Parceria da editora Abril com o norte-americano Huffington Post, o site Brasil Post (www.brasilpost.com.br) estreou nesta 3ª feira (28/1), com Redação sob o comando de Ricardo Anderáos. “Decidimos adiar a estreia [inicialmente prevista para dezembro] para que a equipe tivesse tempo de ser treinada para trabalhar com a plataforma. Poderíamos ter lançado antes, mas seria uma coisa correndo. Em comum acordo [entre Abril e Huffington], decidiu-se esperar e estrear sem solavancos e com uma preparação melhor da equipe”, disse Anderáos. O perfil da equipe é de jovens jornalistas, já com experiência digital e sólidos conhecimentos em mídias sociais e SEO (Search Engine Optimization), “com brilho nos olhos e faca nos dentes”, brinca o diretor. Além dele, integram a Redação o editor-chefe Otávio Dias, o editor sênior de Notícias Diego Iraheta, o editor sênior de Blogs Lucas Pretti, o editor de Mídias Sociais e Tendências Thiago Araújo e os repórteres Daniela Carasco, Amanda Previdelli, Cauê Marques e Gabriela Loureiro. Completam o time Cleber Facchi (Conteúdo e Mídias Sociais) e Daniel Lazaroni Apolinário (diretor de Arte). Saiba mais sobre os profissionais Ricardo Anderáos (diretor) – Doutor em História pela USP, começou no Jornalismo como repórter de Entretenimento da Folha de S.Paulo, em 1988, da qual também foi correspondente em Madri e editor. Acumula passagens por Estadão, UOL, NEO Interativa, CartaCapital e Metro. Foi diretor de Negócios Online do Grupo Bandeirantes, diretor de Mídia Digital da MTV e diretor Mídia Social e Transmídia do Grupo Abril, posto que ocupou até aceitar comandar o Brasil Post. Otávio Dias (editor-chefe) – Esteve por 12 anos na Folha de S.Paulo, onde atuou como editor das colunas de opinião, correspondente em Londres, repórter e pauteiro, passando pelas editorias Ilustrada, Política e Mundo. Também passou pelo Estadão, no qual editou o Link (sobre Tecnologia) e o portal estadao.com.br. “Aceitei o convite para trabalhar no Brasil Post porque o Huffington Post Media Group, já presente em dez países (incluindo o Brasil), é um dos, se não o principal, players do novo jornalismo mundial. Já nasceu na era da internet e está totalmente enfronhado nela. Participar de uma experiência 100% digital, e aprender muito com isso, é uma oportunidade imperdível”, disse ao Portal dos Jornalistas. Diego Iraheta (editor sênior de Notícias) – Natural de Porto Alegre, formou-se em Jornalismo pela UnB. É mestre em Mídias Digitais pela University of Sussex, na Inglaterra. Teve passagens por Correio Braziliense – em que começou a carreira –, TV Globo, CBN, BandNews FM Brasília, em que chegou a editor-chefe e âncora. Após temporada em Londres, onde cobriu a morte de Amy Winehouse e os grampos do conglomerado de Rupert Murdoch, mudou-se para São Paulo e foi gerente de Mídias Digitais e Sociais do jornal para tablets Brasil 247. Na capital paulista, também passou pelo R7, onde esteve até novembro passado, quando aceitou o desafio de editar o Brasil Post. Lucas Pretti (editor sênior de Blogs) – Formado pela Unesp, participou do Curso de Focas do Estadão em 2004, e retornou ao jornal em 2007, após passar por veículos do interior paulista. Por lá, foi redator Tecnologia, editor de homepage do estadao.com.br, repórter do Link por dois anos (que havia sido criado por Anderáos e no qual trabalhou com Otávio Dias) e editor-assistente do Divirta-se. No início de 2010, largou o jornalismo para fazer teatro. Em seguida juntou-se ao coletivo Casa da Cultura Digital e colaborou com projetos culturais, entre eles Produção Cultural no Brasil e Festival CulturaDigital.Br. Como produtor cultural, idealizou o Festival BaixoCentro, que, segundo ele, teve impacto importante na cena cultural e ativista paulistana. “Passei a circular muito pelo universo do ativismo da cultura livre, software livre, crowdfunding, plataformas, redes/ruas etc.”, disse ao Portal dos Jornalistas. Em 2012, chegou ao Brasil a plataforma de abaixo-assinados Change.org, que “pescou” Lucas para que ele ajudasse a implantar o modelo no País. “Em um ano e meio trabalhando na Change.org conseguimos feitos incríveis, ainda mais em ano de manifestações (2013): passamos de 200 mil a 1,6 milhão de usuários, tivemos 30 campanhas vitoriosas”, comentou. “Já havia desistido de atuar no mercado jornalístico tradicional, e só mesmo sendo o Huffington Post para me fazer repensar essa decisão. Admiro muito o trabalho deles na sede desde o início, em 2005, e creio que eles conseguiram encontrar o modelo de negócios e operações ideal para a era digital. Eu precisava fazer parte disso. Sou responsável por formar a equipe de colaboradores. Antes mesmo de estrear tínhamos mais de cem nomes confirmados, o que me deixou muito orgulhoso. De qualquer forma, é um desafio imenso tentar pautar o debate, para que seja progressista. O Huffington tem um histórico militante, de apoiar causas gay, de mulheres, negros etc., sempre com ideias que abrem a cabeça, não conservadoras. E só por isso aceitei esde desafio: para dar voz e direitos a todos, assim como já vinha fazendo como ativista da cultura”, concluiu. Thiago Araújo (editor de Mídias Sociais e Tendências) – Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa, começou a carreira em 2011, quando participou do Curso Abril de Jornalismo. Antes do término do curso, foi contratado como editor de Mídias Sociais da Contigo e ganhou inclusive o Prêmio Abril de Uso de Redes Sociais no ano seguinte, pela criação de um jogo social para a marca. Também na Abril, esteve ao lado de Anderáos na área de Mídias Sociais e Transmídia do grupo, desenvolvendo estudos de audiência, público, monitoramento, estratégias; gerenciando o relacionamento das marcas Abril com twitter, facebook, Google e outros parceiros; e construindo especiais que aliam o uso das plataformas sociais com conteúdos Abril, cujas ações vão ser vistas na Copa 2014: “O Huffington Post foi a principal influência durante a pesquisa do meu TCC ainda na universidade, e desde a época acompanho o site de perto. Curadoria de conteúdo, foco no público e no relacionamento entre os jornalistas com a comunidade de leitores sempre foram minhas paixões. Minha carreira é relativamente curta, mas foi bastante intensa na área de redes sociais. Participei de vários projetos na área dentro da Abril, e agora, nesse novo cargo, como editor de Mídias Sociais e Tendências do Brasil Post, posso aliar o conhecimento de Social com o fazer jornalístico diário. Criar uma voz para nossas presenças sociais e fazer de nosso site um lugar ainda mais interessante que a timeline das pessoas é o grande desafio. Queremos ser essenciais no dia a dia de quem se sente perdido em um universo de informação que parece nunca acabar. Como uma bússola, vamos apontar para o melhor conteúdo da web: seja ele próprio, de parceiros, de veículos concorrentes e até mesmo um comentário em um status de facebook”, explicou. Daniela Carasco (repórter) – Formada em 2010 pela PUC-SP, começou a carreira estagiando na CDN. Em 2009, foi para a Online Editora, ainda como estagiária das revistas Faça Fácil e Faça Fácil Cozinha. No ano seguinte, seguiu para a reportagem do portal MdeMulher, no qual permaneceu até dezembro passado, quando foi contratada para a equipe do Brasil Post. Amanda Previdelli (repórter) – Com passagens por Info iG, revista Espaço Aberto e Exame.com, onde esteve até novembro passado, é também colaboradora da Salada de Cinema e do Guia do Estudante. Formou-se em Relações Internacionais pela PUC-SP e em Jornalismo pela USP. Ao Portal dos Jornalistas, falou sobre a motivação de ingressar no Brasil Post: “O que me motivou foi a perspectiva de trabalhar em um projeto totalmente novo, um tipo de jornalismo que ainda não existe aqui no Brasil. Conheço o Huffington Post e admiro o fato de eles praticarem um jornalismo transparente e progressista, sem medo de se colocar quando é preciso. A importância que vamos dar para redes sociais por aqui também me interessa, porque sei o poder que facebook, twitter e outras redes (as que já existem e as que sem dúvida virão) têm para disseminar informação e, mais que isso, promover debate”. Gabriela Loureiro (repórter) – Gaúcha de Santa Maria, formou-se pela UFSM em 2011 e logo se mudou para São Paulo, onde fez o Curso Abril de Jornalismo. Na editora, atuou com infografia para iPad da Superinteressante. Em seguida foi freelancer no site de Veja, para o qual posteriormente foi contratada como repórter de Internacional, que cobriu durante dois anos e meio, e por dois meses fez reportagens especiais para Educação. Também por Veja.com foi enviada a Roma quando se deu a renúncia do papa Bento XVI. Fluente em quatro idiomas além do português (inglês, italiano, francês e espanhol), escreveu ainda para Superinteressante, Capricho, Nova e Saúde. “Acredito que [fazer parte da equipe do Brasil Post] é uma oportunidade única de começar um projeto novo que tem tudo para dar certo no País. Acompanho o HP há algum tempo e sempre gostei das chamadas irresistíveis e das sacadas inteligentes do site. Uma vez iniciada na Huffingtonland, só nutri mais admiração pelo projeto. Estou muito animada, acho que vai ser incrível”, vibrou. Cauê Marques (repórter) – Antes do Brasil Post, passou por CBN, Diário Catarinense e Veja. “Aceitei vir para cá para porque é um jeito novo de fazer internet no Brasil, o que dá espaço para muitas oportunidades diferentes”, comentou. Cleber Facchi (Conteúdo e Mídias Sociais) – É formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná. Ingressou na Abril em maio de 2012 como repórter e coordenador de Mídias Sociais, Dados e Geração de Conteúdos dentro da Diretoria de Mídias Sociais e Transmídia, comandada por Anderáos. Paralelamente, mantém o blog sobre música Miojo Indie, criado em 2010. Daniel Apolinário (editor de Arte) – Graduado em Desenho Industrial / Programação Visual pela Unesp, atua na Abril desde 2010, tendo passado por Superinteressante, Guia do Estudante, Mundo Estranho e Recreio com trabalhos em webdesign, arquitetura de informação e design multimídia (infográficos e games). No início de 2013 foi promovido a webdesigner sênior do braço de mídia digital do Grupo.
"
"


