento feito por Jornalistas&Cia sobre as demissões ocorridas nas redações brasileiras ao longo de 2013 mostra que o jornalismo perdeu um total de 486 vagas somente em São Paulo, Rio, Brasília e Minas. Os cortes divulgados por J&Cia foram os seguintes: ABCD Maior – 19, Editora Abril – 80, Agência Estado – 11, Brasil Econômico – 24, Caros Amigos – 11, Correio Braziliense – 6, Diário do Comércio (SP) – 24, Folha de S.Paulo – 35 (SP, RJ, DF), Hoje em Dia (MG) – 30, Meio & Mensagem – 3, Estadão – 46 (SP, RJ, DF), O Vale (SP) – 8, Record News/R7 (SP, DF) – 10, Record RJ – 20 (diversas áreas), Rede Minas – 50, RedeTV – 40, Trip – 19 e Valor Econômico – 50. O levantamento não computou demissões pontuais nem contratações. E também pode estar defasado por cortes que não tenham chegado ao conhecimento da equipe. Só na cidade de São Paulo, a Agência Pública computou 280 demissões de jornalistas de janeiro a abril de 2013, conforme reportagem que publicou em junho. 

Folha de S.Paulo paga PPR de 80%

O ano não poderia ter começado melhor para os funcionários da Folha de S.Paulo. O jornal pagou para todos os seus trabalhadores no último dia 31/1 um valor extra, correspondente ao PPR – Programa de Participação nos Resultados, atestando que teve um ótimo 2013 do ponto de vista financeiro. Só não foi excelente porque não atingiu 100% das metas de crescimento estabelecidas, mas chegou a 80%, percentual adotado para o pagamento aos funcionários. Os valores variam de acordo com a função do profissional. 

André Chaves deixa o iG e provoca mudanças na cúpula do portal

O iG anunciou nesta 2ª.feira (3/2) uma importante reestruturação no comando de suas operações. Após um ano e meio à frente do portal, André Chaves desliga-se da empresa e parte para tocar um novo projeto na área digital, embora permaneça como conselheiro na BRZtch, empresa responsável pela operação do iG. Com a saída dele, o comando do portal foi dividido: passa a ser coordenado por João Carlos Fervença da Silva, que assume como CEO; Luciana Schwartz foi promovida a vice-presidente e COO; e o publisher Tales Faria foi alçado à posição de vice-presidente Editorial.

Márcia Raposo deixa o DCI

Jornal e demais veículos do Grupo Sol Panamby preparam-se para profundas mudanças Márcia Raposo deixou na última semana a Direção de Redação do DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços, que também abriga o título Shopping News. Com a saída dela, assumiu interinamente a função a editora-chefe Liliana Lavoratti, que passou a se reportar ao diretor-executivo Rubens Pedretti Júnior. A empresa, por sua nova diretora geral, Fernanda Rei, nomeada por Alaíde Quércia, tem sinalizado que fará uma profunda reformulação em seus veículos de mídia, que incluem, além do DCI/Shopping News/Panorama Brasil, suas emissoras de televisão (TVB, afiliada Record em Campinas e Baixada Santista) e de rádio (Nova Brasil FM, com 12 unidades). Márcia estava no DCI/Shopping News havia 12 anos, tendo ali começado a convite de Getúlio Bittencourt e Roberto Müller Filho, à época executivos que cuidavam dos assuntos editoriais do grupo Sol Panamby, do ex-governador Orestes Quércia. Na primeira fase, atuou como editora-chefe e após a morte de Getúlio, então diretor de Redação, foi promovida à função. Foram basicamente dois os empregos que teve na vida, no jornalismo: o outro foi na Gazeta Mercantil, em que esteve por 22 anos, passando por várias funções e editorias, compondo uma das mais respeitadas e influentes equipes de jornalistas de economia do País, que fez escola e se projetou no mercado. Até definir os próximos passos profissionais, ela aproveita para cuidar de alguns assuntos familiares.

StartupMediaBrasil na Campus Party Brasil: calor no ambiente e nos debates

Inovação e empreendedorismo foram as palavras de ordem do StartupMediaBrasil (SMBR), evento promovido pelo OrbitaLab de 28 a 31 de janeiro, dentro da Campus Party Brasil, no Anhembi, em São Paulo. Dos quatro dias de evento, dois foram dedicados a palestras com jovens profissionais empreendedores e expoentes do jornalismo brasileiro, como Alberto Dines e Marcelo Leite (Folha de S.Paulo). Aos que conseguiram abstrair a sensação térmica de caldeira do pavilhão, o resultado foi um debate de alto nível, inquietante e estimulante. A discussão mostrou como pode funcionar bem o combo novas (e boas) ideias, persistência e atualização tecnológica aplicado ao segredo mais antigo e fundamental da excelência jornalística: o bom texto. Além dos painéis, o OrbitaLab promoveu quatro workshops, um hackathon (maratona de hackers, programadores, desenvolvedores e inventores em geral) e uma maratona de negócios. Tiago Mali, redator-chefe da Galileu, aproveitou para lançar o e-book Manual de Jornalismo de Dados (disponível para consulta no datajournalismhandbook.org/pt), cujo trabalho de tradução e ampliação coordenou junto à Abraji. “A ideia da OrbitaLab é criar cada vez mais esse tipo de oportunidade, onde profissionais de diferentes áreas, que antes não se envolviam –  jornalistas, desenvolvedores, designers e gente de negócios –, compartilhem suas ideias e se unam para realizar novos projetos que inovem a comunicação”, disse Adriana Garcia, idealizadora do OrbitaLab. “Recebemos aqui pessoas que são exemplos de que dá certo essa união, que têm projetos muito bacanas e diferentes do modelo comum do jornalismo, e queremos ver surgir cada vez mais parcerias como estas, e ajudar nesse processo de tirar a ideia do papel e fazer dar certo”. Mais informações sobre esse e outros eventos do OrbitaLab em orbitalab.com.br, no twitter @orbitalab, e na página Orbitalab e no grupo Orbital Midia, ambos no facebook.

Thomas Traumann passa a comandar a Secom da Presidência da República

O porta-voz da Presidência República Thomas Traumann tomou posse no comando da Secom nesta 2ª.feira (2/2), no lugar de Helena Chagas, que respondia pela Comunicação desde 2011. A Secom foi incluída na lista da reforma ministerial anunciada pelo governo na última 5ª feira (30/1), inicialmente prevista para substituir apenas os ministros que irão disputar as eleições de outubro. Mas, no mesmo dia, Helena, em carta à presidente Dilma, pediu afastamento do cargo. No texto, agradeceu a oportunidade e a confiança depositada no seu trabalho e na equipe que a acompanhou durante esses três anos: “Foi um período de significativas realizações do seu governo, cuja divulgação se deu com todo o entusiasmo e engajamento desta Secretaria”. Com a mudança em ano eleitoral, a presidente Dilma quer fortalecer a Comunicação do Planalto, alvo de críticas do PT e de ministros. Informações de bastidores revelam que Helena Chagas vinha sofrendo pressão de setores do partido que queriam maior influência da ministra para liberar verbas de publicidade federal. O PT também esperava da ministra uma postura de maior enfrentamento em relação às notícias negativas envolvendo o governo. Com a saída dela, ganha força o núcleo de coordenação de comunicação da campanha de reeleição da presidente, composto pelo marqueteiro João Santana e por Franklin Martins, que ocupou a pasta na gestão Lula. Embora não tenha informado seus planos, por lei, Helena deverá cumprir quarentena se decidir seguir para a iniciativa privada. Vale lembrar que, ao menos por enquanto, Traumann segue como porta-voz da presidente. Thomas Traumann foi assessor de imprensa do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palloci. Ultimamente acumulava o cargo de porta-voz da presidente com o comando do gabinete digital do Palácio do Planalto, departamento que cuida, entre outras atividades, do blog e das contas de Dilma no twitter e no facebook. Nascido no norte do Paraná, filho de Michael Traumann, alemão refugiado de guerra, e de uma pedagoga norte-americana, Traumann formou-se em Jornalismo pela UFPR, em Curitiba. Por lá, foi correspondente da Folha de S. Paulo de 1990 a 1994, quando se mudou para a capital paulista para participar do núcleo da agência de notícias que gerou o portal UOL. Em 1995, transferiu-se para Veja, onde foi editor de assuntos gerais e participou de mais de 20 capas da revista. Retornou à Folha em 2000 como repórter especial. Especializou-se na cobertura do PT. No ano seguinte, seguiu para Época a fim de cobrir a campanha presidencial de Lula, com quem fez quatro entrevistas exclusivas. Em 2002, mudou-se para o Rio de Janeiro para chefiar a sucursal da revista e tornar-se colunista. Criou a newsletter O Filtro, em 2006, um resumo diário das principais notícias do dia distribuído a mais de 250 mil assinantes da revista. Em 2008, foi para a consultoria de comunicação espanhola Llorente & Cuenca, sendo responsável pela abertura do primeiro escritório em país não-hispânico. Em 2010, Traumann transferiu-se para a FSB, como encarregado da comunicação corporativa do Grupo Andrade Gutierrez, saindo no ano seguinte para trabalhar no governo.

Jairo Leal cria editora e assume controle da Gosto

Jairo Mendes Leal, que deixou a Abril em outubro do ano passado, após mais de 40 anos de empresa (o último, já fora da operação, deslocado que foi para o Conselho da Abrilpar, holding que controla as áreas de logística e educação do grupo), está de volta ao mercado editorial como acionista majoritário da revista Gosto, de J. A. Dias Lopes, especializada em enogastronomia e cultura. Com isso, Ângelo Rossi, da Rickdan, que a vinha editando desde meados de 2011, deixa a sociedade, formada ainda pelo próprio Dias, pelo enólogo Guilherme Rodrigues e José Maria Santana, que integra o time de colaboradores desde o primeiro número. Segundo Dias Lopes, que é diretor de Redação da Gosto e colunista do caderno Paladar, do Estadão, o novo controlador tem planos para aumentar a circulação da revista e desenvolver outras iniciativas. A nova editora, que se chama Tipuana, fica na av. Angélica, 672, conj. 31 e 32, na capital paulista, onde a redação já está instalada. O contato, provisoriamente, é o celular 11-942-705-151. Por enquanto, integram a equipe, além de Dias Lopes, o redator-chefe Walterson Sardenberg Sobrinho, a repórter Isabella Hotte, o diretor de Arte Ken Tanaka e sua assistente Ayami Tanaka (apesar do sobrenome, não são parentes). Entre os colaboradores estão Thomaz Souto Corrêa, Washington Olivetto, Luís Maciel, Braulio Pasmanik, Luís Pato e Luiz Carlos Zanone.

Fenaj adia para 17/3 prazo para inscrições no 36º Congresso dos Jornalistas

A Executiva da Fenaj decidiu prorrogar de 10 para 17/3 o prazo de envio de teses e inscrição de delegações ao 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, que está marcado para o período de 2 a 6 de abril, em Maceió. A mudança deveu-se ao fato de que grande número de Sindicatos dos Jornalistas optou por realizar seus congressos estaduais para eleição de delegados e aprovação de teses nos dias 8 e 9 de março. São os casos, por exemplo, de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Município do Rio de Janeiro. Em Minas Gerais o Congresso Estadual está confirmado para 15 de março. No Distrito Federal o evento será dias 14 e 15. Nos próximos dias a Fenaj encaminhará aos Sindicatos as teses-guias para o processo deliberativo nas plenárias do 36º CNJ. Os Sindicatos poderão emendá-las ou propor sua troca por teses aditivas, supressivas ou substitutivas, bem como apresentar novas teses (avulsas) que não estejam contempladas nas teses-guia. Todas, porém, deverão passar por prévia deliberação de Congressos, Encontros ou assembleias da categoria. Não serão aceitas teses individuais de delegados ou observadores. O prazo final para inscrição de teses e delegados é o dia 17 de março. Observadores, professores e estudantes de Jornalismo já podem fazer inscrição, também até 17/3, e obter informações gerais sobre o evento no site exclusivo. O Congresso será aberto no dia 2/4, às 20h30, com a conferência sobre o tema central O jornalista, o jornalismo e a democracia. Na mesma data, durante o dia, acontecerá o I Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (I Enjira) e reunião ampliada da Comissão da Verdade dos Jornalistas da Fenaj com as comissões estaduais instituídas pelos sindicatos. Ao todo, o encontro terá seis painéis, quatro Rodas de Conversa e seis oficinas. Entre os palestrantes confirmados estão o ministro dos Esportes Aldo Rebelo, o presidente da EBC Nelson Breve e o sociólogo francês Dominique Wolton, além de Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, Juca Varela, repórter-fotográfico da Folha de S.Paulo, e os professores e jornalistas Eduardo Meditsch (UFSC), Fábio Fernandes (PUC/SP), Juremir Machado (PUC/RS) e Pollyana Ferrari (ECA/USP). Mais informações com Fátima Almeida (82-9973-3168).

Terra muda para oferecer conteúdo e publicidade personalizados

Resultado de uma pesquisa interna e no mercado ao longo de 2013 e de um investimento de cerca de US$ 10 milhões, o Terra está se preparando para oferecer conteúdo e publicidade personalizados a seus usuários. A mudança, que, internamente, está sendo chamada de Novo Terra e tem caráter global, começará em 31/3 em Brasil, Estados Unidos e México, passando a operar em abril nos demais países onde o Terra atua. A partir do conceito de card design, o portal afirma que terá a possibilidade de entregar até 100 milhões de páginas personalizadas por dia. O objetivo, segundo o portal, é acompanhar a evolução do comportamento do usuário na forma de consumir conteúdo, simplificando a busca por informação e entregando o que ele quer e tem a ver com seu perfil. No Brasil, o processo envolve um time de cerca de 150 profissionais da casa. Com base em seus estudos, o Terra enxergou que o usuário chega aos sites noticiosos a partir de diversas portas: ao ter despertado seu interesse por determinado assunto, por exemplo, usa buscadores atrás de mais informações e então chega ao portal para consumir conteúdo. Pensando nesse processo e visando a oferecer mais conteúdo relevante ao usuário é que o Novo Terra, entre outras inovações, terá apenas três tipos de páginas: Assunto (que reúne todos os artigos relacionados a um mesmo tema), Conteúdo (a página daquela notícia específica) e Capa (home). E com informações de navegação do usuário (cookies), logins e de parceiros, o Novo Terra será capaz de entregar publicidade e conteúdos segmentados para cada visitante, dependendo de seu perfil. Com isso, os conteúdos vistos em cada perfil também serão divididos em três grupos: MEU (conteúdos, editorial e publicitário, próximos e relevantes para o usuário), SEU (conteúdos chancelados pelo Terra e que são importantes para todos os perfis) e NOSSO (conteúdos do Terra chancelados pelos usuários nas redes sociais, com likes, comentários e compartilhamento). O processo incluirá também novos formatos publicitários. Luciane Aquino, CMO do portal, que integra o estafe de desenvolvimento do Novo Terra (com Roni Cunha Bueno, CCO; Rafael Kuhn, CTO; Paulo Castro, CEO Global, e Rafael Davini, country manager Brasil), disse ao Portal dos Jornalistas que a mudança não implicará nenhuma alteração no Jornalismo, “cuja essência é levar informação relevante com credibilidade aos cidadãos. Até pelo contrário: a nova experiência faz com que o jornalista preste ainda mais atenção em cada unidade de conteúdo, aprimorando a edição e usando todas as ferramentas disponíveis para satisfazer os usuários. Continuamos produzindo, comprando e curando informação de qualidade. Na prática, a única mudança é o fato de que não haverá mais uma capa única para editar. Como cada usuário receberá uma página diferente segundo o seu perfil, a tarefa dos editores será a de indicar quais são os conteúdos essenciais que devem estar nas páginas de todos os usuários. Esses artigos, fotos e vídeos vão se misturar dentro do portal a outros que serão oferecidos de maneira personalizada. Nesse cenário, por exemplo, um artigo sobre a morte do Mandela (distribuído para todos os usuários) estará ao lado de uma notícia sobre a greve de ônibus local e de um vídeo dos gols do time do usuário”.

Alpha Autos lança seção exclusiva para testes

O jornal Alpha Autos lançou este mês uma nova editoria, Alpha Teste, espaço exclusivo que passa a divulgar todas as avaliações realizadas pela equipe. “As avaliações são muito importantes para os leitores e entendemos que elas precisavam ter espaço próprio, facilitando a sua localização”, comenta o editor Sérgio Dias. “Esperamos que a editoria facilite a consulta dos leitores e que também aumente o número de visitas ao site e redes sociais do jornal”. Dentre as sete avaliações do primeiro mês no espaço, destaque para o Fiat Bravo Wolverine, os novos Nissan Sentra e Renault Logan, o Volvo XC60 e a Triumph Tiger Explorer.

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