Por Luciana Gurgel

O jornalismo local nos Estados Unidos vive uma crise sem precedentes, que não se deve apenas aos ataques de Donald Trump à imprensa.
Segundo o relatório State of Local News 2025, feito pela Medill School of Journalism da Northwestern University, que acaba de ser divulgado, 40% dos jornais desapareceram desde 2005 e 50 milhões de pessoas já vivem em regiões sem cobertura jornalística sobre assuntos da comunidade.
A retração atinge não só o impresso: nos 100 maiores jornais do país, o tráfego digital caiu 45% em quatro anos, refletindo mudanças de hábito e o impacto da inteligência artificial nas buscas, que reduzem o acesso direto às fontes originais.
O estudo mostra que os chamados “desertos de notícia” se expandem em ritmo constante nos EUA. Já são 213 condados (equivalentes aos municípios no Brasil) sem qualquer veículo local e outros 1.524 com apenas um jornal, geralmente semanal.
A circulação impressa despencou 70%, e os empregos no setor encolheram 75% em duas décadas. Ao mesmo tempo, o Congresso cortou a pedido de Donald Trump mais de US$ 1 bilhão em verbas da Corporation for Public Broadcasting, ameaçando o funcionamento de centenas de rádios e TVs públicas que sustentam a informação em comunidades rurais.
As startups digitais e o apoio filantrópico crescem, mas ainda não compensam o colapso da cobertura local. O resultado é um país onde o acesso à informação tornou-se desigual e dependente da renda e da geografia, deixando o campo livre para influenciadores que nem sempre seguem os padrões jornalísticos tradicionais.
Leia em MediaTalks a matéria completa sobre o relatório State of Local News 2025.
Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.
Esta semana em MediaTalks
Getty perde processo contra Stability AI em Londres por direitos autorais sobre uso de suas imagens | Leia mais
Musk, Milei, Meta e mais: os 34 “predadores da imprensa” em 2025, segundo a Repórteres Sem Fronteiras | Leia mais
William e Kate vencem processo contra Paris Match por publicação de fotos feitas por paparazzi em estação de esqui | Leia mais
MP da França abre investigação criminal sobre o TikTok por suspeita de induzir jovens ao suicídio. Leia mais
- Leia também: Luís Nassif receberá título de Cidadão Paulistano










