A Fundação Gabo anunciou os 15 finalistas do Prêmio Gabo 2025. São três trabalhos jornalísticos em cada uma das cinco categorias do prêmio: Áudio, Cobertura, Fotografia, Imagem Texto. Reportagens de BBC News Brasil, revista piauí e Reuters representam o Brasil entre os finalistas.

Em Fotografia, está a série As piores enchentes de todos os tempos no Brasil, de Amanda Maciel Perobelli, da Reuters Brasil. Em suas fotos, Amanda mostrou os impactos ambientais, estruturais e humanos após as piores enchentes da história do Rio Grande do Sul.

Na categoria Texto, a revista piauí classificou-se como uma das finalistas com a crônica Sorriso: Uma biografia, assinada por Angélica Santa Cruz, que conta a história de Sônia Maria de Jesus, uma mulher negra e surda que vivia em regime de escravidão doméstica na casa de um juiz no estado de Santa Catarina. Meses após ser resgatada e levada para um abrigo, o juiz obteve autorização judicial para levá-la de volta para casa. Trata-se de um caso de importante discussão no combate ao trabalho escravo no País.

E na categoria Imagem, integra a lista o documentário A Raposa, produzido pela BBC News Brasil em parceria com a BBC Africa Eye. O filme revela a história de brasileiros inocentes que foram presos por tráfico de drogas. Anos depois, as investigações apontaram que o verdadeiro culpado era George Saul, um britânico conhecido como Fox (raposa, em inglês).

A cerimônia de premiação está marcada para 26 de julho, durante o 13º Festival Gabo, em Bogotá, na Colômbia. No evento, serão anunciados os vencedores de cada uma das cinco categorias do Prêmio Gabo, que receberão, cada um, 35 milhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 48.3 mil), um diploma e uma escultura de Gabriel García Márquez.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments