A Agência Pública está com uma campanha de financiamento coletivo para investigar o império das casas de aposta online no Brasil. O objetivo é arrecadar R$ 100 mil até o dia 30 de junho para produzir uma série de reportagens investigativas inéditas sobre o tema e detalhar como esse mercado influencia o esporte, a cultura e a política.
“As bets já são uma parte da vida dos brasileiros – e não de uma maneira boa”, lembra Natalia Viana, co-diretora executiva da Pública. “São anúncios em todos os esportes, nos celulares, impulsionando uma crise que é comparada a uma epidemia. E o pior é que há muitos setores lucrando enquanto os mais vulneráveis estão perdendo dinheiro pelo vício. O objetivo da Pública nessa investigação é buscar quem está lucrando com essa epidemia de apostas, quem são os políticos que as defendem, como as Big Techs lucram e como funciona o lobby no Congresso. É preciso estar de olho nesse fenômeno”.
O especial também irá mostrar quais são as consequências para quem se endivida em busca de lucros rápidos — e os mecanismos que alimentam esse sistema. Além, claro, de revelar quem lucra com o vício em apostas. Segundo dados do Banco Central, todo mês os brasileiros gastam até 30 bilhões de reais com as bets,
Para apoiar a campanha é possível realizar uma doação pontual via Pix pelo contato@apublica.org ou com doações recorrentes a partir de R$ 20 por mês neste link, com acesso a benefícios exclusivos.