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sexta-feira, dezembro 12, 2025

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Infoglobo reformula organograma e sistema de trabalho na Redação

Mario Rigon deixou a Diretoria de Mercado da Infoglobo no começo do mês. Seu substituto, escolhido no mercado paulista, ainda não foi anunciado. Rigon estava no comercial da empresa desde os anos 1990, e foi um dos formuladores da política de exclusividade para os anunciantes – prática que valeu à empresa um processo por concorrência desleal movido por O Dia e Jornal do Brasil, encerrado em 2013, depois de oito anos, por meio de um acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Além de Rigon, saíram Luis Claudio Vieira, diretor Financeiro, e Claudio Martini, de Tecnologia. Essas áreas passam a funcionar no nível de gerência. A financeira tende a ser administrada pelas Organizações Globo para todas as empresas do grupo. Tecnologia, ao contrário, deve ser descentralizada para adequar-se às necessidades de cada campo, bem diferente a que produz informação daquela que lida com finanças, e assim por diante. O novo diretor Comercial terá seu escritório em São Paulo, maior mercado do País, e a tarefa de crescer na esfera digital. Afinal, O Globo é carioca, mas a internet não tem fronteiras. A audiência da versão online aumenta a cada ano, o que não se reflete em retorno comercial – nó górdio para veículos de grande porte e, consequentemente, de grandes despesas, em todo o mundo. Para contorná-lo, em um primeiro momento, espera-se que sejam desenvolvidos formatos que se casem com os das agências de publicidade, por sua vez ainda pouco avançadas nesta esfera. A experiência tem mostrado que a qualidade do produto é um fator-chave para monetizar a mídia digital. Sendo assim, O Globo baseou-se nas pesquisas de audiência – que apontam para altos índices na parte da manhã até a hora do almoço, não são significativos à tarde, e voltam a crescer no início da noite – para traçar novo sistema de trabalho nas redações. Essa tendência, detectada já há algum tempo, resultou na edição autônoma do vespertino para tablets O Globo A Mais desde 2012. Apesar da boa aceitação, não foi o suficiente. Na reformulação prevista para ter início depois do Carnaval – talvez mais algum tempo depois – os horários dos editores titulares serão antecipados, para atender à audiência matinal. As editorias diárias – País, Rio, Economia, Mundo, Esportes e Segundo Caderno – já contam com responsáveis pela versão para internet, e eles agora chegam depois. A tropa de valor (também em termos de salário) começa mais cedo. Uma aposta ousada.

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