O Google está testando novos recursos com Inteligência Artificial no Discover, ferramenta que exibe conteúdo personalizado para os usuários com base em seus interesses e atividades na web. A ideia é utilizar a IA para fazer resumos de notícias publicadas por sites de veículos jornalísticos. O problema é que esse recurso tem o potencial de diminuir drasticamente a audiência desses mesmos sites de notícias. As informações são do Núcleo Jornalismo.

Segundo a reportagem do Núcleo, diversos sites dos Estados Unidos especializados em tecnologia, como PC Mag, 9to5Google e Android Police, noticiaram que o Google está testando esse novo recurso com Inteligência Artificial. Porém, o Núcleo explicou que esses resumos de notícias que passarão a ser exibidos na ferramenta do Google vão reduzir significativamente o número de cliques nos links e sites de veículos jornalísticos. Se todo o conteúdo que as pessoas buscam for disponibilizado para elas via esse recurso do Google, elas não verão necessidade de clicar nos links dos sites noticiosos, o que reduzirá drasticamente a audiência.

“Caso confirmada a implementação mais ampla desses resumos no Discover, o Google poderá despencar ainda mais como fonte de referência para muitos veículos de notícia que dependem da ferramenta de recomendação da empresa – considerada um “canhão” de audiência”, diz a reportagem do Núcleo.

Um estudo publicado pela agência Ahrefs em abril deste ano analisou a queda de audiência causada pelo AI Overview, recurso do Google lançado em 2024 que permite sumarizar o resultado de buscas feitas por seu mecanismo. Segundo o estudo, quando uma dessas respostas automáticas é mostrada, o número de cliques em links de referência cai 34,5%.

Em maio deste ano, o Google anunciou que sua própria barra de buscas havia virado basicamente um chatbot de IA, gerando respostas automáticas que podem afetar ainda mais a audiência de sites noticiosos.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments