Livro dá dicas para redigir e-mails mais eficientes

Comunicação eficiente de Vívian Cristina Rio Stella

Chegou ao mercado o e-book Comunicação eficiente: como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade (Aberje Editorial), de Vívian Cristina Rio Stella. A obra da doutora em linguística pela Unicamp aborda diversas técnicas de comunicação textual.

A proposta é trazer uma abordagem de como estruturar as ideias, organizar as informações e ser conciso e empático ao redigir um e-mail, além da humanização na escrita corporativa e aplicabilidade em qualquer outro tipo de comunicação. Segundo a autora, este é o resultado de todos seus os estudos sobre linguística textual e cerca de 15 anos oferecendo cursos na área.

“Apesar das atualizações digitais, o e-mail continua sendo fundamental no universo corporativo. Seus benefícios se dão pela segurança e rastreamento maior das informações, além do caráter documental ao que é compartilhado”, defende a autora. “O grande problema não é (apenas) o volume de mensagens enviadas diariamente, e sim como elas são redigidas. Desde mensagens pontuais às mais estratégicas, há muita falta de clareza ou de organização, prolixidade, falta de objetividade e de foco. Idas e vindas infindáveis de mensagens, escolha de palavras inadequadas e até mesmo mau uso do canal de comunicação”.

Em Comunicação eficiente, apesar das críticas ao modus operanti atual, Vivian também apresenta soluções. “No livro, você também aprende sobre etiqueta, empatia, eficácia da comunicação, tudo por meio de exemplos. Apresento técnicas, discuto o papel da humanização na escrita corporativa e mostro, com antes e depois, formas de redigir melhores e-mails”, completa.

O livro está disponível no site da Aberje e em versão e-book pela Amazon.

Serviço

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do programa 3Ps da Comunicação, Preparação, Presença e Prática. Os inscritos no curso ministrado e desenvolvido pela autora do Comunicação eficiente acontecerá de fevereiro a março de 2021 ganharão um exemplar da obra após a adesão.

Workshop Mega Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *