Pelo segundo ano consecutivo, Kelly Godoy, apresentadora e editora de Agro da Record News, foi eleita a +Admirada Jornalista do Agronegócio. O anúncio foi feito em cerimônia na noite desta segunda-feira (23/6), em São Paulo, quando também foram divulgados os TOP 10 +Admirados Jornalistas do Ano e os veículos vencedores em suas respectivas categorias.
Com o resultado, Kelly tornou-se a primeira jornalista a faturar o prêmio em duas oportunidades. Nos anos anteriores, ganharam o troféu de +Admirado Jornalista do Agronegócio Renata Maron, do Terraviva (2023), Beatriz Gunther, do Canal Rural (2022) e Sidnei Maschio, também do Terraviva, em 2021.
“Que honra estar aqui ao lado de tantas pessoas que eu admiro”, celebrou Kelly. “Vocês me inspiram todos os dias, mesmo quando há concorrência, porque afinal estamos todos no mesmo barco. Quero agradecer também à direção da Record News por acreditar no nosso trabalho e investir no Agro. Espero que a gente possa seguir trabalhando forte para valorizar setor, porque ele é fantástico e precisa da gente”.

Esta quinta edição da iniciativa promovida por Jornalistas&Cia foi a maior de sua história, com destaque para o aumento de 30 para 50 no número de jornalistas homenageados entre os +Admirados do Ano. Com isso, a entrega de troféus aos primeiros colocados na votação também aumentou, passando a reconhecer os TOP 10 +Admirados do Ano em vez dos cinco como nas edições anteriores.
“Estas mudanças são resultado direto do engajamento impressionante dos profissionais do mercado nos anos anteriores, reforçando ainda mais o valor e a legitimidade de um prêmio que se fortalece na participação dessa rede que vive e respira a comunicação do agro todos os dias”, destacou Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia, em seu discurso de boas-vindas. “O jornalismo de qualidade é um pilar estratégico do desenvolvimento do agronegócio brasileiro e merece ser valorizado”.
Completaram os TOP 10: em 2º lugar – Alessandra Mello, editora executiva do AgFeed; 3º – Isadora Duarte, repórter do Broadcast Agro, da Agência Estado; 4º – Aleksander Horta, diretor de Jornalismo do Notícias Agrícolas; 5º – Isadora Camargo, repórter do hub de Agronegócios da Editora Globo (Globo Rural e Valor Econômico); 6º – Gabriel Azevedo, repórter do Broadcast Agro, da Agência Estado; 7º – Pryscilla Paiva, âncora do Mercado & Cia e editora de Tempo e Clima do Canal Rural; 8º – Pedro Costa, apresentador do Jornal AgroManhã, dos canais AgroMais e Terraviva; 9º – Ângela Ruiz, responsável pelo conteúdo de Agro da Climatempo; e 10º – Wanessa Ferri, diretora do Urbana Caipira.
Entre os veículos, a Agência Embrapa venceu pelo segundo ano consecutivo na categoria Agência de Notícias, que também homenageou a Agência Brasil e o Broadcast Agro da Agência Estado.
Na categoria Áudio, o vencedor foi o CBN Agro, que conquistou seu quarto título em cinco anos de eleição. Nesta categoria, destaque também para Agrodinheiro, Agrolink News e AgroTalk, somando quatro as publicações homenageadas.
Em Canal de Vídeo, o vencedor foi o Canal Rural, que levantou seu quarto troféu na eleição dos +Admirados − o segundo nesta categoria, que também homenageou Notícias Agrícolas e Terraviva.
Na categoria Site, o Notícias Agrícolas levou o seu terceiro troféu. Integraram ainda os TOP 3 da categoria os sites do Canal Rural e do Globo Rural.
Entre os Programas de TV − Mídia Geral, o mais votado foi novamente o Globo Rural, que levantou o troféu em todos os cinco anos da eleição. Agro Band e Record News Rural também foram homenageados nesta categoria.
Em Veículo Geral, a Record News foi eleita a +Admirada do Ano. Também integraram os TOP 3 mais votados os jornais O Estado de S. Paulo e Valor Econômico.
Na categoria Programa de TV − Canal Especializado, o Jornal Terraviva foi o mais votado pela terceira vez na história da premiação. A atração do canal Terraviva foi homenageada ao lado dos programas AgriculturaBR, do Canal do Boi, e Rural Notícias, do Canal Rural.
E em Periódico Especializado, o prêmio foi para a revista Globo Rural, que conquistou o tetracampeonato consecutivo na categoria. Também integraram os TOP 3 o caderno Agro Estadão e a newsletter do Notícias Agrícolas.

Prêmios especiais valorizam a experiência e o futuro do setor
Além de contemplar os já tradicionais +Admirados Jornalistas e Veículos da Imprensa do Agro, a premiação contou neste ano com dois troféus especiais. Eles foram entregues a dois profissionais, de diferentes gerações, que representam, respectivamente, a jornada de crescimento do setor ao longo das décadas e quem será protagonista pelos próximos anos.
Com mais de 40 anos de atuação no setor, Demétrio Costa, diretor executivo e de Redação do DBO Agro, foi homenageado com o Troféu de Contribuição à Imprensa do Agro. Com passagens por rádio e tevê Bandeirantes, United Press International, Jornal da Tarde, rádios Eldorado, Tupi-Difusora e Capital, e TV Cultura, Demétrio fundou em 1982, ao lado dos seus irmãos Daniel Bilk Costa e Odemar Costa, a DBO Editores Associados, inicialmente para produzir o Informativo DBO. Três anos depois, a publicação foi ampliada e ganhou o nome de DBO Rural, e, em 1988, transformou-se na Revista DBO, que segue até hoje.
“É uma honra ser distinguido com esse troféu, principalmente por ter como homenageados anteriores nomes como os de José Hamilton Ribeiro e Mauro Zafalon”, comemorou Demétrio. “Aceito essa homenagem com orgulho e humildade. Orgulho pelo reconhecimento do trabalho construído pela DBO ao longo de quatro décadas. E humildade porque essa construção só foi possível pela excelência de profissionais que passaram ou que ainda permanecem conosco. Eu reparto essa homenagem com todos vocês”.

Representando o futuro do setor, o prêmio Revelação do Ano, criado para reconhecer o trabalho de profissionais em início de carreira que obtiveram melhor resultado entre os +Admirados Jornalistas do Ano, foi entregue a Gustavo Lustosa, repórter da AgFeed, pelas mãos de Vinicius Ribeiro, diretor de Projetos do Jornalistas&Cia.
Formado em Jornalismo pela Unesp Bauru e com especialização em Jornalismo Econômico pela FGV, Gustavo atua há dois anos como repórter de agro, agtechs e inovação para a plataforma AgFeed, em São Paulo. Antes, foi trainee no 11º Curso Estado de Jornalismo Econômico, passou pelo atendimento à XP pela agência Fato Relevante e foi repórter de Mercado e Empresas na TradeMap.
“Queria agradecer em primeiro lugar ao AgFeed por ter acreditado no meu trabalho desde o início, afinal somos um site jovem, com apenas dois anos de vida”, destacou Gustavo. “Quero agradecer também ao meus colegas jornalistas, que me ajudaram muito nesse meu começo no setor, aos assessores de comunicação e às empresas do Agro que acreditaram no meu trabalho. É um momento de celebração, mas que também devemos aproveitar para fazer uma reflexão, afinal, temos aqui uma plateia qualificada de jornalistas, e é importante ressaltar que se queremos que o Agro seja visto com bons olhos por toda a população, sem vieses negativos, é preciso investir no jornalismo”.

Sobre os +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025
Assim como nos anos anteriores, os homenageados da quinta edição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio foram definidos a partir de dois turnos de eleição, em que participaram jornalistas e profissionais de comunicação de todo o Brasil.
No primeiro turno, de livre indicação, os eleitores puderam escolher até cinco profissionais e veículos de suas preferências em cada categoria, com os mais citados sendo classificados para a etapa final.
Já no segundo turno, de votação dirigida, os finalistas podiam ser classificados do 1º ao 5º colocado, de acordo com a preferência dos eleitores. Para cada posição foi atribuída uma pontuação, sendo 100 pontos para o 1º colocado, 80 para o 2º, 65 para o 3º, 55 para o 4º e 50 para o 5º lugar. O resultado final foi obtido após a somatória dessas pontuações.
A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025 contou com os patrocínios de Cargill, Copersucar, Mosaic e Syngenta; os apoios da Bosch, CNA, Elanco, Tereos e Yara; e as colaborações da Agrel, BRF e JohnDeere, além do apoio institucional da Agrojor.