Ana Maria Lopes

    Ana Maria Lopes é natural da capital de São Paulo. Estudou Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo (SP) e formou-se em 1992. Também estudou História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
    Na Folha da Tarde (SP), deu os primeiros passos da carreira jornalística, trabalhando como repórter, em 1991.
    Passou do jornal para a rádio em 1992, quando ingressou na Manchete FM. Ficou dois anos na emissora, como redatora. Em 1995, ainda como redatora, ingressou na Musical FM, emissora na qual trabalhou por quatro anos, até 1999.
    Em 2000, tornou-se repórter da Apeoesp, o Sindicato dos Professores de São Paulo, atuando nos boletins e órgãos informativos da entidade. Ainda como repórter institucional, trabalhou na Assembleia Legislativa de São Paulo.
    Foi premiada em três edições do Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social, na categoria Reportagem Escrita. Em 2007, conquistou o terceiro lugar, com a matéria O machismo que mata, publicada no Boletim da Apeoesp dedicado ao Dia Internacional das Mulheres. Em 2008, foi segundo colocada, com a reportagem Escravos do Século XXI, publicada no Boletim da Consciência Negra, e terceiro colocada, com A Revolução da Maior Idade, do Boletim dos Aposentados da Apeoesp.
    Atualizado em novembro de 2011. 
    Fontes:
    Informações fornecidas pela jornalista.