A Agência Mural lançou o Orçamentômetro, ferramenta que permite que os usuários acompanhem, em tempo real, se o orçamento prometido para sua região está sendo executado pela Prefeitura de São Paulo. O projeto, realizado com o apoio do Pulitzer Center, permite a consulta por CEP, facilitando o acesso à informação pública de uma forma mais direta.

A plataforma monitora diariamente a execução orçamentária das 32 subprefeituras, secretarias municipais, outros órgãos públicos e emendas dos 55 vereadores da capital paulista, com base nas informações do Portal de Orçamento da Prefeitura de São Paulo. Com os dados obtidos pelo projeto, a Mural vai produzir reportagens e análises para mostrar os impactos das escolhas de uso de orçamento, principalmente nas periferias.

A ferramenta funciona com quatro indicadores principais: o valor previsto para 2025 no orçamento anual, o orçamento atualizado após os ajustes realizados ao longo do ano, o montante efetivamente gasto (valor realizado ou liquidado) e o percentual de execução que indica quanto do valor prometido foi de fato cumprido. Para facilitar o entendimento por parte dos usuários, a plataforma disponibiliza um mapa interativo que permite visualizar as diferenças entre as subprefeituras.

“A informação sobre orçamento público sempre existiu, mas costuma estar escondida em portais complexos, com linguagem técnica e pouco acessível”, explicou Paulo Talarico, coordenador do projeto. “Muitas vezes sabemos quanto foi prometido para uma subprefeitura, mas não quanto desse valor realmente foi executado. O Orçamentômetro nasce para responder a essa lacuna”.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments