Por Luciana Gurgel

Há menos de três anos, quando o ChatGPT foi lançado, os primeiros alertas sobre o impacto da inteligência artificial generativa no jornalismo se concentravam em dois grandes temores: a substituição de profissionais nas redações e o aumento da desinformação.
No entanto, à medida que a tecnologia evolui e se integra aos mecanismos de busca, um novo desafio se mostra ainda mais preocupante: a queda no tráfego dos sites de notícias.
A presença da IA nas ferramentas de busca − especialmente no Google, com o recurso IA Overview − alterou de forma rápida e inesperada a maneira como o público acessa conteúdos. Esse novo comportamento vem sendo documentado por estudos como o divulgado recentemente pelo Pew Research Center.
A pesquisa analisou a navegação real de 900 adultos norte-americanos e constatou que, quando um resumo gerado por IA aparece no topo da página, as pessoas tendem a clicar menos nos links. Nas buscas com esse tipo de resposta automática, apenas 8% dos acessos resultaram em cliques, comparados a 15% quando o resumo não estava presente. E apenas 1% clicou nos links incluídos no próprio resumo.
O dado mais alarmante: 26% dos usuários encerraram a navegação após visualizar o resumo. Isso indica que, ao oferecer uma resposta considerada suficiente, a IA torna o clique irrelevante.
E essa mudança de comportamento afeta uma parcela significativa da população. Em outra pesquisa, o Pew identificou que 34% dos adultos norte-americanos utilizam o ChatGPT − número que sobe para 58% entre os menores de 30 anos. O levantamento não incluiu o uso de outras ferramentas de IA.
Para veículos que dependem do tráfego para gerar receita, o alerta é máximo. A nova realidade digital fez surgir mais uma sigla no vocabulário da indústria de mídia: GEO, de Generative Engine Optimization. É como se o jogo tivesse sido reiniciado.
Leia mais sobre a pesquisa do Pew Research Center em MediaTalks.
Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.
Esta semana em MediaTalks
Pulitzer Center financia reportagens sobre oceanos, pesca e biodiversidade. Veja como se inscrever
Tentativas de censura judicial e leis repressivas de governos locais ameaçam a imprensa no México. Leia mais
Jornalista da Guatemala completa 3 anos preso por denunciar corrupção; ONGs globais exigem libertação imediata. Leia mais
Filmes e séries culpam usuários e poupam Big Techs por problemas das redes sociais, mostra estudo da Universidade da Califórnia. Leia mais










