A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizará, de 10 a 13 de julho, a 20ª edição de seu Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A entidade confirmou a presença de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, no evento. Ela será keynote speaker (palestrante especialista) em uma das principais trilhas do congresso, que abordará a COP30 e o meio ambiente.

A ideia é fazer uma integração e reunir jornalistas de diferentes partes do mundo para debater as mudanças climáticas. Adriana Garcia, secretária executiva da Abraji, explicou que as bolsas que a entidade fornece para profissionais indígenas e que moram na Amazônia, além da presença de jornalistas estrangeiros de diferentes países, possibilitarão um cenário diverso de comunicadores, de um lado aqueles que vivem diariamente as mudanças climáticas na região Amazônica, e, do outro, repórteres de clima de fora do País, todos unidos em um só lugar e evento para debater justamente o clima e a COP30. Jornalistas de tradicionais veículos estrangeiros, como The Guardian e El País, estão entre os convidados do congresso.

Outra novidade é que, a partir desta quarta-feira (25/6), as pessoas que já compraram ingresso para o evento poderão fazer a pré-reserva de seus lugares nas palestras mais concorridas do congresso. Nesta 20ª edição, a Abraji anunciou que terá mais de dois mil presentes, entre jornalistas, estudantes de jornalismo e interessados por temas da comunicação.

Katia Brembatti (crédito: LinkedIn)

Além da trilha com foco nas mudanças climáticas e na COP30, o evento terá debates, palestras e atividades sobre inteligência artificial. Além disso, haverá uma mesa especial sobre jornalismo e cinema, com a presença de Marcelo Rubens Paiva, Fábio Gusmão e Juliana Dal Piva, autores, respectivamente, das seguintes obras: Ainda Estou Aqui, Vitória e Crime sem Castigo: Como os Militares Mataram Rubens Paiva. Os palestrantes falarão sobre os desafios de transformar reportagens de fôlego em narrativas cinematográficas. Antes da mesa, haverá sessão de autógrafos.

“O Congresso da Abraji chega à sua 20ª edição mostrando que o espírito do jornalismo está forte, olhando para o passado, analisando o presente e apontando as tendências para o futuro”, afirmou Katia Brembatti, presidente da entidade. “A Abraji segue firme no seu propósito de ajudar a formar os melhores repórteres do Brasil”.

Confira a programação e inscreva-se aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments