As agências Conteúdo e Ink anunciaram a fusão de seus negócios, dando origem à ConteúdoInk, que já nasce com 70 clientes, 62 funcionários e um faturamento estimado de R$ 15 milhões para este ano, o que a posiciona entre as 30 maiores do mercado de comunicação corporativa do País, tendo por base o Ranking das Agências do Anuário da Comunicação Corporativa.
O acordo também inclui a integração da nova agência à holding Nexcom, criada há quatro anos, que abriga as agências Fato Relevante, Tridente.ag, Avenida, SP4 e a empresa de tecnologia Charisma. Com a entrada da ConteúdoInk, o Nexcom atinge uma receita total de R$ 60 milhões e mais de 200 clientes.
A Conteúdo foi fundada em 2001 por Claudio Sá e Roberta Montanari. Ao longo de quase duas décadas e meia, atuou com predominância em segmentos como saúde, farma, seguros, indústria, beleza, serviços, legal, representação setorial, instituições culturais e fundações. A Ink nasceu em 2004 por iniciativa de Raul Fagundes Neto e especializou-se em áreas como tecnologia da informação, telecomunicações, franquias, varejo, finanças, consumo e serviços.

“A fusão combina a força de duas agências reconhecidas pela alta capacidade de fidelização de clientes, com projetos de 20 anos de casa, e pela expertise em reposicionar líderes de mercado que apresentam baixa visibilidade de marca”, diz Sá. “Fazemos comunicação de resultados, com atendimento personalizado, e isso é uma característica fundamental que nos levou a esta fusão e, também, ao acordo com o grupo Nexcom, reconhecido por entregas diferenciadas”.
Para Fagundes Neto, o movimento é mais do que uma união de agências: “O mercado de comunicação vem mudando rapidamente e de forma radical. Nossa proposta é unir todo conhecimento e especialização que temos em construção de reputação com uma abordagem digital, orientada a dados e estratégia multiplataforma para alcançar públicos estratégicos, estejam eles na mídia tradicional, nas redes sociais, em conteúdos proprietários, mecanismos de busca ou ferramentas de IA generativa”. Roberta destaca que “a fusão permitirá atingir objetivos comuns, como o de expandir o acesso a novos mercados e talentos”.
Alcides Ferreira, sócio-diretor da Fato Relevante e fundador da holding Nexcom, afirma que a fusão cria uma nova força de comunicação integrada dentro da organização: “A união demonstra a solidez do grupo e reforça nossa estratégia de nos posicionarmos como um consolidador do mercado”.
A nova agência, que tem em seu portfólio empresas como Fundação Itaú, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Page Group, Marsh MacLennan, Mercer, Museu do Ipiranga, Schmersal, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), Conselho Regional de Contabilidade SP, Taco Bell, Mundo Verde, Topper, Havanna, Lojas Quero-Quero e RSM, será liderada pelos sócios Claudio Sá, Roberta Montanari e Raul Fagundes Neto.