25.8 C
Nova Iorque
domingo, julho 20, 2025

Buy now

Início Site Página 1076

O adeus ao Bispão

O jornalismo especializado automotivo perdeu nesta 5ª.feira (30/10) um de seus mais tradicionais e experientes profissionais. Faleceu aos 80 anos, em Curitiba, Antonio Cipriano Bispo, o Bispão. Ele estava internado no Hospital Vita desde 14/10, após sofrer um AVC. Natural de Santos, no litoral paulista, Bispo foi ainda criança para o Paraná, onde em 1956 formou-se oficial pela Polícia Militar. Após o golpe de 1964, foi cassado pelo AI-1, mas antes já dividia sua carreira de oficial com a de comunicador, pela rádio Guairacá e pelo jornal Tribuna do Paraná. Em 1970 lançou uma coluna sobre automóveis em O Estado do Paraná, espaço que seria precursor de um dos mais antigos suplementos especializados em automóveis do Brasil, o Jornal do Automóvel, lançado em setembro de 1974. Permaneceu na publicação até , quando foi então substituído por seu filho Alexandrino Cipriano Bispo Neto, o Bispinho, que permaneceu à frente do caderno até 1992. Ultimamente, pai e filho se dividiam no comando do site Automanianet. Seu corpo foi velado no Cemitério Vertical, em Tarumã, e o enterro aconteceu às 13h desta 6ª.feira (31/10), no mesmo local. Logo após anunciada a morte de Bispo, dezenas de amigos e colegas de profissão demonstraram sua admiração pelo profissional. Confira a seguir alguns desses relatos publicados no facebook: “O Bispão foi o fundador do primeiro caderno de automóveis do Brasil, e durante esses quase 20 anos meus no segmento convivemos muito em salas de espera de aeroportos, test-drives, eventos. Sempre acatei muito do que me dizia, tanto profissional como pessoal, aproveitando sua grande experiência. Figura metódica, tem passagens memoráveis, como o dia em que quase suspendeu um Grande Premio Brasil de Fórmula 1 por causa de uma credencial, ou a suspensão da subida da Graciosa no Rally, era do tipo que o sindico pagaria a mudança para sair do condomínio, mas, figura exemplar que continuará sempre a ter toda a minha admiração. A dupla Bispo e Libório estpa de volta, e sei que muitos anjos vão se incomodar”. (Nilton Saciotti – Bem Paraná)  “O amável Bispão, uma pessoa competente e muito do bem. Trabalhamos vários anos juntos em O Estado do Paraná e guardo as melhores lembranças dele, também de tantas viagens nacionais e internacionais que fizemos juntos. Meus sentimentos e que a família seja confortada com essa saudade”. (Sérgio Quintanilha – Motor Show)  “Estamos tristes com a partida do grande Bispo, meu companheiro de muitas jornadas nas coberturas dos lançamento da indústria automobilística, nos GPs de Formula 1 e nos papos sobre a criação e as confusões da Abiauto. Adorava papear com ele – sobre tudo, até política – e beijar o seu anel, que dizia ser do cardinalato. Hoje estamos tristes, por não mais poder curtir a grande amizade iniciada nos anos 1960. Vá em paz companheiro, pois sua chegada alegrará os que já foram, como José Lago, Libório (seu amigo inseparável), Lessa, Mauro Forjaz e outros. Um tempo de tristeza e de saudades”. (Marcondes Viana – Chic, Automóveis & Sociedade) 

O Povo publica especial Cartas aos governantes

Cartas aos governantes é o mais recente projeto do Núcleo de Reportagens Especiais de O Povo (CE), dirigido por Fátima Sudário. Com concepção de Émerson Maranhão, o especial é uma ação multiplataforma que consiste em duas videocartas – sobre espectativas para os governos estadual e federal – elaboradas a partir dos depoimentos de eleitores colhidos em 26 de outubro. As cartas também ganharam versões na edição impressa do jornal, publicadas na edição de 27 de outubro. Trechos dos áudios dos depoimentos foram transmitidos na rádio O Povo CBN e os vídeos foram veiculados na TV O Povo. “É um projeto pensado para contemplar e dialogar com todos nas nossas mídias”, explicou Fátima. “Nosso consumidor de informação hoje está em todas as plataformas, e esse projeto oferece conteúdos específicos para cada plataforma em que ele está”, completou. Para captar os depoimentos, Cláudio Ribeiro e Demitri Túlio percorreram várias seções eleitorais de Fortaleza, acompanhados pelos fotógrafos Chico Alencar e Fco Fontenele. O mote era “o que os eleitores gostariam de pedir aos próximos governador e presidente, caso pudessem falar diretamente com eles”. Maranhão e André Silvestre ficaram responsáveis pela edição do material gravado, enquanto Ana Mary C. Cavalcante escreveu as cartas publicadas no jornal impresso, traduzindo as vontades dos eleitores. As videocartas foram inspiradas no filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles e lançado em 1998. Segundo Maranhão, “no filme, o diretor propõe que Dora, personagem de Fernanda Montenegro, seja o suporte técnico de pessoas que têm a necessidade de comunicar, mas não têm os meios para fazê-lo, pois não sabem ler nem escrever. E é por esse caminho que fomos. Nossa ideia foi dar voz, visibilidade e suporte tecnológico aos eleitores que desejam mandar seus recados para os governantes, mas não tem possibilidades para isso”.

Andiara Petterle é a nova VP de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS

Andiara Petterle assumirá em março de 2015 a Vice-Presidência de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS. Atualmente CEO da Predicta – que integra a e.Bricks, empresa de investimentos digitais da RBS onde está desde 2011 –, ela substituirá Eduardo Smith, que deixa a RBS após 20 anos de casa.  Segundo comunicado da empresa, entre as atribuições de Andiara estão valorizar o jornalismo; aperfeiçoar os jornais impressos com melhorias nos produtos e abertura de novas oportunidades de negócios; e desenvolver novas plataformas e linguagens (digital e mobile) para os conteúdos gerados pelos veículos de comunicação do Grupo. Experiente em gestão de conteúdo, tanto na área editorial quanto em negócios, Andiara passou por Cadê, onde foi produtora de conteúdo; TV Globo, atuando como coordenadora de Jornalismo e Produto Multimídia; e fundou o Bolsa de Mulher, portal direcionado ao público feminino da América Latina. Natural de Alegrete (RS), formou-se em Comunicação Social pela PUC-Rio e é mestre em Comunicação, com foco em Antropologia do Consumo. Na nota, ela disse que sua meta é “integrar e reforçar as experiências on e off-line do leitor, enriquecendo e ampliando muito mais sua experiência com o conteúdo e criando novas possibilidades de abordagem com o mercado. A relação de credibilidade com as marcas não muda, mas se amplia nas diversas plataformas”. 

Novo M de Mulher, da Abril, estreará em breve

Portal prepara inovações com vistas a fortalecer as marcas, tornar mais ágil a produção de conteúdo e a navegação e criar mais oportunidades para a publicidade Em fase de testes de sua versão beta, o novo portal M de Mulher da Abril  está prestes a chegar ao mercado e deverá estrear entre o final de novembro e início de dezembro, um ano após o início de seu desenvolvimento. Uma das inovações é a adoção de uma versão especialmente customizada para a Abril do publicador Drupal, que permitirá maior agilidade no fluxo e postagem de conteúdo, ganho de produtividade nos processos editoriais e mais atrativos para a publicidade. Outra é que cada uma das marcas abrigadas no M de Mulher terá sites com identidade mais forte e maior profundidade, melhorando a experiência do usuário – inclusive em mobile. Parte da equipe do M, uma redação que hoje já se dedica a produzir conteúdo para as marcas, num total de 14 profissionais, migrou fisicamente para cada título. “Assim, vamos literalmente aproximar a expertise digital desses multiplicadores ao conhecimento mais profundo da essência de cada marca e de suas audiências, que está nas redações”, diz Paula Mageste, superintendente da UN Mulher e Celebridades, que engloba Claudia, Nova, Elle, Estilo, Capricho, Contigo, Tititi, AnaMaria e M de Mulher. Essas equipes serão apoiadas pelo restante do time que permanece no portal. Paula ressalta que a renovação proposta é do tipo “mexer em time que está ganhando”, pois deve melhorar a audiência de um portal que já é o maior do País no segmento feminino, além de permitir que as diversas marcas ganhem uma expressão digital forte, aprofundando a segmentação, graças à customização dos recursos que agora estarão disponíveis. “Se editorialmente os ganhos são visíveis – assinala –, na publicidade não é diferente. Essa segmentação favorecerá a área comercial, que poderá trabalhar com várias soluções para seus clientes, seja entregando grandes volumes seja trabalhando projetos sob medida”. O portal tem quase nove milhões de visitantes únicos e a média de 110 milhões de pageviews por mês.

Roda de Conversa passa a integrar oficialmente o Prêmio Vladimir Herzog

Roda de Conversa, iniciativa pela qual os vencedores do Prêmio Vladimir Herzog participam de um bate-papo com estudantes para revelar os bastidores das reportagens contempladas, passará a partir do próximo ano a integrar oficialmente a cerimônia de entrega do prêmio.

A novidade foi anunciada durante a festa de premiação, nesta 4ª.feira (29/10), no Tuca, em São Paulo, por Juca Kfouri, que atuou como mestre de cerimônias. Segundo Nemércio Nogueira, diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, “essa ideia começou pequena três anos atrás, numa sala de aulas da PUC e ontem foi no TucArena, transmitida ao vivo pela internet por TV Cultura, TV PUC, Canal Universitário, TVT, TV Assembleia e TV Câmara. Foi também gravada, será editada e postada no site do prêmio, via youtube, onde já estão as duas dos anos anteriores. É uma grande iniciativa do Sérgio Gomes, da Oboré, que é a alma dela”.

A cerimônia foi marcada por uma palestra de 25 minutos do juiz Márcio José de Moraes, atualmente desembargador no TRF 3ª Região, mas que, em 1978, quando tinha apenas 31 anos e estava em começo de carreira, em plena ditadura, teve a coragem pessoal de prolatar a sentença que condenou a União pelo assassinato de Vlado, no processo movido pela família Herzog.

O juiz e a sentença foram objeto de recente reportagem de Cláudio Renato na GloboNews, chamada A sentença, 36 anos depois, que recebeu o Prêmio Vladimir Herzog Hors Concours (dado pela primeira vez, por decisão da Comissão Julgadora). Com autorização do Grupo Globo, ele foi copiado em DVD e distribuído a todos os presentes à cerimônia.

“Esse mesmo documentário eu vou exibir em 14/12, na Universidade Hebraica de Jerusalém”, conta Nemércio. “Eles vão promover um seminário internacional de dois dias sobre o golpe de 1964 no Brasil e, na abertura, será prestada uma homenagem ao Vlado. Vou representar a família e o IVH nesse evento e exibir o documentário com legendas em inglês, língua oficial do seminário”.

Além dos autores de reportagens premiadas, foram contemplados nesta 4ª.feira com o Prêmio VH Especial (homenagem pela carreira) o deputado federal Rubens Paiva, assassinado pela ditadura (in memoriam, entregue ao filho Marcelo Rubens Paiva, com discurso de homenagem de Audálio Dantas – na foto, com Audálio, à esquerda, e Juca) e Sandra Passarinho (com discurso de homenagem de Humberto Pereira), a primeira mulher a receber esse prêmio especial nesses 36 anos.

8º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo divulga vencedores

A Allianz divulgou em 29/10 em São Paulo os vencedores da oitava edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, que tem como objetivo reconhecer as melhores matérias sobre Seguros e Mudanças Ambientais. Foram R$ 15 mil, troféu e certificado para o vencedor de cada categoria, exceto Comunicação Corporativa, que recebeu menção honrosa. Os ganhadores do tema Seguros foram: Cristiane Segatto, da Época, com a matéria O lado oculto das contas de hospital (Linguagem Escrita – Impresso Nacional e Regional); Carol Rodrigues, da revista Cobertura Mercado de Seguros, com Mercado em chamas (Impresso Especializado em Seguros); Beth Koike, do Valor Econômico, com Custo de plano de saúde diminui com prevenção (Impresso Economia e Finanças); e Tais Laporta, do iG, com Seguro pirata deixa clientes na mão e multas dobram em um ano (Online). Os vencedores de em Sustentabilidade – Mudanças Ambientais foram: Mateus Parreiras e Leandro Couri, do Estado de Minas, com a série Ameaçados ao nascer (Linguagem Escrita – Impresso Nacional e Regional); Queila Ariadne, Ana Paula Pedrosa e Mariela Guimarães, de O Tempo Online, com o especial Um mineroduto que passou em minha vida (Online); Rosana Teixeira, Ademir Salandin, Alberto Cunha, André Cunha, Ângela Canguçú, Catarina Hong, Cleisla Garcia, Edmar Dutra, Helena Vieira, Herbert Morais, Jean Brandão, Jefferson Monteiro, Ludmilla Fontainha, Luis Gustavo, Nathália Bueno Caldas e William Silva, do Jornal da Record, com a série O desafio da água (Telejornalismo); e Thalyta Almeida, Leandro Aislan, Luana Souza, Rodrigo Orengo e Weverton Borges, Gente Brasília BandNews FM, com a série E-lixo – A herança da era digital (Radiojornalismo). Na categoria Especial Comunicação Corporativa, venceram Cristina Leite Fernandes, Angélica Godinho da Costa, Marcio Nigri Glasberg e Sergio Eiji Nagai, do shopping Eldorado, com o case Projeto de compostagem/Telhado verde. Folha de S.Paulo e Época também receberam menções honrosas como os veículos que mais deram espaço a notícias relacionadas ao mercado segurador, considerando apenas as matérias inscritas na subcategoria Impresso Nacional e Regional. 

Intelectual do ano, João Batista de Andrade receberá o Juca Pato em 1º/12

Troféu será entregue por Audálio Dantas, vencedor do prêmio em 2013 A UBE – União Brasileira de Escritores marcou para 1º de dezembro, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, a entrega do Troféu Juca Pato, homenageando com o título de Intelectual do Ano de 2014 o jornalista, escritor e cineasta João Batista de Andrade, atual presidente do Memorial da América Latina. A cerimônia está marcada para as 20h e dela farão parte as apresentações especiais do quarteto de cordas da Emesp, com repertório recheado de canções barrocas, e do grupo Vereda Violeira, de viola caipira.  A entrega do troféu a João Batista será feita por Audálio Dantas, eleito Intelectual do Ano em 2013. Joaquim Maria Botelho, presidente da UBE, lembra ser necessária a confirmação de presença, pois o auditório tem apenas 180 lugares. Interessados devem enviar e-mail para secretaria@ube.org.br ou ligar para 11-3237-4462.

Henry Karam é o novo chefe de Redação do canal BandNews

O Grupo Bandeirantes anunciou em 24/10 Henry Karam como novo chefe de Redação do canal BandNews. Há quase 15 anos no Grupo, foi produtor, editor-executivo, repórter e correspondente internacional da TV Bandeirantes. Na vaga recém-criada, terá como missão liderar a equipe e a produção de conteúdo do canal pago, atuando de maneira integrada às chefias de Pauta e de Reportagem da Band.

Carlos Tramontina e Fátima Turci conduzirão homenagem aos +Admirados

A festa que J&Cia e Maxpress estão organizando para homenagear Os +Admirados Jornalistas Brasileiros já tem a dupla de apresentadores definida: Carlos Tramontina, âncora do SPTV 2ª edição, da TV Globo, e Fátima Turci, âncora do Economia & Negócios, na Record News. Ambos, vale frisar, também estão entre Os Cem +Admirados, eleição que mobilizou, em dois turnos de votação, um colégio eleitoral de mais de 2.100 executivos de comunicação corporativa de todo o Brasil. Marcado para 8 de dezembro no Club Homs, em São Paulo, o evento começa às 20h e deve se estender até por volta das 2h da madrugada, já que após a homenagem haverá o Grande Baile dos +Admirados, numa festa que também reunirá grande parte dos eleitores. Convites avulsos poderão ser adquiridos por R$ 100, a partir do próximo dia 3 de novembro. O evento conta com o apoio da Samsung e está aberto a outros patrocinadores. Informações com Vinícius Ribeiro (11-3861-5280 e vinicius@jornalistasecia.com.br).

Luiz Fernando Sá assume Diretoria de Mídias Digitais e Projetos da Editora Três

Luiz Fernando Sá, que até recentemente era diretor-adjunto de Redação da Editora Três, assumiu há cerca de um mês a Diretoria de Mídias Digitais e Projetos, ali iniciando um trabalho de renovação de todos os sites editoriais. A ideia é entrar 2015 já com muita coisa renovada.

Essa é, segundo ele disse ao Portal dos Jornalistas, “uma aposta forte da editora para trabalhar mais suas dez marcas em todas as plataformas, ampliando o alcance do jornalismo de qualidade que pratica há 42 anos no meio impresso. Teremos vários projetos multiplataforma, movimentando todos os nossos títulos”.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese