O Tribunal de Justiça do Acre ordenou a retirada de uma reportagem do Intercept Brasil sobre um latifundiário politicamente influente que está sendo investigado pela Polícia Federal. Além disso, o Intercept não pode publicar o nome do latifundiário em nenhum de seus textos.

Esta é a segunda decisão da Justiça do Acre sobre o caso que afeta o Intercept Brasil. O latifundiário em questão entrou com um processo contra o veículo e, após decisão judicial, o site foi obrigado a tirar do ar dois textos sobre o assunto. Agora, além de ordenar a retirada de uma terceira reportagem, a Justiça determinou que o Intercept não pode publicar o nome ou qualquer informações sobre os autores enquanto durar o processo, que já se arrasta há mais de um ano.

Essa disputa judicial começou em 2024, quando o Intercept publicou duas reportagens com denúncias graves de crimes contra um latifundiário politicamente influente. Ele entrou na justiça e pediu a retirada dos textos. O Intercept chegou a publicar um editorial em repúdio à retirada dos textos, que também foi censurado. Posteriormente, o veículo publicou uma terceira reportagem, com novos fatos envolvendo um processo judicial ao qual o fazendeiro e sua família respondem, e agora a Justiça do Acre determinou a retirada do texto e também proibiu o site de publicar outras informações sobre os envolvidos.

Para o Intercept Brasil, enquanto não houver uma decisão em última instância, nada pode ser publicado sobre o tema, incluindo fatos ou relatos de investigações oficiais da Polícia Federal. Para o veículo, trata-se de uma “violação flagrante da Constituição. Se esse precedente se consolidar, o jornalismo investigativo deixará de existir no Brasil”. Vale lembrar que as reportagens publicadas pelo Intercept Brasil sobre o latifundiário, cujo conteúdo é de interesse público, foram produzidas após investigação e apuração minuciosas, com base em documentos oficiais e relatórios da Polícia Federal.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments