Madeleine Lacsko

    Madeleine Lacsko é formada em Jornalismo pela USP/SP, em 2001. Fez extensão em Marketing Político e Propaganda Eleitoral na mesma universidade.

    Iniciou a carreira no rádio em maio de 1996, como produtora da Rádio Trianon, função em que permaneceu até maio de 1998. No mesmo mês começou a trabalhar na rádio Jovem Pan como repórter. Durante 10 anos na emissora, atuou na reportagem em várias editorias e tornou-se apresentadora. Comandou e criou diversos programas na área de notícias e variedades. Também atuou nas primeiras transmissões de vídeo online da Jovem Pan.

    Deixou a Jovem Pan em maio de 2008 e, no mesmo mês, assumiu a Coordenadoria de Rádio do Supremo Tribunal Federal. Elaborou a nova programação da Rádio Justiça, que passou a ser voltada para assuntos jurídicos e foi, durante 2 anos, responsável pela programação, gerenciamento de equipe e do orçamento da Rádio Justiça, integrando a equipe de comunicação do STF durante a gestão do Ministro Gilmar Mendes.

    Em 2009, publicou em conjunto com a cardiologista e diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do INCOR Jaqueline Scholz Issa, o livro Sem Filtro – Ascensão e Queda do Cigarro no Brasil, pela Editora de Cultura. A publicação é citada como fonte de informação sobre políticas públicas na área de tabaco pela revista científica internacional Addiction.

    Ao sair do STF em maio de 2010, abriu uma pequena empresa de comunicação e consultoria, que permanece ativa, o que lhe possibilitou desenvolver atendimentos em gestão de mídias sociais e produção de conteúdo, além de assessoria de imprensa. Atua em treinamento de mídia e palestras sobre relações de mídia para autoridades públicas, principalmente na área da Justiça, no Brasil e outros países da América Latina.

    Em setembro de 2010, foi selecionada pelo UNICEF Angola como Consultora Internacional em Comunicação para o Desenvolvimento, responsável principalmente pela comunicação, mobilização social e defesa junto às autoridades pelo combate e erradicação da pólio em Angola (República de Angola, costa ocidental da África). Permaneceu na função até abril de 2011, quando retornou ao Brasil para o nascimento do filho, Lourenço, em maio de 2011.

    Começou a trabalhar como analista de comunicação e marketing do Grupo CCR, Companhia de Concessões Rodoviárias, em janeiro de 2012 e, em outubro do mesmo ano, tornou-se a primeira Diretora de Comunicação da Change.org no Brasil.

    Em maio de 2013 passou a integrar os quadros da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a convite do deputado Carlos Bezerra Jr., então líder do PSDB, de quem foi assessora. Permaneceu na função até junho de 2015, quando o parlamentar se tornou presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp.

    Recebeu diversos prêmios nacionais de jornalismo, principalmente na área de Direitos Humanos e Meio Ambiente. Foi condecorada com a Ordem do Mérito da Justiça Militar em 2009 e reconhecimento oficial da Força Aérea Brasileira por serviços prestados em 2008. Foi selecionada para o International Visitor’s Leadership Program, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, na área de jornalismo investigativo.

    Foi a única brasileira a ter vencido, em 2009, a categoria mundial do ICDB, International Children’s Day of Broadcasting Award, concedido pelo Unicef em Nova Iorque para a melhor produção de mídia para crianças, em competição com mais de 100 países. O trabalho foi realizado na Rádio Justiça, do STF.

    Assina o blog madeleine-lacsko no site do Brasil Post, com opiniões e reflexões sobre maternidade, em que informa “é jornalista profissional e mãe experimental. Mãe do Lourenço”.

    Em maio de 2015 retornou à Jovem Pan, que a contratou para integrar a equipe que elaborou o novo programa Radioatividade. Sobre o retorno à emissora falou: “A Jovem Pan me ofereceu a oportunidade única de unir minha paixão pelo rádio ao meu apetite por inovação justamente no momento em que a comunicação passa por reformulações e discussões profundas. Eu acredito muito no projeto do Radioatividade, é uma aposta corajosa colocar em prática em uma emissora tradicional as discussões sobre conteúdo multiplataforma e novas formas de interatividade”, conforme informou a assessoria da Pan.

    Madeleine divide a apresentação do programa com Thiago Uberreich. Os dois jornalistas já trabalharam juntos na Jovem Pan, apresentavam em dupla quadros de política nos anos de 2007 e 2008, quando a emissora começou a produzir vídeos para a internet.

     

     

    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela jornalista.

    Assessoria de imprensa da Jovem Pan.

    https://br.linkedin.com/pub/madeleine-lacsko/4/741/79b

    http://www.brasilpost.com.br/madeleine-lacsko/

    https://twitter.com/madeleinelacsko