O Grupo Kalunga e a ESPN fecharam um contrato de sublicenciamento de eventos para o X-Sports, novo canal esportivo em TV aberta que deve estrear em agosto. Em São Paulo, vai usar o canal 32, frequência da extinta MTV Brasil. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo).
A parceria entre Kalunga e ESPN não é de operação e sim de sublicenciamento de eventos. O X-Sports vai pagar para poder exibir eventos esportivos cujos direitos de transmissão pertencem ao Grupo Disney. Henrique Meira, executivo que trabalhou anteriormente na própria ESPN e na BandSports, é o principal responsável pela operação do X-Sports.
Entre os torneios que serão transmitidos no novo canal estão Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Serie A (Itália), Liga Portugal e a EFL Championship, segunda divisão do futebol inglês, além da Copa do Rei (Espanha) e a Copa da Alemanha. Segundo o F5, o X-Sports está negociando também a transmissão da Bundesliga, o campeonato alemão de futebol. A prioridade de escolha das partidas, porém, seguirá na ESPN. O X-Sports vai exibir partidas menos importantes dos torneios.
Além disso, segundo apurou o F5, a ESPN não terá nenhuma participação no conteúdo do novo canal, incluindo equipes de transmissão, narradores, comentaristas e repórteres, além de questões comerciais, como participação em vendas no mercado publicitário.
O Grupo Kalunga foi o responsável pelo canal Loading, voltado ao público geek, lançado em 2020, mas que saiu do ar cerca de seis meses após a estreia.
- Leia também: Prêmio SAE Brasil está de volta










