Faleceu na manhã do último sábado (24/1), aos 67 anos, o editor-especial da Rede TV Paulo Roberto Leandro. Vítima da chamada Doença de Crohn, inflamação crônica que afeta o sistema digestivo, ele foi internado na 6ª.feira mas não resistiu e sofreu falência de múltiplos órgãos. Paulo teve passagens por diversas emissoras de televisão, entre elas Tupi, Globo, Band e Cultura. Esta era sua segunda passagem pela Rede TV, onde foi um dos fundadores do Jornalismo, em 1999. Retornou à casa há cerca de quatro meses, a convite de Franz Vacek, que acabara de assumir a Superintendência de Jornalismo e Esporte. Era também professor da USP e vinha trabalhando em um livro com histórias e experiências de sua carreira. Deixou mulher e dois filhos.
Fenaj relata 129 agressões a profissionais da imprensa em 2014
A Fenaj lançou em 22/01, em coletiva à imprensa na sede da ABI, o Relatório 2014 da violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil, levantamento que aponta 129 casos de agressões a jornalistas registrados no ano passado, a maioria durante manifestações. O relatório, que traz dados por região, estado, gênero, tipo de mídia e agressores, além do relato dos casos, indica que 50,4% (65) das 129 agressões contra jornalistas identificadas aconteceram durante protestos. Destas, 48,06% foram praticadas por policiais e 12,4% por manifestantes. O número de agressões caiu 30% em relação a 2013, mas os casos de violência extrema – assassinato – aumentaram em relação aos anos anteriores. Identificaram-se, ainda, 17 casos de agressão física não relacionada a manifestações (13,17%), 12 de cerceamento à liberdade de expressão com ações judiciais (9,3%), 11 de ameaças e intimidações (8,52%) e sete de agressões verbais (5,43%). A região Sudeste foi, mais uma vez, identificada como a mais violenta para os jornalistas, com 55,81% das agressões.
Andrea Assef assume Marketing e Comunicação da J.Walter Thompson Brasil
Com praticamente toda a carreira em Economia e Negócios, em veículos como Exame, IstoÉ Dinheiro, Isto É, Poder e Jornal do Brasil, Andrea Assef assumiu a Diretoria Marketing e da Comunicação do Grupo J.Walter Thompson Brasil. Ela passa a traçar e implementar estratégias em conjunto com o Conselho do grupo para a evolução de suas marcas. Andrea, que também já foi diretora de Comunicação da Y&R e da Neogama, conta ainda com grande experiência no mercado editorial, tendo sido sócia de Mara Luquet na editora Letras & Lucros, onde publicou revistas e livros direcionados a finanças pessoais, além de comandar o programa de rádio Elas & Lucros, na 107,3 FM, de São Paulo. Ela pode ser contatada nos [email protected] e 11-3888-7999 / 999-799-034.
Universidades de Columbia e Oxford oferecem bolsas de estudos para jornalistas
O Tow Center de Jornalismo Digital da Escola Superior de Jornalismo da Universidade de Columbia recebeu três milhões de dólares da Fundação Knight para financiar pesquisas e experimentos de campo que explorem as mudanças na relação do jornalismo com a tecnologia e oferece bolsas para pesquisadores e jornalistas para ajudar em quatro áreas-chave: Computação, Algorítimos e Jornalismo Automatizado; Dados, Impacto e Métricas; Audiência e Engajamento; e Jornalismo Experimental, Modelos e Prática.
Os bolsistas, que também trabalharão com outros projetos, estarão à frente de cada uma dessas áreas. Interessados em se inscrever devem entrar em contato pelo [email protected]. Já o Reuters Institute for the Study of Journalism busca profissionais com, no mínimo, cinco anos de experiência e inglês fluente para seus programas de pesquisa com duração de três, seis ou nove meses na Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Para participar, o bolsista deve completar um trabalho acadêmico para publicação com oito mil a dez mil palavras, auxiliado por um acadêmico de Oxford, especializado no tema escolhido, que supervisionará o trabalho. Os projetos inscritos devem, preferencialmente, se enquadrar em uma das áreas de enfoque do instituto, que são o negócio do jornalismo, a prática em evolução do jornalismo e as relações entre jornalismo e accountability.
A inscrição – incluindo o currículo, declaração pessoal, proposta de projeto, referências e amostras de trabalho – deve ser enviada até 30 de janeiro. Mais informações no http://bit.ly/1wrTq66.
SET cria grupo de estudos sobre novas mídias
Motivada pelos números da Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015 do Governo Federal, que aponta para aumento do número de usuários e do tempo permanência deles na internet, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) estruturou um grupo de estudos sobre novas mídias. Estão previstas atividades como a geração de conteúdo para revista e site da SET e para veículos segmentados do setor, além da presença nas mídias sociais e a criação de pesquisas para atualizar constantemente o setor. A coordenação do grupo é de Rodrigo Dias Arnaut. Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, Arnaut atua como pesquisador de sistemas de tevê no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da TV Globo e professor colaborador da Faap nas disciplinas de Mídias Digitais e Transmídia para graduação (RTV) e pós-graduação (Produção Executiva e Gestão de TV), além de presidir a Associação EraTransmídia, entidade que colabora com a SET. Participam ainda do grupo: Andre Campos Filippe, especialista em Business Intelligence da iProspect; Daiana Sigiliano, pesquisadora em TV Social da UFJF e EraTransmídia; Felipe Iasi, designer de Novas Mídias da Rede Bandeirantes; Marilia Fredini, produtora multimídia da TV Cultura; Sergio Bicudo, coordenador da TV PUC-SP; Shyrles Monteiro, desenvolvedora de Aplicações Interativas da Rede Record; Solange Eiko, vice-presidente da Associação EraTransmídia; Rodolfo Oliveira, sócio-diretor da Corazonada; Rodrigo Terra, sócio-diretor da Fazenda Urbana; e Ursula Reichenbach, designer de User Experience da Movile. Além dos profissionais de emissoras de televisão, o grupo pretende reunir produtores audiovisuais, profissionais de agências de propaganda, publicidade e digitais, desenvolvedores de software, pesquisadores acadêmicos e anunciantes. “Agindo multidisciplinarmente, poderemos gerar o aquecimento de vários mercados, reduzindo esforços redundantes e maximizando resultados”, afirmou em nota Dimas Dion, coordenador de Comunicação da SET e um dos organizadores do grupo. As inscrições para participar do grupo podem ser feitas pelo [email protected].
André Jordão retorna ao time de Moto.com
De volta ao Brasil após uma temporada de estudos em Vancouver, André Jordão acertou seu retorno ao time de reportagem do site Moto.com. Esta será sua segunda passagem por lá, onde havia começado a carreira em 2008 e permanecido até o final de 2010, quando se transferiu para a Agência InfoMoto, em que ficou mais três anos, até mudar para o Canadá ao final de 2013. Chega para assumir o posto de editor de teste e terá ao seu lado o editor Aladim Gonçalves, sob o comando do diretor Marcio Viana.
ZNews Editora assume o comando da revista Reparação Automotiva
A partir da próxima edição, prevista para a primeira quinzena de fevereiro, a revista Reparação Automotiva, produzida há sete anos pela Prána Editora & Marketing, passa a circular sob o selo da recém criada ZNews Editora. A empresa pertence ao grupo ZMix Promoção e Marketing, que entre outras atividades, desenvolve displays para lojas de autopeças em todo Brasil. Com a mudança, a revista terá em seu comando a editora Christiane Benassi e o diretor de Criação Sérgio Parise. Ambos acumulam mais de 15 anos de experiência na área, com passagens pelas revistas Novo Varejo, Mais Diesel, Mais Automotive, Mercado Automotivo e Oficina Brasil. A periodicidade segue mensal, com tiragem de 30 mil exemplares, mas o próximo número já terá novidades no projeto gráfico, logotipo e novas seções. “Estamos produzindo uma revista inteiramente nova, tanto na forma quanto no conteúdo”, explica Christiane. “Mais moderna e arrojada, efetivamente alinhada com os interesses dos profissionais que atuam no mercado de reparação automotiva. Dentre as novidades teremos a seção Papo Legal, na qual, a cada edição, abordaremos de forma descontraída um assunto fora do mercado, mas com a participação de quem faz o mercado: música, esportes, passeios e outros que certamente conquistarão o leitor. E claro que não vamos deixar de lado as dicas de como fazer a manutenção dos carros que mais aparecem nas oficinas, as notícias sobre o setor e os melhores lançamentos. A nossa proposta é transformar a revista em uma referência de informação e entretenimento para os mecânicos antenados com a evolução do segmento”. Da equipe da Prána, fica apenas o colaborador e editor de testes Edison Ragassi, que segue colaborando para outra publicação da antiga casa, o jornal Balcão Automotivo. Ainda em formação, a nova equipe da Reparação Automotiva conta ainda com a colaboração de Marcos Bravo e Matheus Volker no time de arte.
Victor François deixa a Renault e começa na equipe da Automotive Business
Após quase dois anos estagiando na Diretoria de Comunicação da Renault, Victor François deixou a empresa no final de 2014 e integrou-se esta semana à equipe de jornalismo do portal e revista Automotive Business. Chega para ocupar a vaga deixada em outubro do ano passado pela repórter Camila Franco, que no caminho inverso trocou o dia a dia das redações pela Comunicação Institucional da Mercedes-Benz. Aos 24 anos, recém-formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, Vitor passou anteriormente por Rádio Bandeirantes e TV Gazeta. Na AB, vai atuar principalmente no portal, com matérias diárias, mas também colaborará com a revista Automotive Business, que é bimestral. A Redação conta também com o diretor e editor Paulo Braga, o editor do portal Pedro Kutney, a editora assistente Giovanna Riatto e os repórteres Mário Curcio e Sueli Reis.
Memórias da redação ? Penetras
Nair Keiko Suzuki, que se aposentou em 2013 como editora-assistente de Economia e Negócios do Estadão, em sua segunda estada por lá, volta a colaborar com este espaço. Ela atuou também em revista Notícias Fiesp e Gazeta Mercantil, teve passagens pela sucursal paulista do JB e pela Folha de S.Paulo, além de IstoÉ e na extinta revista Afinal. Penetras Dar plantão aos domingos e fechar matérias sobre Economia nas edições de 2ª.feira da Folha de S. Paulo não era tarefa fácil. Por isso, o subeditor Rubens Barbosa de Mattos teve a ideia de criar uma agenda da semana para garantir conteúdo para as páginas brancas. O editor Pedro Cafardo acatou a sugestão e a tarefa coube a mim, por ter assumido a Chefia de Reportagem da editoria de Economia do jornal, em 1975. Batizada de Semana Econômica, a agenda registrava eventos como congressos, palestras, cursos, entrevistas coletivas, lançamentos de produtos, inauguração de fábrica, criação de entidades, divulgação de indicadores econômicos, vinda de ministros a São Paulo e outras iniciativas do governo, separados por dia da semana. No início, ocupava duas colunas, de cima a baixo. Depois, o espaço cresceu para meia página e quando deixei a Folha, em 1983, o serviço preenchia uma página inteira, com fotos. Para evitar que a agenda fosse maçante, mera cópia dos releases que recebia, decidimos destacar um ou outro evento, antecipando informações que ainda iam ser divulgadas. Ao receber um aviso de pauta da assessoria de imprensa do Banco Itaú sobre o lançamento de uma campanha publicitária, por exemplo, liguei para o publicitário Washington Olivetto, na época da DPZ, pedindo um detalhe da nova peça. O que ele me adiantou saiu destacado num quadro dentro da Semana Econômica. Quando uma entidade ou uma assessoria avisava que ia divulgar os resultados de uma pesquisa de mercado, eu igualmente antecipava um dos dados ainda inédito. A agenda passou a servir de pauta para os jornalistas de Economia e as assessorias de imprensa pediam para incluir uma ou outra informação para atrair a mídia. Ciente da importância do serviço, usei a agenda também para me vingar de um assessor. Ele havia me pedido para indicar um jornalista para o trabalho de free-lancer num evento. Indiquei uma repórter que, por problemas pessoais, estava precisando de dinheiro extra. Soube depois que ela nada recebeu pelo serviço prestado. A partir daí, não publiquei mais nada do que esse assessor divulgava. A coluna atraía também os falsos jornalistas, que ficavam sabendo por lá de almoços, jantares e festas de confraternização com a imprensa e apareciam, como penetras. Geralmente eram pessoas mais idosas, trajando terno que não combinava com a camisa, muito menos com a gravata. Mostravam uma credencial qualquer – teve um que mostrou o crachá de uma revista feita pelo consulado da França –, entravam, não faziam uma pergunta sequer nas entrevistas coletivas e em seguida almoçavam ou jantavam de graça. Isso acontecia principalmente nos eventos de fim de ano. O crescente número de penetras fez com que a assessoria de imprensa de uma grande montadora me procurasse, fazendo um apelo que me surpreendeu na época: que deixasse de incluir na Semana Econômica a data e local do almoço de confraternização da diretoria da empresa com os jornalistas que cobriam a área. Conseguiu, assim, reduzir o número de participantes, que já era grande. Quando pedi demissão da Folha oito anos depois para ir trabalhar na revista IstoÉ, ninguém me substituiu na agenda, que deixou de ser publicada. A brava equipe de jornalistas da sucursal de São Paulo do jornal O Globo tomou a iniciativa, e outros aderiram ao almoço de despedida no extinto restaurante Franciscano, que ficava na rua da Consolação. Durante o almoço, os colegas me agradeceram pelas dicas de pautas que, voluntariamente ou não, incluí na Semana Econômica.
SAE abre inscrições para seu prêmio de jornalismo
Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, que reconhece matérias de destaque sobre temas relacionados a tecnologia da mobilidade nos modais Automotivo, Aeroespacial, Naval e Ferroviário. Poderão concorrer reportagens nas categorias Mídia Impressa e Internet, desde que veiculadas entre 1º/3/2014 e 21/3/2015. Serão dez reportagens finalistas (cinco por categoria), com prêmios de R$ 7 mil para cada vencedor, R$ 2 mil para as Menções Honrosas (duas por categoria) e certificados para outras quatro reportagens de Destaque. O prazo para inscrições segue até 30/4. O material deve ser enviado online em formato PDF ou ZIP, com nome do veículo de comunicação, data e local da publicação. No caso de internet, a matéria deve ter sido produzida originalmente para essa mídia. Mais informações na Companhia de Imprensa, com Maria do Socorro Diogo ([email protected]) ou Susete Davi (susete@), pelo 11-4435-0000.






