Por Luciana Gurgel

Contrariando as apostas em um esvaziamento após o êxodo de jornalistas, celebridades e empresas insatisfeitas com as transformações no X (antigo Twitter) sob Elon Musk, a plataforma não recuou em número de usuários e ainda elevou a quantidade dos que a acessam para se informar.

Luciana Gurgel

No entanto, o perfil ideológico mudou. Antes da aquisição por Musk, em 2022, os usuários do Twitter eram majoritariamente de perfil progressista. Desde então a audiência de pessoas de direita aumentou em vários países, incluindo no Brasil.

Os dados são Digital News Report 2025 do Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo, da Universidade de Oxford, divulgado na semana passada em Londres.

O estudo anual investiga o comportamento no consumo de notícias em 48 países por meio de pesquisas locais sob rigorosa metodologia acadêmica.

Os dados mostram também que o uso de X para notícias é estável ou crescente em muitos mercados, com as maiores elevações nos Estados Unidos (+8 pontos), Austrália (+6) e Polônia (+6).

“Desde que Elon Musk assumiu a plataforma em 2022, muito mais pessoas de direita, principalmente homens jovens, se reuniram na rede, enquanto uma parte do público de inclinação progressista saiu ou a está usando com menos frequência”, diz Nic Newman, autor principal do estudo.

Redes rivais como Threads, Bluesky e Mastodon estão causando pouco impacto globalmente, com alcance de 2% ou menos para notícias.

A transformação do perfil dos usuários do Twitter foi analisada em 12 dos países pesquisados, e cresceu 50% em média. Nos EUA ela triplicou, e no Reino Unido dobrou.

Elon Musk no comício do partido AID, da Alemanha (Crédito: Reprodução/YouTube)

Leia a matéria completa em MediaTalks.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

Apresentadora da Iran International em Londres tem família sequestrada pela Guarda Revolucionária Nacional em Teerã para forçá-la a sair do ar. Leia mais

Elon Musk processa Nova York contra lei de transparência na moderação de conteúdo digital. Leia mais

Justiça filipina absolve Maria Ressa, jornalista Nobel da Paz, mas ela ainda pode ser presa por “difamação cibernética”. Leia mais

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments