A Agência Lupa, especializada em checagem de fatos, estreou na segunda-feira (23/6) a expansão Observatório Lupa, área dedicada à pesquisa, inteligência e análise de dados sobre desinformação e seus impactos nos ambientes digitais e na sociedade como um todo.
Em texto publicado sobre a novidade, a Lupa explica que o objetivo da iniciativa é gerar conhecimento prático, confiável e acessível sobre o fenômeno das fake news, através do mapeamento de narrativas, comportamentos e técnicas que fazem a desinformação se espalhar.
O Observatório Lupa tem três grandes frentes: Lupa Pesquisa, que traz relatórios, estudos e análises sobre os impactos da desinformações em diferentes contextos sociais, políticos e digitais; Achado, que faz uma curadoria de pesquisas científicas e estudos acadêmicos, nacionais e internacionais, sobre desinformação; e Banco de Dados Lupa, plataforma que permitirá, em breve, a consulta e extração de dados de verificações, checagens e análises realizados ao longo dos últimos dez anos pela Lupa.
O primeiro grande trabalho do Observatório é o relatório Jornada dos Golpes, estudo sobre a evolução e sofisticação de golpes financeiros nos últimos cinco anos no Brasil. A pesquisa aborda mostra como esses golpes se popularizam ao oferecer benefícios, como brindes e promoções, além do uso crescente de tecnologias como Inteligência Artificial e deepfakes por parte dos golpistas. Leia na íntegra aqui.