A Globo criou na quinta-feira (19/2) uma nova área em seu setor de jornalismo: o Núcleo de Estratégia, que terá o objetivo de planejar grandes coberturas, auxiliar o dia a dia de telejornais da emissora e, principalmente, gerenciar o uso de Inteligência Artificial no jornalismo do canal. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo).

Ben-Hur Correia (Crédito: Instagram)

O responsável pelo novo núcleo será Rogerio Nery, experiente executivo com mais de 20 anos de Globo. Além disso, o repórter Ben-Hur Correia, que atuava em telejornais como Jornal Nacional e Fantástico, deixará a reportagem para atuar como um dos gerentes do núcleo, ao lado de Vitor Sorano e Viviane Costa. Ben-Hur produziu anteriormente reportagens sobre tecnologia e inteligência artificial. É autor do livro Meus Robôs: Novas relações estabeleci entre humanos, robôs e IAs.

Em comunicado interno, Ricardo Villela, diretor de jornalismo da Globo, explicou que o núcleo terá o objetivo de “mapear e solucionar gargalos tecnológicos e organizacionais, atuando em parceria com outras áreas da empresa, e com as equipes de cada produto, sem interferir na autonomia dos times”. Villela declarou também que a IA será integrada aos telejornais da emissora “em tarefas transversais de gestão e produto”. A ideia é auxiliar no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias no jornalismo da emissora, além do planejamento de grandes coberturas, como as eleições deste ano. A Globo promoverá nos próximos meses uma espécie de treinamento sobre uso de IA no jornalismo com seus profissionais.

" "
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários