A criação da holding do Grupo Globo, anunciada em agosto deste ano, foi completada e o novo modelo será realidade em janeiro de 2026. A holding vai assessorar os acionistas, o Conselho de Administração, e orientar a alocação dos profissionais estratégicos nas empresas do Grupo.
João Roberto Marinho permanece na presidência do Grupo Globo e do Conselho de Administração. Os netos do fundador Roberto Marinho (1904-2004), Paulo Marinho e Roberto Marinho Neto, que assumiram os negócios nos últimos cinco anos, têm novas atribuições e vão se reportar a João Roberto.
Paulo Marinho, atual diretor-presidente da Globo, tanto dos estúdios como dos negócios digitais, passa a acumular os negócios de mídia – Globo, Editora Globo, Sistema Globo de Rádio e Eletromidia. Esta última, de publicidade nos transportes e shoppings, foi adquirida recentemente. Frederic Kachar, diretor-geral da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio, continua no cargo, mas passa a se reportar a Paulo, e não mais diretamente ao presidente do conselho.
Roberto Marinho Neto estará à frente de novas oportunidades de investimento, da diversificação dos negócios fora do segmento de mídia, além do portfólio da Globo Ventures.
Luís Henrique Guimarães, que fora contratado como consultor para conduzir o projeto de implementação da holding, será o responsável pela gestão executiva dela. Ele permanece como sócio da Globo Ventures, braço de investimentos da Globo.
Segundo apuração do site Notícias da TV, um dos principais desafios do executivo será conduzir uma sucessão estável entre as gerações da família Marinho. Os três filhos de Roberto Marinho – Roberto Irineu, José Roberto e João Roberto –- já passaram dos 70 anos, e a próxima geração de herdeiros é numerosa, o que torna o consenso mais complexo.
No comunicado enviado à imprensa, está assim resumida a situação atual: “Este é mais um passo importante do Grupo Globo para seu fortalecimento e crescimento sustentável, com foco na geração de valor do portfólio e na alocação eficiente de recursos humanos e financeiros”.











