Uma coletiva em 5/2, conduzida por Renata Lo Prete, reuniu os nomes com mais visibilidade no Jornalismo da Globo para expor os detalhes de cada área sobre as mudanças que a emissora programou para este ano.

Estavam lá as apresentadoras do Fantástico Maju Coutinho e Poliana Abritta; Ana Paula Araújo, âncora do Bom Dia Brasil’; Andréia Sadi, apresentadora do Estúdio i; Júlia Duailibi, âncora do GloboNews Mais; Fátima Baptista, gerente de Inovação e Projetos Especiais da Globo; e Cláudia Croitor, editora-chefe do g1. Pelo Globo Repórter, foram os apresentadores William Bonner e Sandra Annenberg, e mais Mônica Maria Barbosa, diretora do programa, para sinalizar a importância que este deve ganhar.

Em pé (esq.): Claudia Croitor, Renata Lo Prete, Ana Paula Araújo, Sandra Annenberg, Mônica Maria Barbosa, William Bonner, Fátima Baptista e Julia Duailibi; sentadas: Andréia Sadi, Poliana Abritta e Maju Coutinho (Crédito: Bob Paulino/Globo)

As eleições

Em ano eleitoral, com muitos profissionais dedicados a esse projeto, o debate com os candidatos a presidente será exibido logo após o Jornal Nacional, no horário da novela das 21 horas. Da mesma forma, as sabatinas com os candidatos à Presidência da República vão ocorrer em um programa especial logo após o JN. No primeiro turno, César Tralli e Renata Vasconcellos conduzirão as entrevistas. Se houver segundo turno, Renata Lo Prete entrevistará os candidatos.

Renata Lo Prete (Crédito: Bob Paulino/Globo)

No Jornal da Globo, Lo Prete e o cientista político Felipe Nunes, da Quaest, vão percorrer diferentes regiões do Brasil para mostrar como pensa o eleitorado que não se identifica nem com a direita nem com a esquerda e que pode decidir a disputa. A partir de agosto, a apresentadora passa a analisar diariamente o cenário eleitoral em publicações nas redes sociais.

A GloboNews promoverá sabatinas com os principais candidatos à Presidência, realizadas de forma conjunta, com transmissão simultânea pela GloboNews e pelo g1. A Central das Eleições será dedicada a análises aprofundadas e debates sobre os acontecimentos mais importantes da disputa eleitoral.

O g1 fará um acompanhamento diário dos candidatos aos cargos do Executivo. A plataforma oferecerá análises, bastidores e reportagens exclusivas, além de conteúdos analíticos sobre os resultados e séries especiais com foco em informações claras e didáticas para a população.

Nas redes sociais, a cobertura será reforçada com transmissões de entrevistas e debates ao vivo em TikTok, YouTube e Instagram. A checagem de fatos será ampliada por meio do projeto Fato ou Fake, que verificará informações veiculadas por g1, GloboNews, TV Globo, afiliadas, O Globo, CBN e Valor.

As comemorações

Para celebrar os 20 anos do g1 – portal que publica quase 700 reportagens por dia e está presente nas redes sociais Instagram, X, TikTok, Facebook e Kwai – será lançado um novo aplicativo, com vídeos verticais e uma experiência mais intuitiva.

Andréia Sadi (Crédito: Bob Paulino/Globo)

Como parte das comemorações dos 30 anos da GloboNews, o canal inaugura em agosto uma nova redação no Rio de Janeiro, mais ampla e moderna, com dois estúdios. Um deles, com um telão de 47 m2, será dedicado aos telejornais; o outro receberá os programas de entrevistas, debates e conteúdos aprofundados. No novo espaço devem trabalhar mais de cem jornalistas.

Em abril, a série Prato Feito vai acompanhar a jornada dos alimentos que chegam ao prato dos brasileiros. Em maio, Fernando Gabeira inicia uma jornada pelas feiras livres do País com a série Pelas feiras do Brasil.

Os programas jornalísticos

O Fantástico vai destacar, com Álvaro Pereira Junior, as transformações impulsionadas principalmente pela inteligência artificial no mundo. Em um novo quadro, o influencer Felca refletirá e conversará com especialistas sobre a saúde mental de jovens e adolescentes. Em maio, estreia o Delivery com Maju, no qual a apresentadora pede comida por aplicativo e convida o entregador para compartilhar a refeição e sua história de vida.

Novo quadro fixo com Poliana Abritta, Essa tal de…, derivado de uma série curta apresentada no ano passado, terá episódios sobre de saúde e comportamento. Uma série especial com Felipe Santana, em longa temporada na China, vai contar como o país disputa o pioneirismo no futuro do planeta.

Bom dia Brasil e Globo Repórter ganharão novos cenários. No Bom Dia, a redação será integrada ao estúdio por meio de composição virtual em tempo real, mostrando a rotina da equipe. No Globo Repórter, apresentado por Annenberg e Bonner a partir do dia 20 deste mês, terá no cenário mais recursos virtuais e um clima mais intimista.

E para a ampla cobertura da Copa do Mundo, Renata Vasconcellos vai ancorar o Jornal Nacional em estúdio montado para a ocasião em um dos países-sede.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments