Pedro Caiado

    Pedro Caiado é especialista nas áreas de cinema, música, artes, moda, saúde, viagens e tecnologia. É redator, produtor, editor, fotógrafo, faz gravações para rádio e televisão na Europa, baseado em Londres, Inglaterra.

    Caiado já trabalhou para o Brasil e Portugal. Entre os veículos estão a revista Rolling Stone, jornal Estado de S.Paulo, Vogue e revistas Marie Claire, GQ, Época e Istoé, Newsweek, Playboy além dos mais conceituados websites como UOL e Globo.com. Em Portugal, contribui com o jornal ‘Público’.

    De Londres Pedro já produziu conteúdo, tanto para veículos da mídia impressa, falada e televisionada. Relatou as notícias no Reino Unido a partir de tapetes vermelhos, entrevistas com celebridades sobre assuntos atuais. De Madonna a Martin Scorsese, já entrevistou os maiores nomes no showbiz: “A curiosidade é a base da minha personalidade e fonte para a minha paixão em jornalismo e comunicação – showbiz e tecnologia são minhas paixões”.

    Entre suas reportagens com os famosos da música, cinema e televisão, Caiado já ouviu: para UOL entrevistou a cantora Madona, Chris Hemsworth and Tom Hiddleston os atores da continuação do filme Thor.

    Por ocasião da morte da cantora Amy Winehouse em 23 de julho de 2011, Pedro Caiado fez uma reportagem especial para o G1 diretamente do pub Hawley Arms, em Camden Town – bar favorito da estrela em Londres e mostrou a surpresa dos proprietários 'chocados' com a morte. Lá Amy tinha área reservada à cantora e era vista frequentemente.

    Em agosto de 2013 Alastair Bruce, consultor histórico de Downton Abbey, seriado da TV inglesa, explicou ao jornalista Pedro Caiado, para o jornal Estado de S.Paulo, o porquê do tratamento contido entre as pessoas e no cumprimento, a ausência do aperto de mão nas filmagens da série. Disse o produtor: “as pessoas pouco se tocavam naquela época, temendo o contágio de doenças, diante dos escassos recursos médicos sem antibióticos. Não era normal abraçar e dar o beijo social”.

    O jornalista e colunista da Folha Gregorio Duvivier se refere ao caiado como “jornalista calejado” e conta uma passagem em que durante uma entrevista coletiva em Londres com John Cleese, Caiado “levantou a mão, matou no peito, e tocou a bola para mim” possibilitando oportunidade para fazer uma pergunta na coletiva. Começou a pergunta dizendo que era brasileiro e foi interrompido pelo artista com a exclamação: “you lucky bastard” (sortudo).

    Em janeiro de 2014 fez uma reportagem para o Estadão.com sobre o lançamento do livro O lado B do cinema – Os grandes filmes que você nunca irá ver. Ainda sem tradução para o Brasil o livro aborda os mais de 70 projetos do cinema, desde 1920 até então, que nunca foram terminados ou produzidos.

    Em fevereiro de 2015 o tema de Caiado foi o filme ‘Kingsman – Serviço Secreto’, que estreou com Colin Firth, um inglês que encara uma luta silenciosa para pôr fim aos estereótipos britânicos retratados no cinema.

    Segue como correspondente colaborar do Universo Online, UOL, no F5, o site de entretenimento da Folha SP.

     

    Atualizado em abril/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.pedrocaiado.com/2011_10_01_archive.html

    http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,lado-b-do-cinema-imp-,1115347

    http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/07/bar-favorito-de-amy-em-londres-tinha-ate-area-reservada-cantora.html

    http://www.journalistdirectory.com/journalist/XLEQL/Pedro-Caiado

    http://youtube.com/c/pedrocaiadopresents