Entidades defensoras da liberdade de imprensa prestaram solidariedade ao repórter Leandro Marques, correspondente da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, que foi ameaçado e agredido por um funcionário da Prefeitura de Itacoatiara, cidade localizada a 270 quilômetros de Manaus.

Acompanhado do cinegrafista Dorian Verçosa, Marques estava cobrindo a distribuição do auxílio-enchente para a comunidade local atingida pela cheia histórica do Amazonas. Ele já havia feito outras reportagens sobre confusões e aglomerações geradas durante a entrega dos cartões. Mas, na ocasião em questão, Marques foi abordado por três supostos assessores do prefeito Mário Abrahim. O repórter recebeu ameaças, levou um soco no estômago e teve o equipamento jogado no chão.

Os agressores fizeram ameaças como “se sair uma vírgula falando mal do prefeito, vou pegar-lhe uma surra” e “sair alguma foto minha, você está morto”. A Prefeitura de Itacoatiara determinou a exoneração do servidor Adevaldo Tavares Alves e a abertura de uma sindicância para apurar o ocorrido.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo repudiou as agressões, e declarou que “a função do jornalista é questionar, apurar e mostrar à população ações que possam colocar vidas em risco. Ameaças de morte e agressões físicas contra jornalistas, condutas criminalizadas pela legislação penal brasileira, constituem graves violações à livre manifestação do pensamento e ao exercício da atividade de comunicação”.

Em nota conjunta, o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas e a Federação Nacional dos Jornalistas destacaram “a importância do respeito que as autoridades públicas devem ter ao livre exercício profissional, bem como à liberdade do trabalho da imprensa para que a sociedade possa ser bem informada”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments