Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Mais uma pesquisa confirma que a era do “clique-zero” já é uma realidade. Segundo levantamento da associação norte-americana Digital Content Next (DCN) publicado na semana passada, o tráfego vindo do Google para sites jornalísticos e de entretenimento caiu 10% entre maio e junho em relação ao mesmo período de 2024.

O estudo saiu dias antes de a Folha de S.Paulo entrar com processo contra a OpenAI por uso não autorizado de conteúdo, juntando-se a veículos como o New York Times, que também está acionando judicialmente a dona do ChatGPT, e o Financial Times, que acaba de processar a Perplexity AI − enquanto outros, como o Washington Post, preferiram assinar contratos de cessão.

Segundo a DCN, empresas não jornalísticas que publicam conteúdo de notícias sofreram mais, com retração de 14%, enquanto as marcas jornalísticas registraram queda de 7%.

O relatório reforça conclusões de estudos anteriores que mostram redução na taxa de cliques sempre que os resumos automáticos feitos por inteligência artificial estão presentes na busca.

O Google, com seu recurso AI Overview, não é o único buscador a oferecer resumos. Mas está no centro do debate por ser o principal caminho para quem quer achar alguma coisa na internet.

Jason Kint, CEO da DCN, afirma que ele deixou de atuar como parceiro de distribuição e passou a ser concorrente direto dos sites que veiculam notícias, retendo a audiência e reduzindo o alcance do conteúdo.

Ele reitera a preocupação geral: esse novo modelo prejudica ainda mais a sustentabilidade do jornalismo digital, levando a menos leitores, menos impressões de anúncios e menos conversões em assinaturas. E compromete a diversidade da informação.

Para a DCN, é urgente estabelecer regras de transparência, opções de opt-out, acordos de licenciamento e regulação das práticas do Google.

Leia mais em MediaTalks.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

Em nova ofensiva contra a imprensa, Trump ameaça redes de TV com perda de licença. Ele pode fazer isso? Leia mais

Revistas Wired e Business Insider são enganadas pela IA e removem artigos escritos por freelancer fantasma. Leia mais

Guinness faz 70 anos: veja a história e feitos bizarros que entraram para o livro dos recordes, que soube migrar do papel para o digital e virou uma corporação multinacional. Leia mais

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments