O sexto encontro do ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, que J&Cia realiza em comemoração aos seus 30 anos, em parceria com a ESPM-SP e que fechará a série, debaterá o tema Democracia sob espreita. A proposta é trazer reflexões sobre Os desafios da imprensa diante da ascensão e do protagonismo da extrema direita. Onde estamos errando e onde estamos acertando?

O debate, em 27 de outubro, das 9h30 às 12h30, na ESPM Tech (Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo), terá a participação de Carla Jimenez (UOL), Leão Serva (consultor e escritor) e Ricardo Gandour (ESPM/R.Gandour Estratégia e Comunicação), com moderação de Verónica Goyzueta (ESPM, Vocentro e Porvir). Inscrições gratuitas aqui, mas com vagas limitadas.

Os convidados

Carla Jimenez

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com extensão em Finanças (FIA-USP), Carla Jimenez é colunista do UOL, onde também ocupou o cargo de editora-chefe de Política entre dezembro de 2023 e agosto de 2025. Foi diretora e editora-chefe do jornal El País no Brasil (2013-2021) e cofundadora do portal Sumaúma Jornalismo (2022). Foi colunista de política na CartaCapital e no The Intercept Brasil (2022). Especializou-se na cobertura de macroeconomia e negócios em veículos como O Estado de S. Paulo, Agência Estado, IstoÉ Dinheiro, CanalRh, PEGN e revista Época. Apaixonada pelo Brasil, onde vive desde criança, nasceu em Santiago do Chile.

Leão Serva

Jornalista e escritor, ex-diretor de Jornalismo e correspondente da TV Cultura em Londres (2019-25), Leão Serva foi secretário de Redação e diretor de Marketing da Folha de S.Paulo e participou da equipe de criação do iG (Internet Grátis) e do jornal eletrônico Último Segundo. Teve passagens pelos jornais O Estado de S.Paulo, Lance e Diário de S.Paulo e pela revista Placar. Mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, fez pesquisa doutoral no Warburg Institute (School of Advanced Studies, Unversity of London). Atualmente realiza pesquisa em pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP. Colaborou com o projeto Amazônia, do fotógrafo Sebastião Salgado. É autor de diversos livros, como Jornalismo e Desinformação (Ed. Senac), A Fórmula da Emoção na Fotografia de Guerra (Ed. Sesc) e Um Tipógrafo na Colônia (Casa Matinas). Professor de Ética Jornalística na ESPM-SP, acaba de ser eleito como um dos 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros (Jornalistas&Cia).

Ricardo Gandour

Engenheiro civil pela USP-São Carlos, jornalista pela Cásper Líbero, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e Visiting Scholar na Columbia Journalism School, Ricardo Gandour foi editor e diretor de publicações na Folha, diretor de publicações na Editora Globo, diretor executivo no Diário de S.Paulo, diretor de conteúdo do Grupo Estado e diretor de jornalismo da Rede CBN. É membro dos conselhos de Instituto Palavra Aberta, Instituto TornaVoz e do Columbia Global Center Brazil. É professor de jornalismo na ESPM e diretor fundador da RGandour Estratégia e Comunicação, que presta consultoria a entidades e instituições. Escreveu Jornalismo em retração, poder em expansão – A Segunda Morte da Opinião Pública (Summus Editorial).

Verónica Goyzueta

Peruana de nascimento, Verónica Goyzueta trabalha há quase 30 anos como correspondente internacional no Brasil, escrevendo sobre política, economia, cultura, Amazônia e meio ambiente para diversos veículos, como dos grupos Dow Jones, Financial Times e Vocento (Espanha). Foi editora no Brasil da revista AméricaEconomia, coordenadora do Amazon Rainforest Journalism Fund no Pulitzer Center e presidente da Associação dos Correspondentes de São Paulo (ACE) ao longo de uma década. Organizou os livros Guerra e Imprensa e O Brasil dos Correspondentes. É professora de jornalismo da ESPM, correspondente do ABC da Espanha e foi cofundadora do portal Sumaúma.


" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments