Patricia Rodrigues

    Patrícia Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro e faz aniversário em cinco de dezembro. Em 1995 formou-se em Publicidade e Propaganda na Escola Técnica de Comunicação, RJ. Concluiu em 2002 o curso de Comunicação Social – Jornalismo pela UNISUAM. Na Universidade Cândido Mendes, em 2005, fez pós-graduação em História do Século XX e em 2011 concluiu a segunda pós-graduação em História do Brasil, na Universidade Federal Fluminense, RJ.
     
    O primeiro trabalho como jornalista foi na extinta Rádio Manchete AM do Rio de Janeiro. Começou em 1997 redigindo noticiários e também como repórter. Na emissora atuou na produção de programas.
     
    Ela dedica-se à pesquisa da história do rádio e da música popular brasileira. Trabalhou no departamento de jornalismo das Rádios Manchete (1997 – 1999) e Viva Rio (2003 – 2005).
     
    Entre as obras que pesquisou e editou estão os programas especiais Noel Rosa – Muito Especial (2005) sobre a vida e obra do compositor, e Lamartine Babo – Muito Especial no qual trouxe mais um erudito da música brasileira. Na Rádio Nacional, entre 2009 e 2013, foi a responsável pela pesquisa e texto do quadro Alguém Muito Especial, que ia ao ar no programa Onde canta o Sabiá, apresentado por Gerdal dos Santos. Foram mais de 100 artistas focalizados: compositores como Roberto Martins, Geraldo Pereira, Ismael Silva, Joubert de Carvalho e Haroldo Lobo, e cantores como Francisco Alves, Cyro Monteiro, Jorge Veiga, Nelson Gonçalves, Augusto Calheiros, Marília Batista, Odete Amaral, Emilinha Borba, Ademilde Fonseca, Aracy de Almeida, Linda Batista e Dircinha Batista, entre outros.
     
    Escritora, lançou em 2012 o livro Adelaide Chiozzo – O Acordeom e o Beijinho Doce pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
     
    Desde 2009 é também assessora de comunicação e relações públicas na SBACEM – Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores da Música do Rio de Janeiro, RJ.
     
    É editora e jornalista responsável do site Música & História.
     
     
    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes: