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José Roberto Maciel vai comandar a CNBC Brasil

José Roberto Maciel vai comandar a CNBC Brasil
Crédito: Reprodução/Youtube/ Jovem Pan News

Após 25 anos no SBT, José Roberto Maciel deixará a Presidência do Grupo Silvio Santos nesta quinta-feira (31/10) para assumir a posição de CEO da CNBC Brasil, segundo informações da coluna de Daniel Castro, no Notícias da TV.

Com a mudança, o diretor financeiro Marcelo Barp ocupará a função interinamente. De acordo com nota assinada por Renata Abravanel, filha de Silvio Santos, o desligamento foi em comum acordo.

Maciel ingressou como controller do SBT em 1998, passando por diversas funções até se tornar CEO da empresa em 2011. Ele assumiu a presidência do Grupo Silvio Santos em 2022. Em 2023, Daniela Beyruti, também filha de Silvio, passou a comandar a emissora, substituindo-o no cargo.

CNBC Brasil anuncia time de analistas e comentaristas

CNBC Brasil anuncia time de analistas e comentaristas

A CNBC Brasil, novo canal focado em jornalismo de negócios que estreia em novembro, anunciou nesta segunda-feira (28/10) um time de 12 analisas e comentaristas especialistas em negócios. Os profissionais farão participações durante as 15 horas de jornalismo ao vivo na grade do canal.

O time é composto por Ad JuniorAlberto Azjental, Eduardo VieiraErasmo BattistellaFabiano RosaJulia Lindner, Kátia Abreu, Margarete Coelho, Pedro Lupion, Rafael Valim, Vinicius Torres Freire e Walfrido Warde.

Ad Junior focará nos temas de Economia e Inclusão. Comunicador, empresário e diretor geral do Super Finanças, é palestrante sobre combate ao racismo.

Alberto Azjental fará parte do time de analisas de Economia. É especialista em estratégia e gestão e atuou em incorporadoras, fundos imobiliários e lidera uma empresa patrimonialista há 14 anos.  

Eduardo Vieira focará em Tech, Mídia e Inovação. É Chief Communications e Marketing Officer do SoftBank para a América Latina. Especialista em estratégias que valorizam marcas e reputações.

Erasmo Battistella vai comentar o tema Energia Sustentável. Especialista em bioenergia, é um dos maiores empresários do agronegócio brasileiro. 

Fabiano Rosa analisará tópicos sobre Diversidade e Negócios. É advogado e empresário especializado em Compliance Antidiscriminatório e Gestão de Crises, referência em temas de discriminação e inclusão.

Julia Lindner será comentarista de Economia e Política. Jornalista, tem dez anos de cobertura jornalística em Brasília, com trabalhos nos jornais Estadão, O Globo e Valor Econômico.

Kátia Abreu, ex-ministra da Agricultura, deputada federal e senadora pelo Tocantins, comentará o tema Transição Energética. Foi também presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Margarete Coelho analisará temas relacionados ao Empreendedorismo. É diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional e advogada e doutora em políticas públicas. Foi vice-governadora do Piauí.

Pedro Lupion focará em Agrobusiness. Empresário e político, é atualmente presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Rafael Valim comentará Direito & Negócios. Especialista em Direito Público e Direito Empresarial, atua em universidades  na Europa e América Latina. 

Vinicius Torres Freire, colunista da Folha de S.Paulo, analisará temas de Economia e Política. Foi secretário de Redação e editor de Economia na mesma Folha, e atuou também como ex-correspondente em Paris. 

E Walfrido Warde focará em assuntos de Direito e Negócios. Jurista e empresário, é autor de obras sobre direito e economia.


Conheça os vencedores do Prêmio Roche de Jornalismo 2024

Conheça os vencedores do Prêmio Roche de Jornalismo 2024

Foram anunciados em 24/10 os vencedores do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2024, que premia trabalhos jornalísticos sobre temas relacionados à saúde e à ciência. Ao todo, 811 trabalhos foram inscritos nas três categorias do prêmio, com o Brasil sendo vitorioso em uma delas.

Na categoria Jornalismo Digital, os vencedores foram Amazônia Vox e Canal Futura, pela reportagem Desafios e soluções para melhorar a cobertura pré-natal em comunidades ribeirinhas na Amazônia. Ela foi produzida por Daniel NardinMarcelo LélisMárcio NaganoNey TrindadeRobenare MarquesThai RodriguesRapha RegisSamuel BurlamaquiPaula Perim e a professora Marcela Castro, com alunos da Escola Antônio Lemos.

Em Jornalismo Sonoro, El hilo (Estados Unidos) ganhou com o podcast Deportadas y embarazadas: o drama das mulheres haitianas na República Dominicana, realizado por Mariana Zúñiga, Silvia Viñas, Daniel Alarcón, Eliezer Budasoff, Bruno Scelza, Elías González e Remy Lozano. El Mundo (Espanha) levou em Cobertura, com o trabalho Onze Vidas, de Yaiza Perera, Santiago Saiz, Rebeca Yanke e Rafael Álvarez.

Com salários atrasados, jornalistas da Editora Três seguem em greve

Com salários atrasados, jornalistas da Editora Três seguem em greve

Jornalistas da Editora Três, responsável pela publicação das revistas Dinheiro Rural, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e Motor Show, seguem em greve após ao menos três quinzenas de salários atrasados. Os profissionais entraram em estado de greve na última quinta-feira (25/10) e seguem assim neste início de semana, após assembleia sem solução na sexta-feira (26/10).

Segundo informações do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), a Editora Três, em recuperação judicial pela segunda vez, passa por grave crise econômica e administração financeira instável. Segundo a entidade, os problemas incluem não pagamento de salários, FGTS e outras obrigações trabalhistas; suspensão da impressão das revistas devido ao não pagamento da gráfica; e não quitamento de débitos com agências de notícias e imagens, o que prejudica a edição das publicações.

O SJSP denunciou que até a internet da redação foi cortada por falta de pagamento. Fontes ouvidas por este Portal dos Jornalistas, que confirmaram a informação, denunciaram que a editora faz a cada semana uma proposta de quitação das dívidas aos profissionais, mas acaba não cumprindo. Destacam ainda que, em meio aos problemas financeiros e falta de pagamento de salários e direitos trabalhistas, quase todos os jornalistas da Editora Três são contratados em esquema Pessoa Jurídica (PJ).

Esta é a terceira greve na editora em menos de dois meses. Segundo o Sindicato, nas últimas semanas, a empresa só conseguiu colocar a IstoÉ nas bancas graças à colaboração de três ou quatro editores da revista, que decidiram não aderir à greve.

O Portal dos Jornalistas entrou em contato Caco Alzugaray, presidente da editora, para ouvir o lado da empresa, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. Caso haja resposta, a matéria será atualizada.

Paulo Motoryn é ameaçado por defesa de Ricardo Nunes após reportagem sobre ligação com Osvaldo Cavalcante Maciel

Paulo Motoryn é ameaçado por defesa de Ricardo Nunes após reportagem sobre desvios no Banco do Brasil
Ricardo Nunes (Crédito: Rovena Rosa/Agencia Brasil)

O repórter Paulo Motoryn, do Intercept Brasil, recebeu ameaças judiciais da defesa do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, após a publicação de uma reportagem que investiga a ligação de Nunes com Osvaldo Cavalcante Maciel, empresário condenado por desvios no Banco do Brasil em 1995.

A série Endereços, do site De Olho nos Ruralistas, revelou uma suposta ligação entre Maciel e Ricardo Nunes. Uma das reportagens ouviu de um ex-vizinho de Nunes que o prefeito era empregado de Maciel. Motoryn resolveu apurar, analisou processos judiciais e administrativos que tratavam da fraude, e conseguiu contato com Julianno Maciel, filho de Osvaldo. Questionado sobre a relação de seu pai com Nunes, ele confirmou que o prefeito foi funcionário de Maciel.

Depois disso, o repórter do Intercept Brasil entrou em contato com a assessoria de Ricardo Nunes e fez algumas perguntas sobre a relação do prefeito com Maciel, como “por quantos anos o prefeito trabalhou com Maciel?”, “Qual função?” e “Entre 1994 e 1996, o prefeito foi remunerado com parte do patrimônio de Maciel?”.

Em resposta aos questionamentos, Motoryn recebeu uma nota, assinada pelo advogado criminalista Daniel Bialski, acusando o repórter e o Intercept Brasil de calúnia e difamação, e anunciando que Nunes entrará na Justiça contra “os autores, asseclas e participes das acusações falsas”.

“O site Intercept Brasil procurou a campanha de Ricardo Nunes, com acusações graves, caluniosas e totalmente infundadas que tentam vincular o prefeito a um escândalo de fraude bancária ocorrido em meados da década de 1990”, diz a nota. “A defesa adianta, inclusive, que vai ingressar, imediatamente, na Justiça, e adotará as medidas criminais contra os autores, asseclas e participes das acusações falsas, caluniosas e inescrupulosas que procuram de forma criminosa envolver Nunes em algo que não tem qualquer relação com a sua história ou com seus atos”.

A defesa de Nunes também afirmou que a reportagem teria “mandantes”: “Buscaremos a condenação por esses crimes também dos aloprados que atuam como mandantes dessa tentativa desesperada de tumultuar e manchar a reputação e a dignidade do prefeito – uma farsa que fere a democracia e desrespeita os eleitores”.

Na reportagem, Motoryn explicou que a história ainda estava em apuração e que mandar perguntas é um passo básico do processo. Destacou também se tratar de um assunto de interesse público, envolvendo um governante de São Paulo e candidato à reeleição.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram as ameaças judicias. As entidades destacaram que “o jornalismo investigativo é fundamental para garantir a transparência e o controle social sobre o poder público”.

Thyago Mathias conduzirá a expansão da SEC Newgate no Brasil e na América Latina

Thyago Mathias

A SEC Newgate, grupo de comunicação estratégica e advocacy, com sede em Milão, Itália, com mais de 1.300 profissionais em 60 escritórios distribuídos por cinco continentes e que reportou receita de U$ 103,6 milhões no primeiro semestre deste ano, anunciou na última semana a contratação de Thyago Mathias como seu vice-presidente de advocacy e assuntos públicos para Brasil e América Latina.

O objetivo é a expansão da rede na região, em especial para os mercados de Brasil, México, Argentina, Chile, Peru e Panamá. Esse novo movimento da SEC Newgate se dá cerca de 2 anos após o grupo ter adquirido a agência another, também com forte atuação no continente. E 7 anos após iniciar as operações na região, por meio de escritório na Colômbia, país onde hoje é vice-líder de mercado.

Thyago foi por quase 3 anos diretor-geral da LLYC, inicialmente do Brasil e no período final, para a América Latina. Esteve também, por pouco mais de 1 ano e meio, na FTI Consulting, como diretor sênior e senior advisor. No período em que atuou na imprensa, foi correspondente do portal g1 da TV Globo no Oriente Médio, baseado no Egito, e repórter especial de política no UOL.

Morre o fotojornalista Antonio Ribeiro, aos 61 anos

Morre o fotojornalista Antonio Ribeiro, aos 61 anos
Antonio Ribeiro

Morreu em 10/10 o fotojornalista Antonio Ribeiro, aos 61 anos, vítima de uma insuficiência respiratória aguda. A informação foi divulgada na quarta-feira (23/10) pela Folha de S.Paulo. Ele deixa a esposa Adriana e o filho Lucas.

Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, trabalhou como fotógrafo na Manchete e depois na Veja, onde trabalhou por seis anos. Neste período, fez registros da Amazônia e dos conflitos no Oriente Médio, que estamparam capas da revista. Em 1991, se mudou para a França para trabalhar na agência Gamma. Se enraizou em Paris, cobrindo a política europeia como um todo. Cobriu a ascensão da extrema direita na França com Jean-Marie Le Pen.

Em 2004, voltou à Veja e se tornou correspondente na Europa com um blog de Paris no site da revista. Também atuou como comentarista nas TVs francesas LCI e BFM. Retornou ao Brasil em 2015. Teve passagem curta por O Globo, onde trabalhou como editor de fotografia do jornal. Ultimamente, se dedicava a palestras e documentários.

Ao longo da carreira, Ribeiro fez trabalhos fotográficos muito importantes. Cobriu a Guerra do Golfo, edições de Jogos Olímpicos e os primeiros sinais da crise yanomami, em 1990. Fez registros aprofundados de China, Cuba, Egito, Nigéria, Israel e Índia. Ensaios de personalidades como Amin Maalouf, André Comte-Sponville, Aimé Jacquet, Ronaldo, Guga, Bebeto, Romário e Lula. Também fez registros do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando morou em Paris.

Milton Blay analisa o aumento do antissemitismo no mundo

Milton Blay analisa o aumento do antissemitismo no mundo

Milton Blay lança em São Paulo em 5/11 o livro A Nova Ordem Moral – depois do 7 de outubro (Kadimah), obra que faz um panorama sobre o aumento do antissemitismo no mundo, analisando as raízes históricas desse fenômeno e seus impactos na política e na sociedade. O lançamento será na Congregação Israelita Paulista (CIP) e haverá um outro evento no dia 10/11, na Livraria da Vila da Vila Madalena.

Jornalista com muitos anos de experiência como correspondente internacional, Blay compartilha no livro sua visão sobre os ataques de 7 de outubro de 2023 e os desafios que a humanidade enfrenta diante do ressurgimento de antigas intolerâncias. Ele também é autor dos livros A Europa Hipnotizada, ascensão da extrema-direita, O Vírus e a Farsa Populista, entre outros.

Estudo revela desafios na gestão de clientes e equipes nas agências de Comunicação

Estudo revela desafios na gestão de clientes e equipes nas agências de Comunicação
Crédito: Jason Goodman/Unsplash

Pesquisa inédita é um verdadeiro raio-x dos gestores que atuam nas agências de Relações Públicas no Brasil. Foi realizada entre abril e junho de 2024, com a participação de 110 gestores e faz parte do trabalho de encerramento da especialização em Estratégia Corporativa e de Negócios que a pesquisadora Fernanda Burjato concluiu este ano pela Fundação Getúlio Vargas.

São Paulo, outubro de 2024 – Um estudo acadêmico independente, conduzido pela jornalista e pesquisadora Fernanda Burjato, trouxe à tona os maiores desafios enfrentados pelos gestores de agências de PR no Brasil.

Foram consultados 110 gerentes, diretores e presidentes de agências de pequeno, médio e grande portes, em diferentes etapas de carreira e maturidade de gestão, distribuídos em localidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Brasília.

É um verdadeiro termômetro do que os gestores de PR enfrentam dia a dia nas agências, tanto na gestão de clientes quanto de equipes, e reflete os anseios e as dificuldades desses profissionais no Brasil,” afirma Fernanda Burjato.

Principais números

Entre os dados mais relevantes, destacam-se:

83% dos gestores não se sentem preparados para a gestão das suas equipes. A dificuldade em motivar, engajar e garantir a autonomia dos times é um senso comum entre os gestores do setor. A falta de uma postura consultiva e os problemas com a saúde mental foram apontadas como grandes desafios das lideranças na dinâmica de gestão das suas equipes.

89% dos gestores revelaram que suas agências não possuem processos e métodos estruturados para a gestão de clientes e equipes. A falta de governança é um dos aspectos que mais prejudica a eficiência operacional, que consiste na busca contínua de melhora de desempenho com o uso de técnicas de gestão.

Neste aspecto, 72% dos gestores revelam que não dominam a gestão financeira, de análise de rentabilidade e de crescimento orgânico no processo de gestão dos clientes ativos que possuem em suas carteiras. Um dos principais desafios é controlar adequadamente as horas vendidas aos clientes, fazer a gestão das entregas pelos times para que não excedam o contratado e desenvolver competências para não deixarem escapar oportunidades de negócios.

90% dos gestores acreditam ter um bom relacionamento com clientes, relações de confiança e comunicação aberta, embora apenas 74% considerem que o cliente percebe a qualidade técnica do trabalho entregue.

Depoimentos reveladores dos gestores de PR

Os relatos mostram um mercado em busca de equilíbrio entre entregar resultados excepcionais, cuidar da saúde mental das equipes e manter a sustentabilidade e o sucesso das operações, comenta a pesquisadora. Foram muitos os pontos trazidos à tona:

  • Clareza do escopo contratado pelo cliente x entregas exigidas da agência
  • Alinhamento das expectativas entre agência e cliente
  • Entendimento do que é o trabalho de Relações Públicas
  • Sobrecarga de trabalho e saúde mental dos times
  • Questionamentos sobre a qualidade das entregas
  • Falta de proatividade e autonomia das equipes de atendimento ao cliente
  • Necessidade de desenvolvimento de competências para liderar equipes
  • Capacidade de análise de rentabilidade e saúde dos contratos

Sobre a importância de ter um escopo bem definido, entender os budgets e buscar o equilíbrio comercial entre as partes, um gestor comentou:

  • “Precisamos de clareza em relação aos budgets e às expectativas do que está dentro ou fora do fee mensal pago pelos clientes às agências. Muitas vezes o cliente diz: “surpreenda-me”. E, nisso, vamos entregando planejamentos e estratégias além do contratado e horas além das contratadas.  Esse exercício de criatividade e proatividade leva tempo, consome horas, e, claro, custa. Só que o cliente da agência de Relações Públicas não quer pagar. É um exemplo claro do valor percebido que o nosso mercado ainda tem a conquistar”.

A falta de autonomia e de proatividade das equipes foi um dos desafios mencionados:

  • “Meu maior desejo é ter uma equipe autogerenciável e com tempo para ser proativa; que assuma a responsabilidade pelo cliente como se fosse seu próprio negócio. É raro encontrar profissionais com essa postura, que façam uma gestão inteligente do próprio tempo e das entregas e tenham capacidade consultiva.”

Os impactos da sobrecarga de trabalho foram igualmente ressaltados:

  • “Os prazos são curtos e o volume é intenso. Isso prejudica a qualidade das entregas e, obviamente, as relações entre cliente e agência. Como colocar limites, preservar a saúde mental da equipe, fazer uma boa gestão das entregas e garantir um bom relacionamento com o cliente?”

A necessidade de relações de maior confiança, alinhamento constante de expectativas e transparência também veio à tona:

  • “O meu maior desejo é que os clientes nos vejam como parceiros estratégicos e confiem no trabalho, e não nos enxerguem apenas como executores de demandas ou vendedores de pauta. Precisamos de uma comunicação mais aberta, receptiva e de mais espaço e tempo para propor soluções inovadoras sem sermos pressionados pelo imediatismo.”

Formar bons gestores é um dos caminhos para a solução.

Para amenizar as dores e garantir que as agências continuem a entregar valor em um cenário tão competitivo, Fernanda recomenda o desenvolvimento de competências em gestão; o desenvolvimento das equipes de atendimento para entregas de alta performance e para gestão do tempo e da qualidade; e a implantação de processos e métodos claros e estruturados que viabilizem as correções de rota necessárias. “A boa notícia é que, com o treinamento, conhecimento e a estrutura certos, as agências podem se transformar em parceiros estratégicos de seus clientes e elevar a qualidade das entregas,” comenta.

Do profundo incômodo nasce a primeira mentoria para formação de gerentes para o mercado de agências de Comunicação

Diante dos estudos do mercado realizados este ano por Fernanda Burjato (o primeiro analisou a nova geração que está chegando nas agências de comunicação), a jornalista criou a primeira mentoria para formação de gerentes em agências de Comunicação do Brasil, exclusivamente pra quem quer evoluir a mentalidade, melhorar a relação cliente-agência e desenvolver competências para gestão de equipes. “Escolhi o caminho da Mentoria pois a proximidade com os mentorados, a profundidade no debate dos temas, a transmissão de conhecimento e a transferência de experiências são muito viáveis em processos personalizados”, explica. As sessões de mentoria começam agora em novembro e as vagas são limitadas.

Sobre Fernanda Burjato

Fernanda Burjato

Fernanda Burjato é jornalista, com 25 anos de experiência em Comunicação Corporativa e Relações Públicas (PR). Iniciou a carreira em empresas e migrou para o universo de agências de Relações Públicas há 20 anos, tendo conquistado sólida experiência na gestão de clientes e equipes.

Foi executiva nas principais agências do Brasil, liderou grandes equipes de atendimento e atendeu empresas de diferentes portes e níveis de complexidade, como GOL, MAPFRE, Sicredi, Banco Mercantil, RD Station, Cisco, Andrade Gutierrez, Pirelli, Grupo Schincariol, entre outras.

Nos últimos 3 anos, desenvolveu metodologia exclusiva de Gestão de Clientes que já vem inspirando a implantação de novos processos no mercado.

Sob a ótica dos clientes, foi duas vezes consecutivas eleita como uma das profissionais mais admiradas do mercado pelo estudo PR Scope (edições 2021/2022 e 2023/2024).


EBC abre inscrições para comitês de Participação Social e Editorial

EBC abre inscrições para comitês de Participação Social e Editorial
Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A EBC divulgou em 10/10 os editais de chamamento público para composição dos membros do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI), e do Comitê Editorial e de Programação (Comep) da empresa. Juntamente com a Ouvidoria e a Assessoria Especial, os dois fóruns compõem o Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas). As inscrições estão abertas na plataforma Brasil Participativo até a próxima terça-feira (29/10).

Para o presidente da EBC, Jean Lima, trata-se de fundamental etapa para a consolidação de um modelo de comunicação pública verdadeiramente centrado na sociedade: “Não existe comunicação pública sem participação social. É essa valorização da diversidade que garante que a comunicação seja plural, democrática e, sobretudo, representativa”.

Os comitês têm entre suas funções o acompanhamento das diretrizes da programação veiculada pelas emissoras de comunicação pública operadas pela EBC no que tange a participação social, diversidade social, cultural, regional e étnica. O foco também está na pluralidade de ideias na abordagem dos fatos, na perspectiva da observância dos princípios de promoção da cultura nacional, pluralidade de fontes de conteúdo, estímulo à produção regional e à produção independente, além de suas finalidades educativas, artísticas, cultural, científica, informativa e promotora da cidadania. (Saiba+)

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