Liana Verdini e Maria Salete Cangussu são as novas chefes da Assessoria de Comunicação do Ministério da Fazenda. Vale lembrar que anunciamos em J&Cia 983 a nomeação de Fernando Thompson para a assessoria especial do ministro Joaquim Levy. Liana – ex-O Globo, Correio Braziliense e Brasil Econômico –, trabalhou com Thompson na Vale, na Transpetro e, mais recentemente, na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Salete – ex-TV Globo, Aneel e Light –, também o acompanhou na Transpetro e na Secom. Os demais integrantes da Ascom ([email protected]) ainda estão sendo nomeados.
Fernanda Catania, a Foquinha, cria programa no youtube
Após passagens por Rolling Stone Brasil e revista Capricho, Fernanda Catania, a Foquinha, estreou nesta semana seu programa digital, o Desafio com a Foquinha. Veiculado em seu canal do youtube, trará semanalmente um personagem famoso sendo desafiado a fazer algo a que o público não está acostumado. No episódio de estreia, o ator Caio Castro participou de um desafio no Centro de Paraquedismo de Boituva, no interior de São Paulo. Os episódios estarão na rede toda 2ª.feira, às 17 horas.
Leandro Beguoci inicia em NY estudos sobre Empreendedorismo em Jornalismo
Leandro Beguoci, editor-chefe do F451 (que produz os sites Gizmodo, Trivela, Kotaku e Extratime), está em Nova York para se dedicar ao programa de Empreendedorismo em Jornalismo promovido pela City University of New York Graduate School of Journalism. Durante quatro meses, ficará na Big Apple vivendo o que considera ser “um dos programas mais legais e desafiadores do mundo. […] É basicamente pensar em formas de fazer jornalismo na transição digital – com produtos, serviços e relevância pública”, disse a J&Cia. Criado em setembro de 2010, o programa Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism é financiado por The Tow Foundation e Knight Foundation.
Brasil Post celebra um ano com mudanças na redação
Diego Iraheta, antes editor sênior de Notícias, passa a editor-chefe do site, no lugar de Otávio Dias Nesta 4a.feira (28/1) faz exatamente um ano que o Brasil Post – parceria da Editora Abril com o Huffington Post – estreou no Brasil. O mês de comemorações dos bons números de audiência (embora não tão bons de retorno do investimento) marca também o início de Diego Iraheta, antes editor sênior de Notícias, como novo editor-chefe do site, no lugar de Otávio Dias, que saiu e passa a cuidar de sua consultoria em estratégia de comunicação, gestão de imagem, relacionamento com a mídia e produção de conteúdo. Para a vaga de Iraheta chegou Luciana Sarmento, vinda do UOL. Outro que deixou o Brasil Post foi Thiago Araújo, editor de Mídias Sociais, que seguiu para a Trip Editora, abrindo espaço para a promoção do então repórter de Viral e Diversão Cleber Facchi. Contratações também estão na pauta do BP. O gerente de Marketing Edson Ferrão foi captado de Veja Online; Luiza Belloni veio do Infomoney para abordar Economia; e o site ainda busca um profissional para ser o primeiro da sucursal de Brasília. Comandados pelo diretor Editorial Ricardo Anderáos, completam o time a editora de blogs Tatiana Dias; os repórteres Ione Aguiar (Ciência e Saúde), Rodolfo Viana (Comportamento e Cultura), Andréa Martinelli (Comportamento e Outra Medida), Thiago de Araújo (Política) e Gabriela Bazzo (Mundo); o designer e editor de vídeo André Murched; as moderadoras de comentários Elizabeth Costa e Larissa Silva; e os estagiários Caio Delcolli e Larissa Baltazar. ”Audiência já supera 21,5 milhões de pageviews”, diz Ricardo Anderáos Milhões de visitas e centenas de notícias depois, Ricardo Anderáos, diretor Editorial, faz um balanço do período, em que celebrou audiência mas viu uma receita ainda tímida e aquém da esperada: Os milhões do Brasil Post “Chegamos ao primeiro ano do Brasil Post batendo recorde de audiência. Neste janeiro, superamos nossa melhor marca mensal – que havia sido registrada em novembro – e já batemos 21,5 milhões de pageviews, com 5,1 milhões de usuários únicos. A expectativa é de que fechemos o mês com seis milhões de usuários únicos e 26 milhões de visualizações de página, se mantivermos o ritmo”. Audiência bombou em 2014 “A redação do Brasil Post é superpequena, integrada e está todo mundo muito animado. Como sabemos, 2014 foi um ano atípico e importante para o nosso meio, porque tivemos uma Copa do Mundo (aquela Copa do Mundo: no Brasil, em que sofremos um vexame) e eleições (aquelas eleições: em que os ânimos estiveram muito acirrados). Esses dois eventos foram muito legais pra nós. Já tínhamos o macete de fazer softnews de uma forma que gerasse audiência, e o nosso desafio, logo nesse primeiro ano, foi achar nossa veia de como abordar hardnews”. E o dinheiro? “O plano de negócios prevê que o retorno comece a vir depois do segundo, terceiro ano. Então, ainda é muito cedo para querer almejar um equilíbrio. O que eu posso dizer é que a meta está um pouco abaixo, em termos de receita, do que prevíamos. Ainda mais porque fazemos um tipo de publicidade diferente da convencional para sites, que é a publicidade nativa. A marca é nova, todo mundo está mais conservador… Mas estamos animados! Fechamos importantes parcerias, como a com a CVC”. O novo editor-chefe q Escolhido para substituir Otávio Dias como editor-chefe, Diego Iraheta – até então editor-sênior de Notícias – também conversou com J&Cia e contou de sua expectativa para a nova função. Empolgado com ela, diz que 2015 começa com o desafio de consolidar a marca Brasil Post: Elegância: diferencial no Entretenimento do Brasil Post “Eu estou superempolgado! 2015 começa com um grande desafio porque vai ser o ano de consolidação do veículo, da marca. Estou feliz porque a briga de audiência que se vê nos portais tradicionais, recorrendo a uma coisa de nível cada vez menor, tem sido a praxe. E nós vamos na contramão. As nossas pautas são muito ligadas a direitos humanos, empoderamento de minorias e pró-diversidade. Enquanto portais tradicionais vão fazer a fofoquinha do papparazzo, da repórter que está com uma barriguinha [Diego se refere à polêmica nota publicada pelo R7 sobre a repórter Fernanda Gentil, da TV Globo], nós vamos com uma resposta superclassuda, sem citar o nome do portal, para dizer que dá pra fazer entretenimento com classe, com elegância. Claro que isso foi uma pauta coletiva e nós fomos só afinando os ponteiros”. Equipe em sintonia e hardnews pop “Essa é uma das equipes mais competentes, com mais senso de coletividade com que já trabalhei. Isso me deixou ainda mais entusiasmado. Estamos mesmo vestindo a camisa do projeto, que é de vanguarda, é de fazer jornalismo mais pop, saindo do padrão sisudo da notícia, e, ao mesmo tempo, informando. Dá pra fazer tanto entretenimento quanto eleição, que, como o Anderáos falou, foi o período em que mais crescemos em audiência. Daí a decisão de contratar um repórter em Brasília. Foi nesse período que percebemos que hardnews dá, sim, audiência. Estamos apostando em fazê-lo de forma mais pop. A repórter que trouxemos da Infomoney, por exemplo, tem pautas ligadas ao factual, à crise econômica, mas que vão muito bem, porque ela dá essa embalagem que remete ao dia a dia das pessoas”.
Repórter do Estadão é alvo de bala de borracha em protesto
Fernando Otto, repórter da TV Estadão, foi alvejado por uma bala de borracha na 3ª.feira (27/1), na capital paulista, enquanto cobria protesto contra aumento das passagens de transporte urbano. Fernando filmava a depredação da estação Faria Lima do metrô quando seu celular, que estava no bolso, foi atingido – e destruído – por uma bala de borracha. O profissional não se feriu. Segundo a Abraji, é a quinta ocorrência com jornalistas registrada pela associação apenas este ano. Na manifestação da semana passada (em 23/1), Edgar Maciel, também repórter do Estadão, foi ferido com um tiro de bala de borracha numa das pernas. Em 16/1, Felipe Larozza, fotógrafo da revista Vice, foi golpeado com cassetete, apesar de estar identificado como jornalista. O fotógrafo freelancer Matheus José Maria relata que também recebeu um golpe de cassetete, em 9/1, mesmo após acatar a ordem da PM e deixar de fotografar uma confusão entre agentes e manifestantes. Thomas Dreux Miranda, que atua no blog Xadrez Verbal, foi atingido no tornozelo por um estilhaço de bomba no protesto de 16 de janeiro.
PUC-Campinas ensina jornalismo a adolescentes da periferia
Projeto de extensão promovido pela PUC-Campinas e coordenado pelo docente da Faculdade de Jornalismo Fabiano Ormaneze ensina adolescentes da periferia de Campinas a produzirem um jornal e um site para o bairro de Campo Grande. Cerca de 20 adolescentes que frequentam o Centro de Assistência Social Copiosa Redenção do bairro são instruídos em cada etapa da produção de um jornal, desde a pauta à diagramação. Eles participam de oficinas, análise de jornais e revistas já existentes e levantamento das necessidades e das características do público que vive na região. Com o aprendizado, os alunos devem produzir um jornal, cuja expectativa da tiragem é quatro mil exemplares a partir deste ano, e refazer o site e a fan page da instituição, com produção de notícias e vídeos sobre a região. O projeto Comunicação comunitária e cidadania: práticas educomunicativas no Centro de Assistência Social Copiosa Redenção foi aprovado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação – ProExt e terá duração até dezembro.
Machado de Assis Magazine recebe traduções para edição que será lançada em Paris
A Machado de Assis Magazine – Literatura Brasileira em Tradução recebe até 6/2 excertos de traduções de obras de autores brasileiros para sua próxima edição, que será lançada em março no 35º Salão do Livro de Paris, evento em que o Brasil será homenageado. Traduzidos para o inglês, espanhol ou francês, os trechos ou primeiros capítulos de obras de literatura e humanidades, ficcionais ou não, e nos mais variados gêneros, devem ser enviados para [email protected]. O Conselho Editorial selecionará até 22 textos para a sexta edição da revista, que também será publicada em www.machadodeassismagazine.bn.br, com acesso e download gratuitos. Projeto da Fundação Biblioteca Nacional em coedição do Itaú Cultural, a revista Machado de Assis tem como objetivo difundir e estimular a publicação da literatura e da produção intelectual brasileiras no exterior. No site da revista, até o momento, é possível ter acesso a 96 trechos de obras de 95 escritores brasileiros vertidos para inglês, espanhol e alemão.
O Povo abre inscrições para a 17ª turma do curso de Novos Talentos
Estão abertas até 20/2 as inscrições para a 17ª turma do curso Novos Talentos O Povo, que seleciona estudantes a partir do quarto semestre, de faculdades localizadas em Fortaleza. O programa terá início em abril e seguirá até julho com aulas de Português, Redação e Apuração Jornalísticas, além de treinamento prático nas editorias dos veículos do Grupo de Comunicação O Povo: jornal, rádio, portal e televisão.
Morre José Luiz Alcântara
Faleceu na manhã da última 2ª.feira (26/1), aos 65 anos, em decorrência de um enfarte, José Luiz Alcântara, chefe de redação de O Estado de S. Paulo no Rio de Janeiro, onde completaria 15 anos em março. Filho do jornalista, escritor e dramaturgo cearense Nertan Macedo, José Luiz acumulava 45 anos nas redações, tendo passado por O Povo, em Fortaleza, duas vezes pelo Jornal do Brasil e como chefe de Reportagem e de Redação de O Dia. Torcedor do Fluminense, também era apaixonado por animais. Deixa um filho, Maurício, do casamento com Bella Stall, e a companheira Lívia Ferrari. Seu corpo foi enterrado na manhã desta 3ª.feira (27/1) no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
Últimos dias de inscrições para o Prêmio Petrobras de Jornalismo
Seguem abertas até 6/2 as inscrições para a segunda edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo, que reconhecerá trabalhos em destaque nas áreas de Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental e Petróleo, Gás e Energia, além de Fotojornalismo. Podem concorrer matérias publicadas entre 10/5/2013 e 9/4/2014. Serão premiadas as melhores reportagens regionais e nacionais sobre cada um dos temas nas mídias jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias. Em Fotojornalismo, haverá vencedores regionais e nacional, independentemente do tema escolhido. Todos concorrem ao Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, cujo vencedor embolsará R$ 31.800. O prêmio também reconhecerá, na categoria Internacional, a melhor reportagem sobre o Brasil feita por correspondente estrangeiro sediado no País, que aborde um dos temas do prêmio. Mais informações e inscrições pelo www.premiopetrobras.com.br.






