Ricardo Amorim

    Ricardo Amorim é economista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (Essec), de Paris. É membro do Business Affairs Committee, da Câmara Americana de Comércio de São Paulo.
     
    É um dos apresentadores do programa de televisão Manhattan Connection, da GloboNews, desde março de 2003. e colunista da revista IstoÉ, desde fevereiro de 2010. Além disso, foi comentarista diário do programa Economia e Negócios, da antiga rádio Eldorado, entre fevereiro de 2010 e fevereiro de 2011. Atua com destaque na indústria financeira mundial desde 1992. Desde 2009, preside a Ricam Consultoria, aconselhando clientes no Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia em projetos financeiros e de investimentos.
     
    Ainda em 2007, foi um dos primeiros a prever a crise imobiliária americana e suas consequências. Em 2008, ao contrário da maioria dos economistas, que temia que a crise financeira seria longa e profunda também no Brasil, previu que, por aqui, a recuperação da economia e dos mercados financeiros seria rápida e forte. Retornou ao Brasil em 2008 para assumir a posição de CEO da Concórdia Asset Management, após oito anos em Nova York. Lá, foi diretor executivo para Mercados Emergentes do banco WestLB, diretor de Estratégia de Investimentos para a América Latina da consultoria IDEAglobal e estrategista sênior para Mercados Emergentes do banco BNP Paribas.
     
    Em São Paulo, atuou no BankBoston, Itaú Bankers Trust Asset Management, Banco Fenícia, na consultoria MCM e lecionou no curso de pós-graduação em Gestão de Riscos da Universidade São Marcos. Em Paris, foi membro da Divisão de Mercados Emergentes do Banco Société Générale. 
     
    Já esteve em mais de 70 países e é fonte frequente das principais redes de televisão, jornais e revistas do mundo, incluindo CNN, BBC, Financial Times, Wall Street Journal, New York Times, Time Magazine, Newsweek, Business Week, Bloomberg, Reuters (EUA), Clarín (Argentina), Reforma (México) e Asahi Shimbun (Japão).
     
    Desde 1994, proferiu centenas de palestras para grandes empresas em português, inglês, espanhol e francês nos Estados Unidos, Europa, Japão e América Latina. Foi ainda o palestrante-âncora de dezenas de conferências e feiras setoriais. No exterior, palestrou em conferências organizadas por instituições como as universidades de Harvard, Columbia, New York e Northwestern e o Council of the Americas. Dividiu painéis com figuras ilustres, incluindo ganhadores do Prêmio Nobel, presidentes, ministros de Estado e presidentes de bancos centrais. E é o único brasileiro na lista do Speaker's Corner dos melhores e mais importantes palestrantes mundiais.
     
    Foi escolhido para ser um dos cinco primeiros LinkedIn Influencers (Influenciadores) do Brasil. A partir de agosto de 2015 os milhões de profissionais cadastrados puderam acompanhar seus comentários ao lado de personalidades nacionais e internacionais. Seu primeiro artigo publicado foi A crise brasileira ainda deve piorar. Bom para você.
     
    Foi colocado na Lista das 100 Pessoas Mais Influentes do Brasil 2015 da revista Forbes. Figura no Top 10 do ranking Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, segundo apuração da J&Cia em parceria com a Maxpress.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes:
    Informações fornecidas pelo comentarista.