O Observatório da Imprensa e o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) realizam na quarta-feira (25/6), às 19h, o webinário Como praticar um jornalismo antirracista. O evento, online e gratuito, reunirá profissionais com anos de experiência para debater o que a imprensa pode fazer para tornar as coberturas jornalísticas mais diversas, inclusivas e livres de preconceitos.
Participarão do webinário Marcelle Chagas, fundadora e coordenadora da Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação; Kelvyn Araújo, coordenador de comunicação da Rede de Jornalistas Pretos; Geraldo Nascimento, editor-chefe de A Gazeta e da Rádio CBN Vitória (Espírito Santo); e Flavia Lima, secretária-assistente de redação da Folha de S. Paulo. A mediação é de Denize Bacoccina, editora do Observatório da Imprensa.
A Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação, inclusive, está lançando o Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital, documento que traz conceitos-chave e dicas para evitar a reprodução de desigualdades raciais nas redações e no trabalho jornalístico. Os participantes vão falar também sobre outras iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelos veículos para tentar reduzir qualquer tipo de desigualdade, desde a base, na formação de jovens jornalistas, até o trabalho em reportagens de fôlego de profissionais já veteranos.
O evento será transmitido ao vivo no canal do Projor no YouTube. Assista aqui.
- Leia também: Jornalistas foram espionados pela Abin paralela