A Amazônia Vox lançou um banco gratuito de fontes com foco na Amazônia. O projeto, apoiado pelo Instituto Serrapilheira, tem mais de 1.200 nomes cadastrados, contendo perfis e contatos de especialistas, pesquisadores e vozes locais. A ideia é ampliar a visibilidade ao trabalho de profissionais que veem de perto os problemas socioambientais da região, além de valorizar o conhecimento produzido na Amazônia.

O banco pode ser acessado gratuitamente. A ferramenta permite a consulta por fontes por meio de filtros como nome, cidade e área de atuação e conhecimento. O objetivo é facilitar a conexão entre jornalistas e especialistas em áreas como meio ambiente e biodiversidade, história, cultura e saúde, além de representantes da sociedade civil, lideranças indígenas, entre outros. A plataforma também permite a inscrição autônoma de pesquisadores, instituições e coletivos locais. A equipe do Amazônia Vox avalia e autoriza a inclusão na base do site.

“Incluir nas produções as vozes e o conhecimento de quem é ou vive no território é uma forma de praticar um jornalismo decolonial, privilegiando o conhecimento produzido em uma região historicamente tratada a partir do olhar de quem é de fora”, declarou Daniel Nardin, idealizador do programa e diretor executivo do Amazônia Vox. “Isso permite maior profundidade e pluralidade de vozes, além de gerar novas oportunidades ao dar visibilidade para as questões – com seus problemas e soluções – a partir do tratamento dado pelo conhecimento amazônida”.

Acesse o banco de fontes aqui.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments