Por Luciana Gurgel

Uma nova pesquisa do Pew Research Center revelou a extensão do medo da desinformação online. Mais de sete em cada dez adultos nos 25 países pesquisados apontaram as fake news na internet como a maior ameaça global, em uma lista que incluiu mudanças climáticas, situação econômica, terrorismo e doenças infecciosas.
Outros 21% veem a desinformação como um risco secundário, enquanto apenas 5% afirmaram que elas não representam uma ameaça.
No entanto, a realidade brasileira é diferente: as doenças infecciosas são vistas como o risco mais temido. O Brasil é um dos cinco países onde o trauma da Covid-19 parece não ter sido esquecido.
O estudo do Pew oferece um panorama por vezes surpreendente sobre como diferentes países encaram os grandes desafios contemporâneos.
Embora muitos dos países pesquisados estejam vivendo os efeitos das mudanças climáticas sob a forma de calor extremo, tornados mais devastadores e inundações, o clima não figura entre as principais ameaças em nenhuma das 25 nações analisadas.
Essa percepção pode estar relacionada à própria desinformação, já que o negacionismo continua a se espalhar livremente pelas redes sociais e também em meios de comunicação tradicionais influentes de países como os Estados Unidos e o Reino Unido.
A inclinação política também influencia a percepção da desinformação como ameaça. Nos EUA, 82% dos entrevistados que se identificam como liberais apontaram as fake news como principal risco, enquanto entre os conservadores o índice caiu para 60%.
Na Europa, a preocupação com a disseminação de informações falsas online é consideravelmente menor entre os apoiadores de partidos populistas de direita do que entre os não apoiadores.
Leia mais sobre a pesquisa em MediaTalks.
Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.
Esta semana em MediaTalks
Ataques de Israel a jornalistas seguem padrão de silenciamento da mídia palestina iniciado em 1967, afirma acadêmica. Leia mais
Site pornô italiano é fechado após exibir imagens manipuladas de Giorgia Meloni, deputadas e celebridades. Leia mais
- Leia também: Repórter de O Joio e O Trigo é hostilizado por deputados federais durante feira agrícola no RS










