A ESPM promoverá em setembro o curso Jornalismo Regenerativo: Reconstruindo a credibilidade e o engajamento. As aulas, baseadas na cultura regenerativa, que tenta recuperar sistemas em decadência por meio da criatividade e resgate de valores, abordarão técnicas e soluções para recuperar a credibilidade, a confiança e a audiência do jornalismo. As inscrições vão até 31/8.
A partir de estudos nas áreas de Comunicação, Marketing de Influência, Gestão de Comunidades, Criatividade, Neurociência, Psicologia, Filosofia, entre outras, as aulas discutirão métodos de aproximação com o público, diferentes técnicas de linguagem, implementação de conceitos de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), estratégias de marketing de comunidade, engajamento digital e influência. Tudo isso aliado aos princípios éticos e primordiais do bom jornalismo.
Comandarão o Alline Dauroiz, professora de pós-graduação Criatividade e Inovações Sistêmicas da ESPM) que tem 20 anos de experiência como repórter e editora em redações do País; e Melissa Setubal, também professora de pós-graduação Criatividade e Inovações Sistêmicas da ESPM e que estuda, pesquisa, trabalha e leciona na área de criatividade e desenvolvimento humano há quase 30 anos.
“Jornalismo Regenerativo é um conceito baseado na cultura regenerativa, que conduz sistemas colapsados à recuperação. A ideia é buscar novas formas de se aproximar da audiência, com métodos testados por organizações internacionais e diferentes estratégias, incluindo marketing de comunidades”, explicou Alline. “Quando aplicada ao Jornalismo, a regeneração propõe também o resgate de valores, como os princípios éticos do ofício e o prestígio às técnicas de reportagem. E ainda estabelece a conexão com outras áreas do conhecimento em busca de soluções inovadoras para os problemas. Por isso, durante o curso, partimos de estudos em Criatividade, Neurociência, Psicologia, Sociologia entre outras searas”.
As aulas serão realizadas em formato híbrido, online e presencial, em São Paulo. Serão ao todo seis encontros, às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30, nos dias 01, 03, 08, 10, 15 e 17 de setembro. Mais informações e inscrições aqui.










