Por Luciana Gurgel
A nova edição do relatório anual State of the Media, da Cision, publicada nesta semana, analisa como a inteligência artificial está moldando o cenário da comunicação global em 2025, com foco no ponto de vista dos jornalistas.
Com base em uma pesquisa com mais de três mil profissionais da imprensa, o estudo revela como a IA vem sendo usada nas redações, quais os benefícios percebidos e as principais preocupações − tanto no uso interno quanto na forma como a tecnologia é aplicada por profissionais de assessoria de imprensa.

A Cision constatou que a inteligência artificial subiu de sexto para quarto lugar entre os principais desafios enfrentados por jornalistas no último ano, sendo citada por 30% dos entrevistados globalmente.
O estudo também indica que desafios como a verificação de informações e o combate à desinformação vêm sendo agravados por possíveis erros gerados por ferramentas de IA.
A pesquisa aponta que mais da metade dos jornalistas (53%) já utilizam ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, em seu trabalho. Outros 14% planejam começar a usá-las. No ano anterior, o índice era de 47%.
Apesar do uso crescente, a pesquisa também identificou percepções mistas. Muitos profissionais consideram a IA útil para organizar dados ou iniciar textos, mas alertam para imprecisões factuais que comprometem sua confiabilidade.
O relatório aponta que a maioria dos jornalistas demonstra abertura à ideia de que profissionais de assessoria usem IA para elaborar sugestões de pauta ou comunicados.
Segundo os dados, apenas 27% são totalmente contrários à prática. Cerca de 29% preferem conteúdos feitos por humanos, mas aceitariam mensagens bem formuladas com apoio da IA.
Leia mais sobre a pesquisa e veja o documento completo em MediaTalks.
Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.
Esta semana em MediaTalks
Jornalista esportivo francês é condenado a 7 anos de prisão na Argélia após entrar no país para cobrir futebol local. Leia mais
Vitória da IA: Justiça dos EUA decide a favor da Meta e da Anthropic em disputa com autores por direitos. Leia mais
Redes sociais superam mídia tradicional no acesso global a notícias, aponta Instituto Reuters. Leia mais
- Leia também: Manifesto do ICL, contra a desigualdade de riqueza no Brasil, passa de 260 mil assinaturas